"A TDO (Tratamento Diretamente Observado, ou Tratamento Supervisionado) é uma estratégia que procura garantir que os pacientes com tuberculose tomem todos os remédios de que precisam. Um “observador” (uma pessoa aprovada pelo paciente e pelos profissionais de saúde) fica olhando o paciente na hora que ele toma cada comprimido do seu tratamento e anota isso em um registro que é entregue ao sistema de saúde.
A recomendação atual da Organização Mundial da Saúde é que todas pessoas com tuberculose devem ser tratadas por pelo menos seis meses, para que fiquem totalmente curadas da doença. Os pacientes têm dificuldades de seguir esse tratamento tão prolongado, especialmente depois que eles se começam a se sentir melhor e quando eles voltam a trabalhar. O abandono do tratamento para tuberculose antes do tempo certo (“não conclusão do tratamento”) pode levar o paciente a ter recaídas e até a morrer e também pode trazer consequências graves para a saúde pública, como por exemplo aumentar a transmissão da tuberculose e levar ao surgimento de bactérias resistentes aos remédios."
Karumbi J, Garner P
https://www.cochrane.org/pt/CD003343/INFECTN_supervisao-direta-da-tomada-dos-remedios-por-pessoas-com-tuberculose-para-ajuda-las-concluir-seu