SóProvas


ID
4140817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Caso clínico 3A3AAA


        Um paciente do sexo masculino, com trinta e oito anos de idade, 1,75 m de altura e peso de 195 kg, hipertenso, índice de massa corporal (IMC) de 63 kg/m2 , desempenha no trabalho atividade considerada por ele de muita responsabilidade, associada a alto nível de estresse e se alimenta em restaurantes do tipo self-service ou consome sanduíches e refrigerantes de redes de fast-food. Esse paciente aceitou a indicação médica para cirurgia bariátrica pela técnica de bypass gástrico e foi assistido por equipe interdisciplinar.


A partir do caso clínico 3A3AAA, julgue o item que se segue.

O IMC aferido, de acordo com critérios internacionais, caracteriza a obesidade do paciente como mórbida, predispondo-o a se beneficiar de cirurgia bariátrica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: correta!

    A classificação da obesidade é feita da seguinte forma: Grau I: IMC entre 30 e 34,9; Grau II: IMC entre 35 e 39,9 e Grau III: (obesidade mórbida): IMC acima de 40. Considerando o peso do paciente (63kg/m2) ele já se encontra dentro do grau III. Em relação a cirurgia bariátrica, APESAR dos contras, vejamos:

    "A cirurgia bariátrica tem-se mostrado um eficiente tratamento da obesidade mórbida. Entretanto, indivíduos submetidos a esse método podem apresentar, em médio e longo prazo, sinais de má-absorção e os mais variados graus de desnutrição protéico-energética, anemias e hipovitaminoses."

    Dattebayo.