ID 4144408 Banca CÁSPER LÍBERO Órgão CÁSPER LÍBERO Ano 2010 Provas CÁSPER LÍBERO - 2010 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular Disciplina Literatura Assuntos Escolas Literárias Modernismo: Tendências contemporâneas Sobre Santiago, de João Moreira Salles, é correto afirmar: Alternativas Um dos assuntos do filme é a discussão a propósito do aspecto ficcional, que sempre se sobrepõe à realidade no mundo do documentário. Ao retratar um mordomo exótico, o filme abre espaço para esse personagem incomum, desenhando seu retrato ao mesmo tempo em que desnuda os bastidores do fazer cinematográfico. Trata-se de um filme cujo tom é essencialmente memorialista. Narrada em primeira pessoa, a obra capta a intensa crise do mordomo que estava adquirindo a consciência profunda de que as coisas realmente passam e de que não seria possível recuperá-las. O filme estabelece um efeito de distanciamento do espectador em relação à narrativa, a fim de evitar a entrada naquele mundo sem horizontes, sem saída, que a velhice do personagem-título representa. O protagonista fala no documentário como se estivesse atuando em uma trama puramente ficcional, o que leva a obra a tentar retratar o que alguns teóricos chamam de “a sociedade do espetáculo”. A narração em primeira pessoa não só exprime as intenções e as limitações da filmagem de 1992 como também expõe as memórias e as inquietações do próprio realizador. Falando do mordomo, do casarão e do longa-metragem que naufragou, o diretor fala de si mesmo com rara franqueza. Responder