ID 4144492 Banca CÁSPER LÍBERO Órgão CÁSPER LÍBERO Ano 2010 Provas CÁSPER LÍBERO - 2010 - CÁSPER LÍBERO - Vestibular Disciplina Literatura Assuntos Escolas Literárias Modernismo: Tendências contemporâneas Sobre O bandido da luz vermelha, de Rogério Sganzerla, é correto afirmar: Alternativas O trabalho de Rogério Sganzerla propõe uma séria ruptura com o consagrado movimento do Cinema Novo. Ousado, anárquico e inquietante, O bandido da luz vermelha explora a paródia (um importante componente do underground e do tropicalismo) com vista a desmontar o cinema clássico americano. Revisitando o espírito das chanchadas, a obra de Rogério Sganzerla é pontilhada de tiradas jocosas que contrastam, entretanto, com o modo como a trajetória do personagem-título é narrada, revelando acentuado pendor para o dramático. Como uma autêntica obra tropicalista, O bandido da luz vermelha satiriza metalinguisticamente a receita para que um filme fosse um verdadeiro sucesso nos anos 60: a mistura de sexo e humor bem ao estilo “pastelão”. Tecnicamente impecável, como toda obra do Cinema Novo, o filme explora a ideia de que a sociedade e a cultura funcionam como um processo de esquizofrenia, conclamando o espectador a libertar-se do sistema que o oprime. Filiado ao cinema experimental francês, o filme recusa o habitual processo linear de fazer evoluir um relato cinematográfico, optando por operar em dois tempos: o do contador da história (no prólogo e no epílogo) e o da trajetória do protagonista, que constitui a própria armação da narrativa fílmica. Responder