SóProvas


ID
4138003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A propósito de óbito fetal, julgue o item seguinte.

Situação hipotética: Durante a consulta de pré-natal, uma gestante com vinte e nove semanas de gestação referiu que se sentia bem, mas que “não estava sentindo o bebê mexer”. No exame físico, o profissional de saúde não conseguiu ouvir os batimentos fetais. Assertiva: Nessa situação, o profissional deverá encaminhar a gestante imediatamente ao hospital para a constatação do óbito fetal tardio.

Alternativas
Comentários
  • A classificação utilizada para as perdas fetais é de precoce: até 19 semanas, intermediária de 20 a 27 semanas e tardia de 28 ou mais semanas gestacionais.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre óbito fetal e consulta de pré-natal.

    O óbito fetal pode ser dividido em:

    - precoce: acontece antes da 20ª semana gestacional (aborto);

    - intermediário: acontece com idade gestacional entre a 20ª e 28ª semana;

    - tardio: idade gestacional acima da 28ª semana ou com peso ao nascer acima de 1000g.

    Gestante com vinte e nove semanas referiu que “não estava sentindo o bebê mexer". No exame físico, o profissional de saúde não conseguiu ouvir os batimentos fetais. Nessa situação, o profissional deverá encaminhar a gestante imediatamente ao hospital para a constatação do óbito fetal tardio e realização de indução da saída do feto.

    Resposta do Professor: Certo.

     

    ALMEIDA, M. F. et al. Sistemas de informação e mortalidade perinatal: conceitos e condições de uso em estudos epidemiológicos. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v.9, n.1, p. 56-68, mar.2006.