SóProvas


ID
4135234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Determinado paciente, 76 anos de idade, com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) estável, em prova espirométrica, apresentou capacidade vital forçada (CVF) de 77%, volume espirado forçado no 1o segundo (VEF1) de 29% e relação VEF1/CVF de 31%. Além disso, na gasometria com fração inspirada de oxigênio (FIO2) de 21% detectou-se pH = 7,42, PaO2 = 53 mmHg, PaCO2 = 36 mmHg, HCO3 = 22,7 mmol/L e SaO2 = 87%.

A partir desse caso clínico, julgue o seguinte item, a respeito de DPOC.

Para pacientes com DPOC de grau moderado a grave, segundo classificação do GOLD, o teste de caminhada de seis minutos (TC6) é considerado prova de esforço máximo, pois o limite físico do paciente ocorre antes do tempo determinado para a finalização do teste.

Alternativas
Comentários
  • o teste de caminhada de seis minutos (TC6) é considerado prova de esforço submáximo que se assemelha Às atividades de vida diárias do paciente e permite uma avaliação objetiva da sua condição física.

  • Acredito que esteja errado porque apesar de ser um teste de esforço submáximo, ele é considerado de esforço máximo para essa população, no entanto, os indivíduos com DPOC grave não são elegíveis para realizar este teste.