O óleo monoviscoso se caracteriza por alterar sua viscosidade em função da temperatura, ou seja, quando ele aquece sua viscosidade diminui e quando esfria, aumenta.
Já o óleo multiviscoso não altera a viscosidade, mesmo havendo variação da sua temperatura. Portanto agora é fácil entender por que o óleo multivicoso é o mais indicado para o motor de seu carro.
O índice de viscosidade (IV) é um meio convencional de se exprimir o grau de variação da viscosidade e pode ser calculado por meio de uma fórmula. Os óleos lubrificantes de maquinas e motores à combustão sofrem alterações na sua viscosidade quando sujeitos a variações de temperatura. Essas modificações de viscosidade, devido às temperaturas, são muito diferentes, dependendo dos vários tipos de óleos. Quanto maior for o IV de um óleo, menor será sua variação de viscosidade entre duas temperaturas. Em veículos automotores, o índice de viscosidade é dado pela agência americana SAE (Society of Automotive Engineers) e existem diversos números possíveis, um para cada tipo de motor (SAE 0w40, 10w40, 20w40, 10w30 e assim por diante)
Bons estudos!
Questão aborda a classificação SAE para óleos lubrificantes a qual é baseada na viscosidade.
Comento o seguinte em cada alternativa:
a) óleos monoviscosos são os representados com apenas um valor numérico: SAE 40 ou SAE 0W.
b) óleos multiviscosos são representados pela faixa de viscosidade, apresenta dois valores numéricos: SAE 15W40.
c) O óleo SAE 15W40 é multiviscoso, porém indicado para inverno e veráo, ou seja, para temperaturas baixas e altas e não para ambientes normais como coloca a alternativa.
d) óleos multiviscosos são justamente fabricados para suportarem a variação de temperatura sem alterações de viscosidade.
Alternativa correta é a letra b.