SóProvas


ID
4134850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às ideias de proteção social, julgue o próximo item.


As medidas inter-relacionadas de intervenção pública — a introdução do seguro social, a extensão da cidadania e o crescimento do gasto social — foram detectadas por Christopher Pierson, a partir do século XIX, como elementos constituintes do Welfare State e de suas políticas sociais.





Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar essa questão?

  • A lógico do Welfare State é a lógica do acesso universal e modelo beveridge. A lógica do seguro social é o modelo bismarckiano!! Achei essa questão super estranha
  • Bem, marquei como errada, mas forçando bem da pra entender.

    Aqueles elementos foram identificados no século XIX como precursores do Welfare State. Apesar de a lógica do seguro estar adstrita ao modelo Bismarckiano ainda no fim do século XIX, e o Plano Beveridge ser o ponta pé inicial para o Welfare State no século XX, a lógica do seguro ainda permanecia na Previdência Social, como prestações sociais por motivos de contingência. O que o modelo beveridgiano fez foi ampliar a toda a sociedade a oferta de bens e serviços que assegurassem o mínimo social.

    Por esse motivo, tanto a lógica do seguro, quanto a extensão da cidadania e o crescimento do gasto social são constituintes do Welfare State, identificados desde o século XIX.

  • Christopher Pierson é autor de livros : Welfare State, o Socialismo depois do comunisto. Em seus estudos, detectou que no fim do sec. XIX o proletariado conquistou alguns direitos na área trabalhista e melhoramentos na infraestrutura das cidades. Afirma, também, que a elite perdeu parte de seu controle sobre o Estado.