SóProvas


ID
412768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito das tecnologias utilizadas nos ambientes Linux e
Windows, julgue os itens a seguir.

As diversas distribuições do Linux representam a união do kernel, que é uma parte importante do sistema operacional, com alguns programas auxiliares. Entre as distribuições do sistema Linux, estão Debian, Slackware, Red Hat e Conectiva.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Mas antes de partir para a questão talvez seja melhor dar uma olhada na ideia do que é um Sistema Operacional. Assim...

    O Sistema Operacional é um conjunto. Um conjunto de programas cujo objetivo básico é controlar o hardware, ou seja, o computador em si. Esse conjunto é dividido fundamentalmente em 3 partes: Kernel, Ambiente, e Utilitários.

    Kernel -> O kernel é o centro de um Sistema Operacional. Seu núcleo mesmo. É a parte que realmente controla, conversa, interage com o hardware. O Linux, a rigor, é somente um kernel. Digo, o Linux não é um Sistema Operacional inteiro, mas apenas o núcleo de um, ou seja... um kernel. E o Windows? O Windows é um Sistema Operacional inteiro. Ele tem Kernel? Sim, como todo Sistema Operacional, o Windows também tem um kernel que nas versões atuais se chama Windows NT.

    Ambiente -> A gente não teria como usar um computador se não existisse um ambiente. É ele que cria, vamos dizer assim, o cenário que nós usuários dispomos pra nos comunicar com a máquina. É o que se chama normalmente de interface. O ponteiro do mouse, as janelas, a barra de tarefas, a linha de comando, enfim, o ambiente mesmo. É através dos recursos providos pelo ambiente que a gente conversa com o computador.

    Utilitários -> Os Sistemas Operacionais modernos trazem cada vez mais softwares utilitários. São o que a afirmativa chamou de programas auxiliares. Uma calculadora básica, um editor de texto simples, um gerenciador de arquivos, um painel de controle, um ou outro joguinho, quer dizer, os programas que "já vêm" com o Sistema Operacional. No caso, esse "já vêm" significa "fazem parte" do Sistema Operacional.

    Bom, agora que a gente já deu uma olhada no que é um Sistema Operacional, falta só entender o conceito de Distribuição. É bem simples...

    As diversas distribuições do Linux representam a união do kernel, que é uma parte importante do sistema operacional, com alguns programas auxiliares. Entre as distribuições do sistema Linux, estão Debian, Slackware, Red Hat e Conectiva.

    Sim. Embora o camarada não tenha citado expressamente o ambiente, a gente pode considerá-lo inserido no meio dos "programas auxiliares", cujo conceito é bem aberto. Quanto às distribuições citadas... ok, todas elas são exemplos reais. Portanto, CERTO.
  • um texto para os leigos.... é longo, mas vc entende de vez o que essa meleca chamada distribuição.... e olha pro seu pc e pensa: I like Gates... hahahahaha

    Linux é apenas o kernel (núcleo) do sistema operacional, criado por Linus Torvalds como uma versão em código livre do sistema operacional Unix. O nome correto para um sistema Linux é GNU/Linux, pois a maioria dos programas utilizados junto com o kernel como bibliotecas, compiladores, editores de texto, etc. vêm do projeto GNU. E são justamente esses programas que diferenciam uma distribuição da outra.

    As distribuições contam com formas diferentes de configuração do sistema, como localização dos arquivos, ferramentas utilizadas para gerenciamento, formato dos pacotes para instalação de programa, entre outras coisas. Um diferencial importante é a quantidade de softwares disponíveis na forma de pacotes, ou seja, programas pré-compilados e fáceis para se instalar (ao contrário do método "tradicional" de instalação "na mão" Comentário meu: é nesse momento que eu amo o Gates hahahaha)

    Nesse quesito, o Ubuntu é o que mais se destaca dos outros: a quantidade de softwares disponíveis é substancialmente maior do que nas outras distribuições. Esse fato, aliado à facilidade de instalação e uso, deu grande impulso entre usuários iniciantes - comentário meu: obrigada SENHOR - e médios. 

    Apesar disso, outras distribuições como Debian, Dual OS, Fedora, Freedows, Kurumin, Mandriva, Satux, Slackware e SuSE também são populares (comentário meu: populares????? mas acabei de conhecer!!!!!!) e bastante utilizadas em micros de experts e iniciantes. (comentário meu: MENTIRA!!!!!! as pessoas usam o SO do Gates)

    Ambientes gráficos de desktop

    Dentro das distribuições, temos os tipos de interfaces gráficas do sistema (a "cara" do software). As mais populares são o GNOME e o KDE.

    GNOME (GNU Network Object Model Environment) é o ambiente desktop oficial do projeto GNU e usa a linguagem GTK. Seu objetivo principal é oferecer uma interface amigável e fácil de usar.

    Já o KDE (K Desktop Environment) é, ao mesmo tempo, um ambiente gráfico e uma plataforma de desenvolvimento livre, desenvolvido com base na biblioteca Qt. A interface e organização são similares as do Windows (e, por isso, pode ser de mais fácil adaptação para quem quer migrar do sistema operacional da Microsoft). Seu gerenciador de janelas e barra de tarefas organizam e facilitam a execução e alteração de aplicativos.

    O KDE tende a agradar mais quem está acostumado com o ambiente Windows, e o Gnome a quem utiliza o Mac OS X, devido à estrutura e ao posicionamento de menus.

    Softwares feitos para KDE rodam normalmente em ambiente Gnome e vice-versa: apenas a aparência das janelas podem ser levemente diferente. Portanto, todos os software do Ubuntu servem também para o Kubuntu, e vice-versa. 

    fonte: http://tecnologia.uol.com.br/dicas/ultnot/2008/01/17/ult2665u219.jhtm

  • Vale salientar que o Kernel nao é uma parte "importante", e sim "essencial". 

  • Já vi que o Linux é igual ao português quanto mais você estuda mais assunto aparece.

    Estava certo de que CONECTIVA era o nome da empresa brasileira que se uniu com a empresa francesa MANDRAKESOFT de onde derivou o Linux MANDRIVA junção do nome das duas empresas.

  • Gab: Certo

     

    Uma distribuição é uma versão empacotada do Linux. Compreende um conjunto de programas formado pelo Kernel Linux e por mais alguns softwares distintos (shell, aplicativos, utilitários...) 

    Alguns exemplos são (além dos citados na questão): Fedora, Ubuntu, Mandriva, Suse...

  • Marquei errado pela palavra CONECTIVA. Não conhecia.