SóProvas


ID
4144996
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Pirpirituba - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia as proposições a seguir sobre esses deveres fundamentais dos servidores públicos ao redigir documentos oficiais e coloque (V) para verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) Após a redação fazer uma releitura para evitar erros e equívocos.
( ) Redigir documentos respeitando rigorosamente as normas do Manual de Redação da Presidência da República.
( ) Usar o Manual de Redação da Presidência da República, adequando-o ao perfil de público a que atende.
( ) Redigir documentos oficiais em uma linguagem transparente, clara, inteligível, pois, é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos.
( ) Em alguns documentos, o servidor público pode usar gírias, jargões, linguagem regional para que os cidadãos entendam melhor os documentos oficiais.

Está CORRETA a alternativa:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    (V) Após a redação fazer uma releitura para evitar erros e equívocos.

    (V) Redigir documentos respeitando rigorosamente as normas do Manual de Redação da Presidência da República.

    (F) Usar o Manual de Redação da Presidência da República, adequando-o ao perfil de público a que atende.

    (V) Redigir documentos oficiais em uma linguagem transparente, clara, inteligível, pois, é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos.

    (F) Em alguns documentos, o servidor público pode usar gírias, jargões, linguagem regional para que os cidadãos entendam melhor os documentos oficiais.

  • Errei a questão, pois confundi o significado da palavra:

    Inteligível - que se compreende bem, que é fácil de entender; claro, compreensível.

  • A banca coloca a mesma questão, sem mudar nem as alternativas de lugar, em 2 provas do mesmo Estado e no mesmo ano... caramba, não querem trabalho mesmo.
  • Acredito fielmente que caberia recurso na questão quanto a 4° assertiva que fala "Redigir documentos oficiais em uma linguagem transparente, clara, inteligível, pois, é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos." fato que na minha visão não se concretiza já que o próprio manual de redação da PR versa sobre a utilização de termos técnicos em certos assuntos, oque demonstra que não se consagra com "inaceitável" a não compreensão do texto legal dado por parte dos cidadãos, dado que alguns desses texto necessitam de conhecimento técnico prévio para a compreensão.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca dos deveres fundamentais dos servidores públicos ao redigir documentos oficiais.


    (V) Conforme enfatiza o atributo da precisão, é indispensável a releitura do texto redigido. Em textos oficiais, a ocorrência de trechos obscuros provém principalmente da falta da releitura, o que tornaria possível sua correção. Assim, esta afirmativa é correta.

    (V) De acordo com o que estabelece o manual de redação, para que o atributo da padronização seja estabelecido, é indispensável que o texto seja digitado sem erros, que o redator faça uso de papéis uniformes para o texto definitivo e mantenha a correta diagramação do texto. Sendo assim, inferimos que o servidor deve respeitar rigorosamente as normas do Manual de Redação e, portanto, esta afirmativa está correta.

    (F) Ainda, quanto ao atributo da padronização, o uso do padrão culto é imprescindível na redação oficial por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Sendo assim, inferimos que o servidor que redige o documento não deve adequá-lo ao perfil de público a que atende, mas manter o mesmo padrão para todos. Portanto, esta afirmativa é incorreta.

    (V) Conforme explica o manual de redação, quando trata do atributo da clareza, a transparência é requisito do próprio Estado de Direito. Portanto, para que ela seja mantida, é considerado inaceitável que um texto oficial ou um ato normativo não seja entendido pelos cidadãos. Nesse sentido, é importante esclarecer que o emprego de termos técnicos na redação oficial só é permitido se o texto for encaminhado para um grupo específico, que domine e, consequentemente, compreenda a mensagem. Assim, inferimos que esta afirmativa está correta.

    (F) Sabendo que o manual de redação determina que nos atos e nas comunicações oficiais só deve ser empregada a norma padrão, inferimos que o emprego de gírias, jargões e linguagem regional, que são próprios da linguagem informal, não são aceitos em nenhum documento e, portanto, o servidor não deve fazer uso de nenhum desses recursos. Dessa forma, identificamos que esta afirmativa está incorreta.


    Com base na análise apresentada acima, constatamos que são corretas as 1ª, 2ª e 4ª afirmativas (V,V, F, V, F) e, portanto, a alternativa que responde este item é a letra A.


    Gabarito do Professor: Letra A.



  • (V) Após a redação fazer uma releitura para evitar erros e equívocos.

    (V) Redigir documentos respeitando rigorosamente as normas do Manual de Redação da Presidência da República.

    (F) Usar o Manual de Redação da Presidência da República, adequando-o ao perfil de público a que atende.

    (V) Redigir documentos oficiais em uma linguagem transparente, clara, inteligível, pois, é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos.

    (F) Em alguns documentos, o servidor público pode usar gírias, jargões, linguagem regional para que os cidadãos entendam melhor os documentos oficiais.

  • Alguém pode me explica: qual o erro da acertiva? Usar o Manual de Redação da Presidência da República, adequando-o ao perfil de público a que atende.

  • Está questão não existe, esta banca ta de brincadeira.... muito fácil kkk