-
bLocos de Financiamento: Vigilancia em Saúde, Assistencia Farmaceutica, Gestão do SUS, Média e Alta Complexidade, Atenção Básica, Gestão do SUS, Investimentos na rede do SUS
-
6 blocos
-
Questão desatualizada.
-
Questão desatualizada.
-
As formas de transferência dos recursos federais para estados e municípios também foram modificadas pelo Pacto pela Saúde, passando a ser integradas em cinco grandes blocos de financiamento (Atenção, Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão do SUS).
FONTE: Conselho Nacional de Saúde
https://conselho.saude.gov.br/webpacto/index.htm#:~:text=As%20formas%20de%20transfer%C3%AAncia%20dos,Farmac%C3%AAutica%20e%20Gest%C3%A3o%20do%20SUS)%2C
-
PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 6/2017
Art. 3º Os recursos do Fundo Nacional de Saúde, destinados a despesas com ações e serviços públicos de saúde, a serem repassados na modalidade fundo a fundo aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios serão organizados e transferidos na forma dos seguintes blocos de financiamento:
I - Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde; e
II - Bloco de Estruturação da Rede de Serviços Públicos de Saúde.
Redação dada pela PORTARIA GM/MS 828/2020
-
A questão cita três grandes blocos e a redação do Pacto pela Saúde se refere a cinco. Contudo, a PORTARIA GM/MS 828/2020 em seu art.3º é a resposta correta.
As formas de transferência dos recursos federais para estados e municípios também foram modificadas pelo Pacto pela Saúde, passando a ser integradas em cinco grandes blocos de financiamento (Atenção, Básica, Média e Alta Complexidade da Assistência, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica e Gestão do SUS), substituindo, assim, as mais de cem "caixinhas" que eram utilizadas para essa finalidade.
Fonte:https://conselho.saude.gov.br/webpacto/index.htm
PORTARIA GM/MS 828/2020 em seu art.3: Os recursos do Fundo Nacional de Saúde, destinados a despesas com ações e serviços públicos de saúde, a serem repassados na modalidade fundo a fundo aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios serão organizados e transferidos na forma dos seguintes blocos de financiamento:
I - Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde; e
II - Bloco de Estruturação da Rede de Serviços Públicos de Saúde.