SóProvas


ID
4140838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Caso clínico 3A3AAA


        Um paciente do sexo masculino, com trinta e oito anos de idade, 1,75 m de altura e peso de 195 kg, hipertenso, índice de massa corporal (IMC) de 63 kg/m2 , desempenha no trabalho atividade considerada por ele de muita responsabilidade, associada a alto nível de estresse e se alimenta em restaurantes do tipo self-service ou consome sanduíches e refrigerantes de redes de fast-food. Esse paciente aceitou a indicação médica para cirurgia bariátrica pela técnica de bypass gástrico e foi assistido por equipe interdisciplinar.


Ainda no que se refere ao caso clínico 3A3AAA, julgue o item subsequente.



Sob o enfoque da análise do comportamento, a ingesta de alimentos como fast-food é um reforçador positivo imediato que costuma ter maior controle sobre o comportamento alimentar do paciente do que a perda de peso obtida pelo controle da dieta.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    Estamos diante da famosa Armadilha do Reforço

    De forma simples, a Armadilha de Reforço acontece quando o sujeito fica "preso" às consequência que algum estímulo pode produzir em curto prazo, por ser de satisfação imediata e mais fácil obtenção. De forma contrária, ele acaba não alcançando determinados reforçadores de longo prazo, que geralmente acabam produzindo satisfação maior, mas que requerem um tempo maior e geralmente mais esforço.

    Voltando à questão: comer o que quiser e na hora que estiver com fome, geralmente exerce uma força bem maior na emissão de respostas do que comer corretamente e manter uma dieta. Isso causa um ciclo comportamental que geralmente leva ao sobrepeso e a problemas relacionados.