SóProvas


ID
4125868
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Para fins de impacto na situação patrimonial líquida dos entes da Federação, considera-se receita orçamentária não-efetiva aquela

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação patrimonial líquida, a receita pode ser “efetiva” ou “não-efetiva”:

    a. Receita Orçamentária Efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidade de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes.

    b. Receita Orçamentária Não Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito ou constituem obrigações correspondentes, como é o caso das operações de crédito.

    Em geral, a despesa orçamentária efetiva é despesa corrente, enquanto a despesa não efetiva normalmente se enquadra como despesa de capital.

    Fonte: MCASP 8ª Edição

  • Para fins de impacto na situação patrimonial líquida dos entes da Federação, considera-se receita orçamentária não-efetiva aquela em que os ingressos de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito ou constituem obrigações correspondentes.

    Receita Orçamentária Não Efetiva é aquela que não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento do crédito e, por isso, constitui fato contábil permutativo, como é o caso das operações de crédito. https://estudosdeanaclaudia.blogspot.com/2014/06/afo-receita-orcamentario-resumo.html

  • Rec orç. NÃO Efetiva ==> LEIA-SE Rec. Capital.

    Bons estudos.

  • A) Receitas Públicas Originárias, segundo a doutrina, seriam aquelas arrecadadas por meio da exploração de atividades econômicas pela Administração Pública.

    B) Operações intraorçamentárias são aquelas realizadas entre órgãos e demais entidades da Administração Pública integrantes do orçamento fiscal e do orçamento da seguridade social do mesmo ente federativo.

    C) Receita Orçamentária Efetiva aquela em que os ingressos de disponibilidade de recursos não foram precedidos de registro de reconhecimento do direito e não constituem obrigações correspondentes.

    D) Ingressos extraorçamentários são recursos financeiros de caráter temporário, do qual o Estado é mero agente depositário

    E) Receita Orçamentária Não Efetiva é aquela em que os ingressos de disponibilidades de recursos foram precedidos de registro do reconhecimento do direito ou constituem obrigações correspondentes, como é o caso das operações de crédito.

    Gabarito: E