O é um processo natural no qual há redução da consciência e das atividades corporais. É dividido em duas fases: o sono não-REM e o sono REM, que apresentam características e estágios diferentes.
O sono não-REM é caracterizado por atividade cerebral menos intensa. É dividido em 4 estágios:
- Estágio 1: é a etapa do adormecimento. Pode durar até 15 minutos e é uma transição entre estar acordado e dormindo. Há relaxamento dos músculos e a respiração fica mais leve.
- Estágio 2: O segundo estágio é o de um sono mais leve. Há uma desconexão do cérebro com estímulos externos (barulho, toque). A temperatura e o ritmo cardíaco e respiratório diminuem e a pessoa se aproxima do sono profundo.
- Estágio 3: o corpo já começa a entrar em um sono profundo, onde a atividade cerebral começa a diminuir.
- Estágio 4: É o estágio do sono profundo, no qual corpo repõe as energias do desgaste diário. O organismo libera os ligados ao crescimento e executa o processo de recuperação de células e órgãos.
Após o quarto estágio o corpo caminha para o sono REM. A atividade cerebral começa a acelerar e se torna tão intensa que se assemelha à quando estamos acordados. É nessa fase que acontece os sonhos, a fixação da memória e o descanso profundo, essencial para a recuperação da energia física para acordar disposto. As fases do sono irão se alternar ao longo da noite.