SóProvas


ID
4143697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a ações básicas de saúde e princípios de promoção e prevenção, julgue o item subsequente.

A implementação da Política Nacional de Humanização pressupõe a atuação em vários eixos, incluindo o da atenção básica à saúde. Nesse eixo, preconiza-se o incentivo a projetos de saúde individuais e coletivos para usuários e sua rede social, o incentivo a práticas de reabilitação de saúde e o comprometimento com o trabalho individual como forma de aumentar a responsabilidade com o sistema.

Alternativas
Comentários
  • Gente, alguém pode explicar?

  •  Diretrizes específicas por nível de atenção Na Atenção Básica:

    1. Elaborar projetos de saúde individuais e coletivos para usuários e sua rede social, considerando as políticas intersetoriais e as necessidades de saúde.

    2. Incentivar práticas promocionais de saúde. (não reabilitação, como afirma a assertiva)

    3. Estabelecer formas de acolhimento e inclusão do usuário que promovam a otimização dos serviços, o fim das filas, a hierarquização de riscos e o acesso aos demais níveis do sistema.

    4. Comprometer-se com o trabalho em equipe, de modo a aumentar o grau de co-responsabilidade, e com a rede de apoio profissional, visando a maior eficácia na atenção em saúde. (bem difícil que se tratando de políticas públicas vá constar trabalho individual e não coletivo)

    Brasil. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 

  • Eixos operacionais são estratégias para concretizar ações de promoção da saúde, respeitando os valores, os princípios, os objetivos e as diretrizes da PNPS:

    Rede de Atenção à Saúde: Transversalizar a promoção na Rede de Atenção à Saúde, favorecendo práticas de cuidado humanizadas, pautadas nas necessidades locais, na integralidade do cuidado, articulando-se com todos os equipamentos de produção da saúde do território, como atenção básica, redes prioritárias, vigilância em saúde, entre outros. Articular a Rede de Atenção à Saúde com as demais redes de proteção social, vinculando o tema a uma concepção de saúde ampliada, considerando o papel e a organização dos diferentes setores e atores que, de forma integrada e articulada, por meio de objetivos comuns, atuem na promoção da saúde.