SóProvas


ID
4146220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação aos parâmetros bioquímicos utilizados na avaliação nutricional de pacientes hospitalizados, julgue o próximo item.


O uso do índice creatinina-altura baseia-se no fato de que a creatinina sérica coletada em vinte e quatro horas correlaciona-se com a depleção muscular em pacientes desnutridos.

Alternativas
Comentários
  • índice de creatinina-altura usa creatinina urinária de 24h
  • Trata-se de questão que aborda conhecimentos de avaliação nutricional de pacientes hospitalizados. 

    O índice creatinina-altura é uma medida indireta da massa muscular e do nitrogênio corporal. Pode ser utilizado tanto para estimar a massa proteica muscular quanto como indicador de catabolismo proteico. 

    A creatinina é encontrada quase exclusivamente no tecido muscular, sendo um metabólito derivado da hidrólise da creatina e da fosfocreatina. Uma vez formada, a creatinina não tem função biológica e é excretada por via renal. A excreção de creatinina esperada em 24 horas está relacionada com a altura dos indivíduos, e, a partir dessa relação, foram estabelecidos valores teóricos esperados: homens = 23mg/kg de peso e mulheres = 18mg/kg de peso. O ICA é calculado como porcentagem do padrão e a fórmula para o cálculo é:
    ICA = excreção de creatinina na urina em 24 horas/excreção teórica de creatinina em 24 horas x 100 

    Valores entre 80 a 90% indicam depleção leve, entre 60-80% depleção moderada e abaixo de 60% depleção grave de massa muscular. 

    Portanto, o enunciado da questão está ERRADO, pois o ICA não é calculado com o valor de CREATININA SÉRICA, mas sim com o valor de CREATININA URINÁRIA coleta de 24 horas. 

    Gabarito do Professor: ERRADO
  • O ínidice de creatinina-altura é indicador de catabolismo muscular

  • ·       ÍNDICE CREATININA-ALTURA - Durante a desnutrição, a degradação intensa do músculo esquelético pode ser aferida a partir da dosagem da creatinina urinaria (coletada em 24h), que é um metabolito derivado da hidrolise da creatina e que tem sua excreção urinária aumentada nestas condições.