CERTO
A Psicodinâmica do Trabalho acredita que o sofrimento é inerente às relações de trabalho. Desse modo, sofrimento não pode ser encarado como algo patológico em sua essência. O que gera a patologia do trabalho, segundo essa teoria, é a impossibilidade de manejar/transformar o sofrimento em prazer.
- saúde no trabalho não significa ausência de sofrimento, mas o potencial que cada trabalhador possui de utilização dos recursos internos e externos para transformação do sofrimento na busca pelo prazer e realização.
Outras questões cobradas pelo CESPE e que nos ajudam a responder essa:
CESPE 2017: O sofrimento no trabalho, fruto da discrepância entre a tarefa prescrita e a atividade real que desencadeia elevado custo psíquico para os trabalhadores, pode ser mitigado mediante a flexibilidade na organização do trabalho, com negociações e ajustamentos às condições laborais adversas. (CERTO)
CESPE 2015 - A saúde mental é resultado das vivências de prazer ou de sofrimento, mediadas pela mobilização subjetiva e pelas defesas do trabalhador, frente às contradições existentes nas organizações. (CERTO)