-
Acredito que na época desta prova (2004) a conta "duplicatas descontadas" era uma conta retificadora do ativo e por isso o erro da questão.
A classificação da conta “Duplicatas Descontadas” sofreu alteração após a Lei 11.941/09. Antes era classificada como Retificadora das contas “Duplicatas a Receber” do Ativo Circulante. Agora é classificada no Passivo Exigível, visto que se trata de verdadeiro financiamento bancário.
-
Gabarito: ERRADO
Leve para a prova: No momento do desconto de uma duplicata não há reconhecimento da despesa de juros.
O desconto de uma duplicata em banco, além de gerar um débito em caixa ou equivalentes de caixa e um crédito em duplicatas descontadas, gera um débito em ENCARGOS FINANCEIROS A TRANSCORRER.
D - Caixa
D - Encargos Financeiros a Transcorrer
C - Duplicatas Descontadas
Bons estudos!
-
Acredito que a questão está DESATUALIZADA. Pois, o fato de afirmar "já descontados os juros" não a torna errada, visto que realmente o valor dos juros são retirados do valor da duplicata. A questão não afirma que está sendo reconhecendo uma despesa.
-
EX: VALOR DA DUPLICATA: 100.000
No momento do desconto no banco:
D - Caixa (ATIVO)----------------------------------------------------------------------------------------- 90.0000
D - Encargos Financeiros a Transcorrer (RETIFICADORA DO PASSIVO)----10.000
C - Duplicatas Descontadas(PASSIVO)---------------------------------------------------------100.000
-
Questão DESATUALIZADA
-
O erro da questão é afirmar que é "já descontados os juros", quando sabemos que são JUROS A TRANSCORRER ou ENCARGOS A TRANSCORRER. Respeitando o regime de competência, o fato gerador só irá ocorrer no dia do vencimento e não na data do desconto das duplicatas.
Penso que seja isso. Corrijam-me caso tenha me equivocado.
-
Bora notificar o QC aí, galera! Pra não confundir mais ninguém!