Não inertes Aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos classe I - Perigosos ou de resíduos classe II B
- Inertes, nos termos desta Norma. Os resíduos classe II A – Não inertes podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. 4.2.2.2 Resíduos classe II B
- Inertes Quaisquer resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa, segundo a ABNT NBR 10007, e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou desionizada, à temperatura ambiente, conforme ABNT NBR 10006, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor, conforme anexo G.
A questão pede ao candidato a classificação dos resíduos industriais segundo a NBR 10004/2004: Resíduos Sólidos - Classificação.
Para a norma, os resíduos são classificados em dois grandes grupos: resíduos classe I - Perigosos e resíduos classe II - Não perigosos. Sendo este subdividido em dois outros grupos: resíduos classe II A - Não inertes e resíduos classe II B - Inertes.
O que diferencia essas duas últimas classificações são as propriedade de degradabilidade, combustibilidade e solubilidade em água presentes nos resíduos não inertes e que inexistem para os resíduos inertes.
Veja o esquema a seguir:
FONTE: Do Professor.
De fato, há três classificações possíveis para os resíduos sólidos: perigosos, não inertes, inertes.
Gabarito do professor: Alternativa A.