-
Gab. C
I - Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. (Correto - conforme o MRPR 3ª edição, p.46)
II - Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo. (Correto - conforme o MRPR 3ª edição, p.46)
III - Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, o e-mail transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública. (Correto - conforme o MRPR 3ª edição, p.46)
IV - Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, apesar do baixo custo e celeridade, o e-mail em nenhuma hipótese pode ter recebimento como documento na administração pública. (Errado - conforme o MRPR 3ª edição, p.46)
Comentário:
Diferentemente do que é afirmado no item IV, as mensagens eletrônicas podem sim ser recebidas como documento na Administração Pública, porém, há algumas considerações para tanto, vejamos:
Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.
O destinatário poderá reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital ou com certificação digital fora ICP-Brasil; contudo, caso haja questionamento, será obrigatório a repetição do ato por meio documento físico assinado ou por meio eletrônico reconhecido pela ICP-Brasil.
Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Manual de redação da Presidência da República / Brasília: Presidência da República, 2018.
-
e-mail é um novo gênero textual, uma vez que apresenta características próprias que o definem como um novo gênero dentro da língua portuguesa.
No entanto se aplica: letra c
-
Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento
referente às possibilidades do emprego termo e-mail.
I. Conforme
o Manual de Redação explica, como gênero textual, o e-mail pode ser
considerado um documento oficial, assim como o ofício e, por isso, deve-se evitar
o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial. Nesse sentido, verificamos que esta afirmação
está correta.
II. De
acordo com o Manual de Redação, como endereço eletrônico utilizado pelos
servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão
“.gov.br". Sendo assim, inferimos que esta afirmação está correta.
III. Com
base na definição apresentada no manual de redação, o e-mail, como sistema de
transmissão de mensagens eletrônicas, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na
administração pública devido ao seu custo e celeridade. Assim, identificamos que esta afirmação também está correta.
IV. Tendo em vista que, conforme expõe o manual de redação, o e-mail transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na
administração pública, inferimos que a afirmação "o e-mail em
nenhuma hipótese pode ter recebimento" está incorreta.
Com base
na análise acima, identificamos que estão corretas as afirmativas I, II, III e, portanto,
a alternativa correta é a letra C.
Gabarito do Professor: Letra C.
-
I - Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício.
- MRPR, p. 46: Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício.
II - Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo
- MRPR, p. 46: Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo.
III - Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, o e-mail transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.
- MRPR, p. 46: Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.
IV - Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, apesar do baixo custo e celeridade, o e-mail em nenhuma hipótese pode ter recebimento como documento na administração pública.
- MRPR, p. 46: Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil.
Alternativa C) de com certeza serei aprovado entre as vagas