SóProvas


ID
4140616
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

        Jonathas, criança de seis anos de idade, vivendo em situação de abrigo desde os três anos de vida, apresenta um quadro de timidez, agressividade, baixa autoestima e isolamento. A mãe de Jonathas é portadora de transtorno mental severo, com delírios, alucinações e desorganização do discurso; é usuária de drogas e, atualmente, mora na rua. Jonathas passa meses sem notícias da mãe. No período em que esteve sob os cuidados dela, passava boa parte do dia em companhia apenas do irmão de dois anos de idade. Comiam o que achavam no chão ou o que os vizinhos ofereciam. A mãe chegava a ficar dois dias sem aparecer em casa. Não havia cuidados com a higiene nem com a alimentação. O pai nunca gostou de cuidar dos filhos e passava o dia jogando dominó na casa de um colega que residia em um bairro próximo. Ele e a esposa não se davam bem e viviam trocando ofensas, ameaças e agressões.


Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item seguinte.

O termo violência intrafamiliar é inadequado ao contexto em que Jonathas esteve inserido quando conviveu com a mãe, tendo em vista que não há relato de lesão corporal.

Alternativas
Comentários
  • Houve violência intrafamiliar!

    A violência intrafamiliar é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família.

  • Nem fiz a leitura do texto haha, só o fato de restringir a violência intrafamiliar a ocorrência ou não de lesão corporal já torna a assertiva incorreta, pois há outros tipos de violência.