SóProvas


ID
4140757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as abordagens psicodinâmicas para a compreensão do sujeito nas suas relações sociais, julgue o item a seguir.


A dificuldade de dar um destino à pulsão de morte diante das inibições civilizatórias encontra-se na base do narcisismo das pequenas diferenças.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pra comentar?

  • tb estou esperando alguem comentar

  • O conceito de "narcisismo das pequenas diferenças", explorado por Sigmund Freud nos textos Psicologia de grupo (1921) e Mal-estar na Civilização (1930). Para Freud, a civilização, sob o império da lei, é a responsável pela inibição da agressividade humana, que é uma expressão narcísica do ego. No entanto, tal narcisismo agressivo rompe a barreira do recalque e se manifesta publicamente quando incentivado por líderes que se supõem acima da lei (e, portanto, da civilização) ou quando avalizados por um grupo que recorre a pequenas diferenças em relação ao outro para justificar a barbárie.

  • Gabarito: certo!

    "A negatividade se coloca, seja através da dificuldade ou impossibilidade de representar o objeto na sua ausência, seja através da sua não inscrição psíquica. Tal fato é diferente da constatação da falta do objeto, esta que se encontra no registro da simbolização e, portanto, pode ser compensada fantasisticamente, como ocorre nas neuroses. Diante da ausência concreta do outro, o eu se vê ameaçado de desintegração e tem como defesa a deformação no nível de cisões, dividindo-se para não se estilhaçar, ou em um nível mais radical de desinvestimento: uma regressão narcísica maciça que leva a um movimento de mortificação psíquica e de recrudescimento da expressão pulsional pela via do corpo, dando vazão a fenômenos diversos que operam como uma borda entre eu e o outro, como a imitação, a identificação em espelho e ainda a automutilação que, como no caso relatado a seguir, implicava uma busca por cicatrizes, um modo de se fazer objeto do olhar do outro."

    Recomendo a leitura da fonte, na íntegra.

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-24302018000100008&lng=pt&nrm=iso