Segundo Dias (2010),
Método do último período: este modelo mais simples e sem base matemática consiste em utilizar como previsão para o período seguinte o valor ocorrido no período anterior. Se colocarmos em um gráfico os valores ocorridos e as previsões, obteremos duas curvas exatamente iguais, porém deslocadas de um período de tempo.
Método da média móvel: a previsão para o próximo período é obtida calculando-se a média dos valores de consumo nos n períodos anteriores.
Método da média móvel ponderada: os valores dos períodos mais próximos recebem peso maior que os valores correspondentes aos períodos mais anteriores.
Método da média com ponderação exponencial: Este método elimina muitas desvantagens dos métodos da média móvel e da média móvel ponderada. Além de dar mais valor aos dados mais recentes, apresenta menor manuseio de informações passadas. Apenas três valores são necessários para gerar a previsão para o próximo período: a previsão do último período; o consumo ocorrido no último período; uma constante que determina o valor ou ponderação dada aos valores mais recentes. Esse modelo procura prever o consumo apenas com a sua tendência geral, eliminando a reação exagerada a valores aleatórios. Ele atribuí parte da diferença entre o consumo atual e o previsto a uma mudança de tendência e o restante a causas aleatórias.
Método dos mínimos quadrados: esse método é usado para determinar a melhor linha de ajuste que passa mais perto de todos os dados coletados, ou seja, é a linha de melhor ajuste que minimiza diferenças entre a linha reta e cada ponto de consumo levantado.
DIAS, M. A. Administração de materiais: uma abordagem logística. São Paulo: Atlas, 2010