A questão em exame exige conhecimento sobre vários termos estudados no âmbito das organizações, tais como: organograma, divisão do trabalho, amplitude administrativa, autoridade e princípio escalar. Dentre esses assuntos, é exigido que saibamos qual das alternativas está incorreta no que se afirma. Vamos analisar cada uma delas em busca da que se apresenta como inadequada, segundo o que se ensina.
A - CORRETA. O organograma representa a estrutura formal da organização, tem, por isso, a função delinear a cadeia de comando, indica as tarefas departamentais e como elas se ajustam e asseguram a ordem lógica para a organização.
B - CORRETA. A divisão de trabalho representa o grau em que as funções da organização são subdivididas em tarefas separadas. A divisão do trabalho contribui para facilitar a execução da tarefa e permitir a a constante troca de indivíduos, além de incorporar forças de trabalho de nível mais baixo.
C - CORRETA. Amplitude administrativa corresponde ao número de subordinados que se reportam a um supervisor. Cada superior deve ter um certo número de subordinados. O superior tem pessoas para supervisionar, bem como as relações entre as relações das pessoas por ele supervisionadas.
D - CORRETA. A autoridade alocada em posições (cargos), não em pessoas. Isso significa que a autoridade investida a um administrador, por exemplo, é graças ao cargo, ou à posição, por ele ocupado.
E - INCORRETA. O princípio escalar representa a linha de autoridade formal dentro das organizações, com base nesse princípio, a linha de autoridade que envolve todos os funcionários é bem definida, diferentemente do que afirma a alternativa, originalmente.
Após analisar as alternativas apresentadas, notamos que a alternativa que se mostrou incorreta foi a que tratou o princípio da autoridade escalar como um princípio que não define bem as linhas de autoridade nas organizações, alternativa "E".
GABARITO: E
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9° ed. Barueri, SP: Manole, 2014.