SóProvas


ID
4143988
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Baptista destaca a racionalidade do planejamento social, definindo indicadores de avaliação de um planejamento. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Avaliação da eficácia: incide diretamente sobre a ação desenvolvida. Deve estabelecer juízos de valor sobre o desempenho e os resultados que propicia.
( ) Avaliação da efetividade: estudo do impacto do planejado sobre a situação, à adequação dos objetivos definidos.
( ) Avaliação da eficiência: se dá a partir do estudo da adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstos no planejamento.
( ) Avaliação está presente dialeticamente em todo o processo do planejamento desde o início da ação planejada.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Eficiência- Custo benefício

    Eficácia - Metas

    Efetividade- Impactos

  • ( F) Avaliação da eficácia: incide diretamente sobre a ação desenvolvida. Deve estabelecer juízos de valor sobre o desempenho e os resultados que propicia.

    ( V) Avaliação da efetividade: estudo do impacto do planejado sobre a situação, à adequação dos objetivos definidos.

    ( F) Avaliação da eficiência: se dá a partir do estudo da adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstos no planejamento.

    ( V) Avaliação está presente dialeticamente em todo o processo do planejamento desde o início da ação planejada.

  • Avaliação de eficiência - incide diretamente sobre a ação desenvolvida. Tem por objetivo reestruturar a ação para obter, ao menor custo e ao menor esforço, melhores resultados.

    Avaliação de eficácia - é analisada a partir do estudo da adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstos no planejamento e do grau em que eles foram alcançados.

    Avaliação da efetividade - diz respeito, mais propriamente, ao estudo do impacto do planejado sobre a situação, à adequação dos objetivos definidos para o atendimento da problemática objeto da intervenção, ou melhor, ao estudo dos efeitos da ação sobre a questão objeto do planejamento.

    (Batista, (não sei o ano) pág. 117-120)