SóProvas


ID
4135339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

No que concerne a fisiopatologia das enfermidades infecciosas no sistema respiratório e sua interação com intervenções terapêuticas nas áreas da terapia intensiva, clínica médica e clínica cirúrgica, julgue o seguinte item.


Pacientes submetidos à cirurgia abdominal alta que desenvolvem atelectasia no período de pós-operatório e possuem capacidade vital (CV) abaixo de 10 mL/kg devem ser submetidos a técnicas de expansão pulmonar que têm como princípio a redução da pressão pleural.

Alternativas
Comentários
  • Manobras de expansão pulmonar são consideradas fundamentais na prevenção de complicações, tais como, atelectasias e pneumonias, em pacientes de alto risco. O emprego desta manobra reduz em até 50% o risco de complicações pulmonares. Pacientes em ventilação espontânea (VE) ou sob ventilação mecânica (VM), por ação dos músculos respiratórios ou utilização de dispositivos ou equipamentos que geram pressões positivas intra-alveolares, podem se beneficiar dos efeitos positivos da expansão pulmonar. A redução da pressão pleural ocorre a partir da contração muscular inspiratória. Quanto mais potente for a contração muscular, maior será o gradiente de pressão transpulmonar gerado e, consequentemente, maior será o volume de gás mobilizado.

    Valores normativos, para indivíduos saudáveis, de CVL foram relatados na literatura de 65 a 75 ml/kg, podendo variar de acordo com a raça, idade, estatura, sexo e peso . Valores abaixo de 25 ml/kg podem indicar algum grau de disfunção pulmonar .