GAB. A
I- Introduzir nos documentos oficiais juízos de valor a respeito do que está sendo comunicado, dependendo do assunto a ser tratado.
II- Às vezes, ter um pouco de intimidade na comunicação, pois isso facilita o entendimento das pessoas menos escolarizadas.
III- Não fazer uso da comunicação oficial com finalidade particular, pois esse tipo de comunicação é feito exclusivamente em nome do serviço público.
IV- Obedecer às regras formais e de padronização textual, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para as impressas.
Esta
questão exige do candidato conhecimento referente ao atributo da impessoalidade, conforme estabelece o Manual de Redação da Presidência da República.
I - Tendo em vista que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre, dentre outros fatores, da ausência de impressões individuais de quem comunica, inferimos que, para conseguir a impessoalidade em um texto, não se deve, em nenhuma hipótese, apresentar juízo de valor. Assim, esta afirmativa está incorreta.
II - Uma das determinações do manual para manter o tratamento impessoal é que o assunto que consta da comunicação decorra, dentre outros fatores, da impessoalidade de quem recebe a comunicação. Desse modo, inferimos que não deve ser demonstrado nenhum tipo de intimidade, independente do nível de escolarização. Portanto, esta afirmativa está incorreta.
III - Conforme explica o manual de redação, o texto deve ser sempre elaborado em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Dessa forma, inferimos que de fato não deve ser feito uso da comunicação oficial com finalidade particular e, portanto, esta afirmativa está correta.
IV. O enunciado desta questão deixa claro que tratará especificamente sobre o atributo da impessoalidade. Entretanto, nesta afirmativa está sendo apresenta uma informação que diz respeito ao da formalidade e padronização, conforme podemos verificar no 1º parágrafo do tópico 3.6 do manual de redação, quando discorre exatamente sobre este. Sendo assim, verificamos que esta afirmativa é incorreta.
A banca
apontou como corretas as afirmativas III e IV. Assim, o gabarito da questão é a
letra A. Entretanto, conforme análise apresentada da afirmativa IV, ela é
incorreta, pois diz respeito ao atributo da formalidade e padronização, não da
impessoalidade, que é o solicitado pelo enunciado. Dessa forma, a única afirmativa
correta é a III e, portanto, a alternativa que responde corretamente esta
questão é a letra C.
Gabarito da Banca:
Letra A.
Gabarito da Professora: letra
"C", em discordância com a resposta dada pela banca examinadora.