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ID
4144003
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Gramado - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Cisne (2012) resgata as concepções teóricas sobre gênero a fim de problematizar a atuação do(a) Assistente Social na atualidade. Analise as assertivas abaixo sobre a construção teórica acerca da categoria gênero, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A categoria gênero reflete sobre o corpo da mulher ser suficiente para definí-la como mulher.
( ) O Marxismo é uma perspectiva teórica que propõe uma análise crítica acerca das relações sociais dentro de uma perspectiva de totalidade, sendo assim, essa teoria social não tem contribuições ao estudo do fenômeno do machismo e do feminismo. ( ) O crescimento da corrente denominada feminismo culturalista oferece bases teóricas para o enfrentamento das desigualdades de gênero e fortalece o movimento, pois as desigualdades são culturais e não globais.
( ) As lutas contra as opressões culturais (de raça, etnia, gênero, orientação social, ambiental, etc.) na atualidade são, fundamentalmente, recortes das desigualdades sociais – de classe, ou seja, não são novas questões sociais.
( ) O gênero é compreendido, pois, como uma relação sócio-histórica que remete às relações de poder de caráter transversal, atravessando os limites sociais, as práticas, instituições e subjetividades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    (F F F V V)

    Texto base: Questão Social e mediação de gênero: a marca feminina na assistência social. Gláucia Russo, Mirla Cisne, Tatiana Brettas.

    ( F) A categoria gênero reflete sobre o corpo da mulher ser suficiente para defini-la como mulher.

    O gênero é uma maneira de existir do corpo e o corpo é uma situação, ou seja, um campo de possibilidades culturais recebidas e reinterpretadas. Nesta linha de raciocínio, o corpo da mulher, por exemplo, é essencial para definir sua situação no mundo. Contudo, é insuficiente para defini-la como uma mulher. Esta definição só se processa através da atividade desta mulher na sociedade. Isto equivale a dizer, para enfatizar, que o gênero se constrói-expressa através das relações sociais.

    (F ) O Marxismo é uma perspectiva teórica que propõe uma análise crítica acerca das relações sociais dentro de uma perspectiva de totalidade, sendo assim, essa teoria social não tem contribuições ao estudo do fenômeno do machismo e do feminismo.

    A reprodução social "[...]na tradição marxista refere-se ao modo como são produzidas e reproduzidas as relações sociais nesta sociedade. [...]é entendida como a reprodução da totalidade da vida social, o que engloba não apenas a reprodução da vida material e do modo de produção, mas também a reprodução espiritual da sociedade e das formas de consciência social através das quais o homem se posiciona na vida social [...] e que acabam por permear toda a trama de relações da sociedade.

    ( F) O crescimento da corrente denominada feminismo culturalista oferece bases teóricas para o enfrentamento das desigualdades de gênero e fortalece o movimento, pois as desigualdades são culturais e não globais.

    O “feminismo culturalista” vai na contramão das exigências que as condições históricas põem para o enfrentamento das desigualdades sociais ao marginalizar “análises sobre trabalho e gênero em favor de prática culturais, dos significados do corpo, de prazeres” . Retirado do Texto - MARXISMO: uma teoria indispensável à luta feminista. Mirla Cisne

    O culturalismo é um mal da sociedade capitalista "pós-moderna". O feminismo culturalista é apenas um remendo mal feito desse mal. Os problemas do feminismo culturalista, na sua parte culturalista, podem ser destacados e divididos em dois principais: a) a cultura passa a ser o centro da ação feminina, isolado do mundo circundante... b) a história da cultura é esquecida... Trecho retirado do texto - LINGUAGEM “PÓS-MODERNA” E MOVIMENTOS SOCIAIS: O caráter burguês do feminismo culturalista. Rubens Vinicius da Silva e Diego Pereira Marques dos Anjos.

  • ( V) As lutas contra as opressões culturais (de raça, etnia, gênero, orientação social, ambiental, etc.) na atualidade são, fundamentalmente, recortes das desigualdades sociais – de classe, ou seja, não são novas questões sociais.

    (V ) O gênero é compreendido, pois, como uma relação sócio-histórica que remete às relações de poder de caráter transversal, atravessando os limites sociais, as práticas, instituições e subjetividades.