-
Memória virtual é uma técnica que usa a memória secundária como uma cache para armazenamento secundário.
-
É uma parte do Winchester que será usada pelo sistema para armazenar informações que deveriam estar na memória RAM. Quando um usuário abre muitos programas a memória RAM do computador ficará cheia, um artifício criado pelo sistema fará com que o computador consiga abrir mais programas, ele usará uma parte do HD como se fosse memória RAM fazendo com que se consiga abrir muito mais programas. O entanto, o uso da memória virtual pode fazer com que o computador fique mais lento. O uso da memória virtual fará com que o sistema crie no HD um arquivo onde os dados ficarão armazenados enquanto estiverem na memória virtual.
-
Memórias primárias ou memória real: Sua principal função é conter as informações necessárias para o processador num determinado momento, sem elas o computador não pode funcionar. Podemos citar, por exemplo, a memória RAM (volátil), memória ROM (não volátil), registradores e memórias cachê.
Memórias secundárias: Sua informação precisa ser carregada na memória primária antes de passar pelo processador. O computador não precisa estritamente dela para funcionar. Elas geralmente são não-voláteis, permitindo assim guardar os dados permanentemente. Como por exemplo, os discos rígidos, CDs, DVDs e disquetes.
Memórias terciárias: São parecidas com a memória secundaria, só que as terciárias dependem das operações de montagem, como discos ópticos e fitas magnéticas, entre outros. Já na memória secundaria não necessita de operações de montagem.
-
Memória virtual é uma técnica que usa a como uma para armazenamento secundário. Houve duas motivações principais: permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas e remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal.
A memória virtual consiste em recursos de e com três funções básicas:
Simplificadamente, um usuário ou programador vê um espaço de endereçamento virtual, que pode ser igual, maior ou menor que a memória física (normalmente chamada memória - Dynamic Random Access Memory).
A memória virtual deixou os programadores despreocupados com quanto de memória seu programa irá precisar para rodar no computador e se o respectivo programa poderia rodar com outros sem travar, podendo o programador se preocupar mais com a tarefa de programação do que com quanto o programa irá gastar de memória.
-
O GABARITO É A LETRA B
Vamos entender:
1º Quando a memória RAM começa a ficar cheia entra em cena a Memória virtual.
A memória virtual é importante porque, assim que o SO percebe que a memória RAM está sem espaço, ele passa a executar os programas nela. Ou seja, a memória virtual pode ser considerada uma reserva da memória RAM.
Sempre que um programa usa toda a capacidade da memória RAM, o SO passa a usar a memória virtual. Ou seja, ela funciona como um escape para que o usuário possa continuar realizando suas atividades no computador. Entretanto, ao ser utilizada, o sistema fica consideravelmente mais lento.
Para funcionar, a memória virtual utiliza um pedaço do HD. Com isso, ela transfere partes da memória RAM para o disco rígido, viabilizando o acesso a mais memória RAM para a execução de programas. Contudo, esse recurso só é disponibilizado quando o computador está no seu limite ou quando o usuário está usando programas mais pesados.
COMO ATIVAR?
Para ativar a memória virtual do Windows, o usuário deve acessar o Painel de Controle e clicar sobre o item “Sistema”. Em seguida, deve-se selecionar a opção “Configurações avançadas do sistema”, que fica na coluna à esquerda da janela.
https://www.infonova.com.br/artigo/o-que-e-a-memoria-virtual/
-
GABARITO LETRA B.
Sobre a memória virtual, é correto afirmar que: B) Memória virtual é uma técnica que usa a memória secundária como uma cache para armazenamento secundário.
Memória virtual é uma acréscimo de memória que o próprio sistema operacional aloca na forma de arquivos lá no disco rígido para funcionar como um acréscimo além da memória RAM, além da memória principal.
-
Memória virtual é uma técnica que usa a como uma para armazenamento secundário. Houve duas motivações principais: permitir o compartilhamento seguro e eficiente da memória entre vários programas e remover os transtornos de programação de uma quantidade pequena e limitada na memória principal.
GAB:B
-
Memória virtual é um pequeno espaço reservado no HD pelo Sistema operacional a título de prevenção.
Funciona mais ou menos assim, quando a RAM está no "sufoco", o Windows começa a fazer escritas na RAM dos endereços onde estão localizados os dados e informações armazenados no HD.
Fonte: minhas anotações.
-
Tanta forma de cobrar memória virtual, mas a banca pede de um jeito sem noção. A resposta é a letra B, porém nunca vi aparecer dessa forma.
-
GAB. B
Memória virtual é uma técnica que usa a memória secundária como uma cache para armazenamento secundário.
-
Não é a memória RAM que "estoura" e o SO utiliza parte do HD para criar uma memória em substituição à memória RAM? Por que não é para 'armazenamento primário', já que é em substituição da RAM? Só porque HD é secundária?