SóProvas



Questões de Análise de Exames Laboratoriais


ID
193432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca dos indicadores antropométricos e bioquímicos do estado
nutricional de adultos, julgue os itens subsequentes.

Os valores aumentados de LDL-colesterol e de triglicerídios representam diagnóstico diferencial de obesidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado, eles irão variar dependendo da alimentação e estilo de vida!

    e obesidade é multifatorial.

  • Não se pode diagnosticar obesidade apenas com.os valores séricos para perfil lipídico.

  • Além do que os colegas abaixo falaram, não necessariamente uma pessoa com colesterol e triglicerídeos altos é obesa.


ID
193435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca dos indicadores antropométricos e bioquímicos do estado
nutricional de adultos, julgue os itens subsequentes.

Níveis reduzidos de ferritina sérica indicam diminuição das reservas de ferro, mesmo em situações em que o hemograma esteja normal.

Alternativas
Comentários
  • A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado, que armazena o ferro dentro das células do organismo. Por isso, o exame de ferritina sérica é muito utilizado para diagnosticar a falta ou o excesso de ferro.

  • O indicador mais precoce da depleção das reservas de ferro, antes das alterações nos níveis séricos de ferro e alterações morfológicas da série vermelha do sangue.


ID
196321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do metabolismo dos nutrientes em
diferentes situações fisiológicas.

Pela excreção urinária diária da creatinina é possível avaliar a massa muscular corporal total de um adulto saudável.

Alternativas
Comentários
  • Não procede, pela excreção urinária diária da creatinina é possível avaliar o estado nutricional do paciente em relação à depleção e não a quantidade de massa muscular total.

  • Concordo com o lucas. Creatinina estima perdae nao quahyidade de massa muscular.

     

  • A creatinina urinária tem sido utilizada para avaliação do estado protéico-somático (músculo esquelético). Seu uso como marcador do estado de massa magra pode ser confundido por dietas onívoras. Quando o paciente segue uma dieta com restrição de carne, o tamanho da reserva de proteina somática é diretamente proporcional à quantidade de creatinina excretada. Portanto, indivíduos que apresentam maior desenvolvimento muscular apresentam níveis séricos mais elevados e excretam mais creatinina do que aqueles com menor massa muscular. O peso corporal não é proporcional à excreção de creatinina mas a massa muscular é proporcional. (Krause - Alimentos, Nutrição e Dietoterapia, 13º Edição)

  • Considerando-se que a creatinina é 100% excretada na urina de 24hs (3 dias consecutivos )- reflete diretamente a concentração de creatinina corporal total e indiretamente a massa muscular total. Esta medida só é valida se a função renal estiver preservada!

  • Acredito que a questão seja referente também ao indicador creatinita altura.


ID
196336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Quanto à avaliação do estado nutricional em pacientes oncológicos,
julgue os itens seguintes.

A contagem total de linfócitos encontra-se diminuída e não reflete com precisão o estado nutricional após a administração de agente antineoplásico.

Alternativas
Comentários
  • Os valores da contagem total de linfócitos estão alterados durante a radio e quimioterapia.


ID
196387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A respeito das necessidades, recomendações e orientações
nutricionais na fase da infância e adolescência, julgue os itens
seguintes.

Quando a criança ou o adolescente apresenta valores de hemoglobina abaixo de 11,0 g/dL, significa que seus depósitos já estão depletados e a correção completa pela dieta é viável e recomendada.

Alternativas
Comentários
  • Critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde(OMS) (MIRANDA et al.,2003), considera anêmicos os menores de 6 anos com valores de hemoglobina abaixo de 11g/dL. O QUE TORNARIA A QUESTÃO CORRETA.

    Porém, apenas a correção alimentar, em alguns casos, não é suficiente para a reposição dos estoques de Ferro em níveis adequados, sendo necessárias outras medidas, como por exemplo a suplementação com sulfato ferroso.

    A fortificação de alimentos é também uma medida que tem obtido sucesso na redução da prevalência de anemia em estudosconduzidos no Brasil e no exterior. Esta é uma forma fácil, segura, de baixo custo efetivo em curto e médio prazo. (HEIJBLOM & SANTOS, 2007).

    MAS: VALE SALIENTAR QUE A QUESTÃO NÃO DIZ "APENAS" A CORREÇÃO ALIMENTAR, E SIM AFIRMA QUE DEVE SER FEITA A CORREÇÃO ALIMENTAR. Isto realmente deve, portanto, acredito que o gabarito correto deveria considerar a questão como CORRETA.
  • Apenas complementando o comentário do colega... Na minhã opinião:
    Quando diz "a correção completa pela dieta é viável e recomendada", não quer excluir outras opções de tratamento com a suplementação com sulfato ferroso.
    A questão afirma que é possível através da dieta corrigir os depósitos de hemoglobina, e isso está CORRETO, apesar de ser mais demorado em alguns casos.
    Com isso, acredito que a resposta deveria ser CERTO.
  • A questão não fala 'apenas' porém diz "a correção completa", o que dá um sentido de restrição. Deixando a entender que a correção completa da anemia se daria pela dieta, o que não seria o caso. Pois em crianças é preciso um prognóstico de cura mais rápido.

  • No livro " SEMIOLOGIA NUTRICIONAL" , Antonio Claudio Duarte, pag. 102, afirma que valores de hemoglobina < 12g/dL são indicativos de anemia, na prática pediátrica


ID
374872
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Quanto à avaliação do estado nutricional, julgue os itens
seguintes.

Na vigência de processo inflamatório, o uso da albumina sérica como marcador do estado nutricional pode estar comprometido, pois, nessa situação, ocorre um aumento na síntese hepática de proteínas positivas da fase aguda, como a proteína C reativa, em detrimento das negativas, como a albumina.

Alternativas

ID
399196
Banca
COPESE - UFJF
Órgão
UFJF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A avaliação bioquímica auxilia na identificação de alterações nutricionais, sendo bom índice de desnutrição energético-proteica. No entanto, a mensuração de alguns parâmetros é fortemente influenciada por hepatopatias, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • D índice creatinina-altura


ID
775489
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
HC-UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os exames laboratoriais também são utilizados na avaliação do estado nutricional dos pacientes. Acerca disso, correlacione as colunas abaixo.


1) Albumina                                      (   )  Participa  do  transporte de  tirosina  e  apresenta meia-vida de 2 a 3 dias.

2) Transferrina                                  (   )  Exerce  importante papelna  pressão  osmótica. Valor  inferior  a  2,4g/dL pode  ser  interpretado como depleção grave.

3) Ferritina                                        (   )  É  muito  sensível  à restrição  calórico-proteica,  pois  sua meia-vida  é  de  apenas  12 horas.

4) Proteína  ligadora de retinol             (   )  Exerce  papel  no armazenamento  do ferro,  estando  sua concentração diretamente  relacionada com  os  estoques  de ferro  totais  do organismo.

5) Pré-albumina                                 (   )  Está  envolvida  no transporte  de  ferro,  e seu  uso  como parâmetro  de  avaliação do  estado  nutricional  é restrito  nos  casos  de anemia.

A sequência correta, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Pré-albumina - Participa do transporte de tirosina e apresenta meia-vida de 2 a 3 dias. 

    Albumina - Exerce importante papel na pressão osmótica. Valor inferior a 2,4g/dL pode ser interpretado como depleção grave. 

    Ferritina - É muito sensível à restrição calórico-proteica, pois sua meia-vida é de apenas 12 horas.  

    Proteína ligadora de retinol - Exerce papel no armazenamento do ferro, estando sua concentração diretamente relacionada com os estoques de ferro totais do organismo. 

    Transferrina - Está envolvida no transporte de ferro, e seu uso como parâmetro de avaliação do estado nutricional é restrito nos casos de anemia. 


ID
3303319
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os testes laboratoriais são divididos em painéis ou grupos de testes ou em testes individuais. Assinale a alternativa que corresponde ao significado referente à Creatinina.

Alternativas
Comentários
  • Disfunção Renal acomete maior excreção (perdas urinárias); Na DPC, pct cursa em estado catabólico, creatinina é um marcador do catabolismo, entretanto indica também a baixa ingestão de proteinas na dieta. Neste caso, usa-la isoladamente não dar diagnose conclusivo.


ID
3304693
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A solicitação de exames laboratoriais pelo nutricionista é extremamente importante para o acompanhamento do paciente. O plasma contém muitos tipos de proteínas com diferentes funções. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Letra A é q correta,

    Letra b- a transferrina é sintetizada no fígado

    Letra c- meia vida da albumina é 20 dias

    Letra d- diminuem os níveis serviço de albumina

    Letra e- diminuida

  • b- transferrina, meia vida de 7 a 8 dias/ pré-albumina meia vida de 2 a 3 dias; produzida pelos hepatócitos

    c- meia vida de 18 a 20 dias;

  • A - Apesar de poder estar alterada em casos de inflamação, a pré-albumina, que tem meia-vida mais curta que a albumina, é útil para monitorar a resposta de pacientes com doenças agudas graves.

    B - A transferrina, proteína plasmática sintetizada pelo músculo, (Sintetizada pelos hepatócitos) é indicada para a investigação das anemias macrocíticas devido a sua meia-vida ser mais longa que a pré-albumina.

    C- A albumina, proteína com meia-vida de 5 dias, (18-20 dias) pode ser útil na avaliação de distribuição de água nos diferentes compartimentos corporais, já que baixos níveis dessa proteína no plasma indicam edema.

    D- Aumento da ingestão de proteínas da dieta e o catabolismo das proteínas corporais, induzido por doença ou estresse, elevam os níveis séricos de albumina. ( de fase aguda negativa reduz na presença de e infecções e inflamações)

    E- A proteína transportadora de retinol é filtrada nos glomérulos e sua quantidade sérica pode ser aumentada na deficiência de vitamina A e zinco, porém, diminuída nos casos de inflamação e infecções graves. (Reduzida em doenças deficiência de vitamina A e zinco e por ser uma proteína de fase aguda negativa em inflamações e infecções)


ID
3332332
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus do Amparo - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A interpretação de exames laboratoriais de forma correta é essencial na prática da nutrição clínica.

Neste sentido, considere as afirmativas a seguir.
I. A leucocitose pode estar presente em processos inflamatórios, infecciosos e na leucemia.
II. A maior parte da ureia é excretada pelos rins, sendo que seu aumento está sempre relacionado às doenças renais.
III. Ferritina é uma proteína de fase aguda, e seus resultados estão sempre reduzidos em pessoas com deficiência de ferro.
IV. Proteína C-reativa aumentada pode estar presente em processos infecciosos, inflamatórios e neoplasias.
V. Valores aumentados de hematócrito ocorrem quando há hemoconcentração, como nas policitemias, desidratações e queimaduras.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Os rins são dois órgãos em formato de feijão e os principais responsáveis pela excreção do corpo. Eles são encarregados de eliminar o excesso de água e substâncias tóxicas do organismo, como a uréia e o ácido úrico, que em altas concentrações podem matar as células.

  • Além do excesso de ureia, a insuficiência renal também causa acúmulo de líquido e outros eletrólitos no sangue, como sódio, potássio e magnésio, o que pode agravar ainda mais os sintomas da uremia.

  • Letra B

     II. A maior parte da ureia é excretada pelos rins, sendo que seu aumento está SEMPRE relacionado às doenças renais. A ureia pode apresentar níveis mais altos em uma desidratação, infecção, uso de esteróides...

    III. Ferritina é uma proteína de fase aguda, e seus resultados estão SEMPRE reduzidos em pessoas com deficiência de ferro. Não necessariamente, a pessoa pode apresentar problemas no transportador de ferro, ou seja, apresenta níveis bons de ferro e a ferritina baixa.

  • Algumas situações que podem levar ao aumento da ureia no sangue são:

    • Insuficiência renal;
    • Diminuição do fluxo de sangue para os rins, podendo ser devido à Insuficiência Cardíaca Congestiva e Infarto, por exemplo;
    • Queimaduras graves;
    • Desidratação;
    • Dieta rica em proteínas.


ID
3395389
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os testes laboratoriais e outros exames diagnósticos são recursos usados pelos nutricionistas para obter informações objetivas acerca de seus pacientes. Quando são combinados com outras informações dos pacientes (como dados antropométricos, história detalhada e exame físico completo), os testes laboratoriais podem fornecer informações valiosas quanto ao estado nutricional ou sua resposta ao tratamento médico-nutricional. Em relação aos valores laboratoriais para avaliar o estado nutricional, julgue o item a seguir.


Eritrocitose e desidratação grave são implicações clínicas normalmente relacionadas a níveis aumentados de Hemoglobina (Hg, Hgb).

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Eritrocitose e desidratação grave são implicações clínicas normalmente relacionadas a níveis aumentados de Hemoglobina (Hg, Hgb).

  • Aumento dos Eritrócitos: Aumento na produção de glóbulos vermelhos;

    • Eritrocitose Primária: ex.: Policitemia Severa ( medula produz + + glob vermelhos);

    • Eritrocitose Secundária:

    -ex.: Níveis elevados da Eritropoietina ( hormônio produzido pelos rins = estimula medula a produzir + + glób vermelhos);

    -Privação de Oxigênio (DPOC, tabagismo): Pode causar também ERITROCITOSE;

    -Desidratação Grave - + + Glob vermelhos;


ID
3395392
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os testes laboratoriais e outros exames diagnósticos são recursos usados pelos nutricionistas para obter informações objetivas acerca de seus pacientes. Quando são combinados com outras informações dos pacientes (como dados antropométricos, história detalhada e exame físico completo), os testes laboratoriais podem fornecer informações valiosas quanto ao estado nutricional ou sua resposta ao tratamento médico-nutricional. Em relação aos valores laboratoriais para avaliar o estado nutricional, julgue o item a seguir.


Níveis elevados da Hemoglobina glicada (HBG) podem estar relacionados à diabetes mellitus descompensado e gestação.

Alternativas
Comentários
  • Eu juro que entendi na questao que a nivel alto de HGB estaria relacionado com gestação no sentindo de indicar que a paciente esta gravida D:

  • Achei também que estava errada porque não vi relação com a palavra GESTAÇÃO. Acho que faltou a questão dizer: GESTACIONAL. KKKK

  • Não sei se entendi bem. Seria se a hemoglobina glicada pode ser usada para diagnóstico de DMG?

    Pelo que pesquisei sim. Tem um artigo que fala sobre isso.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/diabetes_mellitus_gestacional.pdf

    "Em janeiro de 2011, a ADA associada ao IADPSG divulgaram novas modificações no protocolo diagnóstico do DMG, visando dois pontos principais: o diagnóstico do overt diabetes e a possibilidade de confirmação de maior número de mulheres que se beneficiariam com o controle da hiperglicemia na gestação. Assim, novos métodos de rastreamento e novos limites para o TOTG 75g foram estabelecidos para o diagnóstico do DMG .

    Esse protocolo recomenda a investigação do diabete pré-existente, e não diagnosticado (overt diabetes), no início do pré-natal, pelos seguintes métodos: (i) hemoglobina glicada (HBA1c) ≥ 6,5% ou (ii) glicemia de jejum (≥ 126mg/dL) ou (iii) TOTG 75g com glicemia de 2h ≥ 200 mg/dl ou (iv) glicemia ocasional, na presença de sintomas de hiperglicemia (≥ 200mg/dl). "


ID
3537580
Banca
IBADE
Órgão
IAPEN - AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O fígado é considerado o órgão central do metabolismo, doenças hepáticas agudas ou crônicas podem decorrente de lesões no parênquima hepático provocadas por agentes químicos, virais, farmacológicos ou por outros componentes tóxicos que alteram a estrutura morfológica e a capacidade dos hepatócitos. Para avaliação bioquímica da funcionalidade hepática é preciso analisar os seguintes exames:

Alternativas
Comentários
  • Os testes de função hepática são realizados em amostras de sangue e medem os níveis de enzimas e de outras substâncias produzidas pelo fígado. Essas substâncias incluem:

    • Alanina aminotransferase (ALT)
    • Albumina
    • Fosfatase alcalina (FAL)
    • Alfafetoproteína (AFP)
    • Aspartato aminotransferase (AST)
    • Bilirrubina
    • Gama-glutamil transpeptidase (GGT)
    • Desidrogenase láctica (LDH)
    • 5'-nucleotidase


ID
3547177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
GDF
Ano
2006
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue o item subseqüente, acerca de avaliação nutricional.


O quadro de desnutrição é mais bem avaliado pelos resultados da transferrina sérica, devido à sua maior sensibilidade, se comparada ao exame de albumina.

Alternativas
Comentários
  • Meia vida da albumina- 18 a 20 dias

    Meia vida da transferrina- 7 a 8 dias


ID
3732097
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Conchas - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que indica os casos em que a transferrina, como parâmetro bioquímico de avaliação nutricional, pode estar aumentada e reduzida, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Se tem ferro suficiente, estará carreando o ferro para ser utilizado. Se não tiver, a transferrina vai sobrar na c.s e aumentar os níveis. É inversamente proporcional.

  • A medida que ocorre a deficiência de Fe no organismo, este adaptará de uma maneira para compensar o problema.

    A MEDIDA QUE A DEPLEÇÃO PIORA:

    TRANSFERRINA: AUMENTA

    FERRITINA: DIMINUI

    ABSORÇÃO DE FERRO: AUMENTA

    FERRO PLASMÁTICO: DIMINUI

    SATURAÇÃO DE TRANSFERRINA: O ferro reduz e a TIBC: aumenta = Saturação REDUZIDA

    *TIBC: Capacidade de ligação da transferrina para transportar o Ferro.


ID
3735472
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
Prefeitura de Massapê - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A linfocitometria ou contagem total de linfócitos (CTL) mede as reservas imunológicas momentâneas, indicando as condições do mecanismo de _______ celular do organismo. É uma maneira _______ de avaliar a capacidade do sistema imune _______ e _______. 

A sequência correta, para o preenchimento das lacunas, está indicada em: 

Alternativas
Comentários
  • Outros mecanismos de defesa:

    Eosinófilos (alergias)

    Basófilos ( alergias)

    Leucócitos

    Bastonetes

    Segmentados

    Basófilos


ID
3736699
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A hemoglobina humana é uma proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue, sendo formada por quatro cadeias polipeptídicas: duas cadeias alfa e duas cadeias beta. Sua estrutura a classifica no grupo das proteínas de estrutura:

Alternativas
Comentários
  • hemoglobina é uma proteína com estrutura quaternária formada por quatro subunidades, duas globinas alfa e duas globinas não alfa.


ID
3736702
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Seringueiras - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um homem de 47 anos de idade é admitido no ambulatório com uma história de vômito persistente por aproximadamente 30 dias, sempre após as refeições. O pH sanguíneo era de 7,55; 28nmol/L de H+ (referência de 35 a 45 nmol/L) e a concentração de bicarbonato de 35 mmol/L (referência de 23 a 30 mmol/L). Os exames clínicos e laboratoriais indicaram obstrução da entrada do estômago, o piloro (estenose pilórica). Assinale a alternativa correta em relação ao distúrbio ácido básico apresentado.

Alternativas

ID
3945022
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em pacientes com deficiência de cobalamina, o melhor exame para a avaliação após suplementação é a dosagem de:

Alternativas
Comentários
  • O parâmetro bioquímico para verificar deficiência de B12 é o acumulo de ácido metilmalônico. Outro fator é a elevação de homocisteína mas também pode ser pela deficiência de folato ou ambos.


ID
3991471
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Quais são os valores de referência para exames laboratoriais de Triglicerídeos e HDL - Colesterol, respectivamente?

Alternativas

ID
4002463
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um paciente de 39 anos, obeso leve, portador de hipertensão arterial e dislipidemia, apresenta no exame laboratorial de sangue, contagem de hemácias igual a 2.300.000 celulas/mm3, sugerindo a seguinte patologia:

Alternativas
Comentários
  • REF. Média: 4 - 6milhoes .

    Hemácia aumentada: HEMOCONCENTRAÇÃO = Perda de volume;

    ex.: diarréia, vômito, policitemia severa;

    Hemácia diminuída: Menor produção da medula (caso da questão)

    ex.: Anemia, Leucemia, Hemorragia grave, infecção grave;


ID
4021930
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A restrição alimentar prolongada, bem como as situações de lesão, compromete também a integridade visceral. A maioria dos órgãos tem redução da massa corpórea total. A dosagem de algumas proteínas sintetizadas por tecidos, em associação com outros parâmetros, é útil na avaliação do comprometimento visceral e no diagnóstico nutricional. São proteínas utilizadas no diagnóstico da proteína de massa visceral, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • D- A excreção de 3-metil-histidina é um indicador de catabolismo proteico, e não é usado no diagnóstico de proteína de massa visceral.


ID
4054129
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Bandeirantes - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A solicitação de exames laboratoriais faz parte da prática clínica do nutricionista e está prevista pela Lei Federal 8234/91 em seu artigo 4º, Resolução CFN nº 306/03, Resolução CFN nº 380/05 e Resolução CFN nº 417/08. Assinale a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS.

I. A albumina pode estar aumentada na desidratação, edema e doença hepática.
II. Os leucócitos podem estar aumentados em infecções bacterianas e câncer.
III. A redução da homocisteína pode indicar deficiência de acido fólico.
IV. São exames laboratoriais para acompanhamento de doenças hepáticas: alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST), gama glutamiltransferase (GGT), bilirrubina.

Alternativas
Comentários
  • I- A albumina aumenta quando há desidratação, e DIMINUI em doenças hepáticas e edemas.

    II- Correto

    III- O aumento da homocisteína pode indicar deficiência de ácido fólico (B9).

    IV- Correto

  • O retorno da transformação de Homocisteina em Metionina se dá por enzimas que tem como co-fatores a VIT B12 e Acido Fólico (B9).

    Na deficiencia ocorre a HIPERHOMOCISTEINEMIA = Risco p DCV


ID
4079422
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A deficiência de ferro pode apresentar-se em graus variáveis, iniciando-se com a depleção do mineral, sem comprometimentos orgânicos, evoluindo até a anemia por Deficiência de Ferro que afeta vários sistemas orgânicos. Esta deficiência, por sua vez, é um dos problemas mundiais mais graves em termos de prevalência e pode ser diagnosticada por meio de sinais e sintomas da carência de ferro e exames laboratoriais que utilizam indicadores para avaliar o estado nutricional do ferro estágios de depleção e deficiência do ferro até a anemia por Deficiência de Ferro. Relacione a coluna 1 com a coluna 2; em seguida, marque a opção CORRETA.


Coluna 1

1. Indicador utilizado para detectar depleção de ferro.

2. Indicador utilizado para detectar deficiência de ferro.

3. Indicador utilizado para detectar anemia.


Coluna 2

I. ( ) Ferro sérico

II. ( ) Hematócrito

III. ( ) Receptor de transferrina

IV. ( ) Ferritina sérica

V. ( ) Saturação da transferrina

VI. ( ) Hemoglobina

VII. ( ) Protoporfirina / Eritrocitária Livre

Alternativas
Comentários
  •  Ferro sérico - deficiência de ferro.

    Hematócrito -  detectar anemia.

    Receptor de transferrina - deficiência de ferro.

    Ferritina sérica - depleção de ferro.

    Saturação da transferrina - deficiência de ferro.

    Hemoglobina -  detectar anemia.

    Protoporfirina / Eritrocitária Livre -  deficiência de ferro.


ID
4129912
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Algumas proteínas séricas podem ser utilizadas na avaliação nutricional do paciente enfermo. Em relação à albumina, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. A síntese de albumina ocorre nos hepatócitos.

II. Os valores de referência de albumina entre 3 a 3,5 g/dL significam uma depleção leve.

III. O valor de albumina sérica está reduzido nas doenças hepáticas e, por ser uma proteína de fase aguda negativa, na presença de inflamação e infecção.

IV. A principal função da albumina é transportar hormônios da tireoide.

Alternativas
Comentários
  • IV- A principal função da albumina é manter a pressão coloidosmótica do plasma; carrear pequenas moléculas.

  • Depleção leve: 2,8-3,5g/dL

    Depleção moderada: 2,1 - 2,7g/dL

    Depleção grave: <2,1g/dL

  • pre albumina que carrea hormonios da tireoide

ID
4135540
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca da interpretação de exames laboratoriais de interesse na avaliação do estado nutricional, julgue o item subsequente.

Quando a avaliação hematimétrica evidencia células macrocíticas e normocrômicas, sob o ponto de vista nutricional, esse resultado é compatível com deficiência de vitamina B12 e ácido fólico.

Alternativas
Comentários
  • conhecida como anemia megaloblástica


ID
4135543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca da interpretação de exames laboratoriais de interesse na avaliação do estado nutricional, julgue o item subsequente.

A curta meia-vida biológica da albumina e sua grande reserva corporal justificam sua utilização como marcador precoce de deficit nutricional de proteínas viscerais, auxiliando no monitoramento de pacientes com doenças agudas graves.

Alternativas
Comentários
  • Albumina tem meia vida longa (20 dias)


ID
4135546
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca da interpretação de exames laboratoriais de interesse na avaliação do estado nutricional, julgue o item subsequente.

O índice de creatinina e altura (ICA) se correlaciona à massa muscular, sendo que um ICA menor que 60% do padrão sugere desnutrição leve a moderada, além de maior risco de septicemia e morte.

Alternativas
Comentários
  • Esse gabarito está certo? Apareceu que a resposta está CERTA.

    "sendo que um ICA menor que 60% do padrão sugere desnutrição leve a moderada"

    Segundo o livro de Nutrição Clínica no Adulto de Lilian Cuppari:

    "Um ICA de 60 a 80% é indicativo de depleção moderada da massa muscular, enquanto valores abaixo de 60% apontam depleção grave".

  • também fiquei em dúvida, pois estudei por outro material, e ví que valores <60% é indicativo de depleção grave.

  • A questão está errada! Depleção leve esse ICA esta 80 - 90% e a depleção severa a 60%

  • Questão está errada!

    ICA <60% aponta depleção grave


ID
4146151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue o item subsecutivo de acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes de 2015 – 2016.


Paciente que esteja se queixando de poliúria, perda de peso e, nos resultados de exames, apresente glicemia em jejum igual a 120 mg/dL e hemoglobina glicada HbA1c igual a 6,7% deve ser classificado como um paciente pré-diabético.

Alternativas
Comentários
  • Apesar da de jejum está abaixo de 126, mas a hemoglobina glicada está acima de 6.5.

  • Pré-diabetes ou

    risco aumentado

    para DM

    ≥ 100 e < 126* HbA1c ≥ 5,7 e < 6,5

    Positividade de

    qualquer dos

    parâmetros confirma

    diagnóstico de pré- diabetes.


ID
4146214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação aos parâmetros bioquímicos utilizados na avaliação nutricional de pacientes hospitalizados, julgue o próximo item.


A albumina sérica é um parâmetro que evidencia a ingestão recente de proteínas, uma vez que apresenta vida média de sete dias.

Alternativas
Comentários
  • Albumina sérica tempo de vida entre 18 e 20 dias.

  • A Albumina sérica tem como principal função manter a pressão osmótica coloidal, proporcionando cerca de 80% da pressão osm. coloidal do plasma.

  • Possui meia-vida longa (18 a 20 dias) e funções de ligação e transporte de inúmeras substâncias (cálcio, zinco, magnésio, cobre, ácidos graxos de cadeia longa, esteróides, drogas etc.), além de ser responsável pela manutenção da pressão coloidosmótica do plasma, preservando a distribuição de água nos compartimentos corporais.


ID
4146217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação aos parâmetros bioquímicos utilizados na avaliação nutricional de pacientes hospitalizados, julgue o próximo item.


Em pacientes desnutridos, a queda dos níveis séricos de proteínas plasmáticas indica a diminuição da biossíntese hepática devido à redução de substratos energéticos e proteicos.

Alternativas

ID
4146220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação aos parâmetros bioquímicos utilizados na avaliação nutricional de pacientes hospitalizados, julgue o próximo item.


O uso do índice creatinina-altura baseia-se no fato de que a creatinina sérica coletada em vinte e quatro horas correlaciona-se com a depleção muscular em pacientes desnutridos.

Alternativas
Comentários
  • índice de creatinina-altura usa creatinina urinária de 24h
  • Trata-se de questão que aborda conhecimentos de avaliação nutricional de pacientes hospitalizados. 

    O índice creatinina-altura é uma medida indireta da massa muscular e do nitrogênio corporal. Pode ser utilizado tanto para estimar a massa proteica muscular quanto como indicador de catabolismo proteico. 

    A creatinina é encontrada quase exclusivamente no tecido muscular, sendo um metabólito derivado da hidrólise da creatina e da fosfocreatina. Uma vez formada, a creatinina não tem função biológica e é excretada por via renal. A excreção de creatinina esperada em 24 horas está relacionada com a altura dos indivíduos, e, a partir dessa relação, foram estabelecidos valores teóricos esperados: homens = 23mg/kg de peso e mulheres = 18mg/kg de peso. O ICA é calculado como porcentagem do padrão e a fórmula para o cálculo é:
    ICA = excreção de creatinina na urina em 24 horas/excreção teórica de creatinina em 24 horas x 100 

    Valores entre 80 a 90% indicam depleção leve, entre 60-80% depleção moderada e abaixo de 60% depleção grave de massa muscular. 

    Portanto, o enunciado da questão está ERRADO, pois o ICA não é calculado com o valor de CREATININA SÉRICA, mas sim com o valor de CREATININA URINÁRIA coleta de 24 horas. 

    Gabarito do Professor: ERRADO
  • O ínidice de creatinina-altura é indicador de catabolismo muscular

  • ·       ÍNDICE CREATININA-ALTURA - Durante a desnutrição, a degradação intensa do músculo esquelético pode ser aferida a partir da dosagem da creatinina urinaria (coletada em 24h), que é um metabolito derivado da hidrolise da creatina e que tem sua excreção urinária aumentada nestas condições. 


ID
4146223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação aos parâmetros bioquímicos utilizados na avaliação nutricional de pacientes hospitalizados, julgue o próximo item.


A proteína transportadora de retinol, por ter vida média curta, é considerada como um parâmetro muito sensível para a identificação de restrição proteica ou energética.

Alternativas
Comentários
  • 12 horas.

  • A proteína ligadora de retinol é responsável pelo transporte de vitamina A na forma de retinol. Sua curta meia vida (10 a 12 dias) a torna muito sensível para identificar desnutrição proteico calórica. Também encontra-se reduzida na carência de vitamina A e Zinco, nos casos de doenças hepáticas e nas infecções graves. Apresenta-se elevada na insuficiência renal.
  • Corrigindo: 10 a 12 horas *
  • Só não reflete em paciente em estresse agudo e inflamatório

  • ·       PROTEINA TRANSPORTADORA DE RETINOL – ligada a albumina, tem ação no transporte de vitamina A (retinol) do tecido hepático para outros tecidos. Apresenta sensibilidade a restrição calórica proteica. Sua meia vida é de apenas 12 horas. 


ID
4157230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A avaliação do estado nutricional configura-se como estratégia fundamental para o diagnóstico, a intervenção e o acompanhamento de pacientes clínicos e cirúrgicos em situação de risco nutricional. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

A utilização do valor de excreção da creatinina urinária de 24 horas no cálculo do índice creatinina altura (ICA) possibilita detectar depleção da massa muscular magra e até mesmo estimar o total de massa magra na composição corporal.

Alternativas

ID
4207273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Um homem com trinta e nove anos de idade foi encaminhado para avaliação e tratamento, com diagnóstico clínico de obesidade e síndrome metabólica. Ele apresenta índice de massa corporal (IMC) de 44 kg/m2 , altura de 170 cm e circunferência da cintura de 120 cm. Possui padrão alimentar irregular, com presença de todos os grupos de alimentos, mas com baixa frequência de consumo de frutas e hortaliças. Realiza três refeições principais por dia (desjejum, almoço e jantar), sem regularidade de horários, geralmente fora de casa, e não pratica atividade física regular.

Acerca desse caso clínico e de aspectos diversos a ele relacionados, julgue o item subsecutivo.


Como a glicemia de jejum sérica acima de 100 mg/dL é critério obrigatório para diagnóstico da síndrome metabólica, é correto inferir que o paciente em questão também apresentará esse parâmetro sanguíneo alterado.

Alternativas
Comentários
  • Dentre os critérios para o diagnóstico de SM, a glicemia deve ser >110

  • Critério obrigatório Circunferência abdominal.

  • No critério da OMS a resistência à insulina é critério formal, visto que é obrigatória a presença de diabetes tipo 2 ou glicemia de jejum alterada, condições nas quais a resistência à insulina é a regra.

    Pelo critério da ATPIII, a glicemia de jejum acima de 110mg/dl é apenas um dos componentes (nenhum é obrigatório), sendo que três componentes são necessários para definir SM. Já a resistência à insulina não é citada.

    Já pelos critérios da IDF, é obrigatória a presença da obesidade central que, frequentemente, está associada à resistência à insulina (sendo que a glicemia de jejum alterada passa a ser um dos critérios facultativos). 

    Fonte: http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2011_05/2a_2011_v24_n05_07sindrome.pdf

  • Critério OBRIGATÓRIO a presença da obesidade visceral, além disso, mais dois critérios como: triglicerídeos ≥ 150mg/dl, HDL <40 p/ H e <50 p/ M, PAs ≥130 e PAd ≥85mmHg, e glicemia em jejum superior a 100 mg/dl.

  • Olá,

    De acordo com a 1ª Diretirz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da SM, (https://www.scielo.br/j/abc/a/qWzJH647dkF7H5dML8x8Nym/?lang=pt#)

    O critério para glicemia é : >ou= 110mg/dL

  • Obesidade abdominal: H: >102 M: >88

    TG: >150

    HDL: H: <40 M: <50

    PA:  ≥ 130 ou  ≥85

    Glicemia de jejum  ≥ 110


ID
4844554
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A contagem total de linfócitos foi utilizada para avaliação nutricional de um paciente idoso e o resultado foi de 880/mm3 . Qual a interpretação deste resultado?

Alternativas
Comentários
  • A quantidade de linfócitos abaixo dos valores de referência recebe o nome de linfopenia e normalmente é relacionada com situações envolvendo a medula óssea, como anemia aplástica ou leucemia, por exemplo. Além disso, a linfopenia também pode ser sinal de doenças auto-imunes, em que o próprio organismo atua contra o sistema imunológico de defesa, como o lúpus eritematoso sistêmico, por exemplo (LES).

    A linfopenia ainda pode acontecer devido à AIDS, terapia com drogas imunossupressoras ou tratamento quimioterápico ou radioterápico, doenças genéticas raras, ou ser consequência de situações de estresse, como pós-operatório e sobrecarga corporal, por exemplo.

  • CTL

    depleção leve: 1200-2000 /mm3

    depleção moderada: 800-1199/mm3

    depleção grave: <800mm3

    resposta correta: letra B


ID
5086309
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O leucograma é uma parte do hemograma que busca analisar os glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Sendo uma importante ferramenta de avaliação e investigação nas infecções agudas. Dentre as frações do leucograma, assinale aquela que eleva-se na presença de parasitas (parasitose).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E!

    Além de se elevar em condições de infecções parasitárias, também aumentam com situações de alergias.

    Acho válido informar, que no caso do basófilo, este embora se eleve em alergias, diferente do eosinófilo, não ocorre seu aumento nas condições de parasitose.


ID
5086336
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O parâmetro bioquímico mais utilizado atualmente para avaliação do estado nutricional está relacionado com a proteína mais abundante no plasma sanguíneo. Essa proteína é responsável pela manutenção da pressão coloidosmótica e sua síntese depende de uma função hepática íntegra. Assinale a opção em que apresenta o nome dessa proteína.

Alternativas

ID
5093044
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Alagoa Nova - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A transferrina têm meia-vida de 7 a 8 dias e tem baixa sensibilidade e especificidade na avaliação nutricional quando utilizada, isoladamente. Uma limitação no uso da transferrina é que ela pode estar aumentada:

Alternativas
Comentários
  • Transferrina e produzida no fígado. Na anemia ferrooriva a trasnferrina está alta para tentar aumentar a captação de ferro.


ID
5104105
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Cachoeira dos Índios - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Identifica substâncias nocivas no sangue, urina, cabelo, saliva, etc. Essa área pode auxiliar no diagnóstico, tratamento, prognóstico e prevenção de intoxicações. Em relação às drogas terapêuticas, auxilia no acompanhamento e resposta do paciente, sendo que as doses podem ser aumentadas ou reduzidas para otimizar o tratamento. Nos casos de overdose, é essencial que o agente responsável seja identificado, para que possa ser ministrado o tratamento correto. Os exames do doping em esportistas, entram nessa categoria da toxicologia.

A categoria da toxicologia descrita no texto anterior, refere-se à:

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A) Toxicologia ocupacional.

    Identifica as substâncias químicas presentes no ambiente de trabalho e os riscos que oferecem, com o objetivo de preservar a saúde do trabalhador. São estudados tanto os agentes tóxicos de matérias-primas, produtos intermediários e produtos acabados como o monitoramento biológico do trabalhador. A identificação precoce da exposição pode permitir a proteção aos efeitos tóxicos graves, às vezes, irreversíveis. É o que acontece, por exemplo, nos cenários industriais (metais pesados) e (agrotóxicos).

    B) Toxicologia ambiental.

    Estuda os efeitos dos produtos químicos em organismos como peixes, aves, animais terrestres e plantas. A ecotoxicologia, uma área especializada da toxicologia ambiental, é voltada especificamente para o impacto das substâncias tóxicas na população de um ecossistema.

    C) Toxicologia Forense.

    Envolve a aplicação da toxicologia com finalidade legal. Tem como objetivo principal a busca de uma evidência que irá permitir a identificação da presença de uma substância química (agente tóxico) na investigação criminal, seja para causa de morte, dano à saúde ou ao patrimônio.

    D) Toxicologia Analítica.

    Identifica substâncias nocivas no sangue, urina, cabelo, saliva, etc. Essa área pode auxiliar no diagnóstico, tratamento, prognóstico e prevenção de intoxicações. Em relação às drogas terapêuticas, auxilia no acompanhamento e resposta do paciente, sendo que as doses podem ser aumentadas ou reduzidas para otimizar o tratamento. Nos casos de overdose, é essencial que o agente responsável seja identificado, para que possa ser ministrado o tratamento correto. Os exames do doping em esportistas, entram nessa categoria da toxicologia.

    E) Toxicologia de Medicamentos

    Atua na pesquisa e busca de novas drogas e remédios usados no tratamento e prevenção de doenças, assim como suas consequências para o organismo. Efeitos nocivos podem ser menores, como dor de cabeça, ou graves, como câncer e defeitos congênitos.

    Gabarito: C

    Fonte: https://bioemfoco.com.br/noticia/toxicologia-conceitos-aplicacoes/


ID
5152978
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A verificação das concentrações plasmáticas de proteínas é um método confiável para avaliação do estado nutricional. Porém, uma das proteínas de fase aguda negativa é pouco sensível às rápidas variações do estado nutricional. Assinale a alternativa que apresenta esta proteína:

Alternativas
Comentários
  • A albumina é pouco sensível pois tem uma meia vida longa.


ID
5167957
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Piratuba - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As proteínas séricas mais frequentemente avaliadas para determinação do estado nutricional são albumina, transferrina e pré-albumina. A respeito da pré-albumina assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • B- Pré-albumina: Transporta T4 e age como um transportador para a proteína de ligação do retinol; PAB também chamada de proteína de ligação da tiroxina; meia-vida de 2 dias. 

  • Pré-albumina: meia-vida de 2 a 3 dias; age no transporte de hormonios da tireoide e tiroxina.

    VR: >20mg/dl


ID
5186278
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus do Sul - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os exames laboratoriais fazem parte da avaliação do estado nutricional e são de extrema importância para complementar as informações obtidas na anamnese, nos exames físicos, na avaliação antropométrica e na avaliação do consumo alimentar para obtenção do diagnóstico nutricional, para o acompanhamento dietoterápico e para a prescrição dietética. Sobre os exames laboratoriais para diagnóstico nutricional assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a- transferrina

    b-VCM

    c- correta

    d- leucograma


ID
5395036
Banca
VUNESP
Órgão
FAMEMA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Assinale a opção que indica a proteína plasmática que é utilizada na avaliação nutricional como um índice sensível para identificação de rápidas variações no estado nutricional e que é influenciada pela disponibilidade de tiroxina.

Alternativas

ID
5401540
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

São métodos indiretos de se avaliar a resistência à insulina. Marque a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Oi!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn

  • Métodos indiretos de se avaliar a resistência à insulina

    - Insulinemia

    - Homa

    - Quicki

    - Teste Endovenoso de Tolerância à Glicose

  • "Normalmente, quando os valores do Índice Homa são superiores aos de referência, significa que existe resistência à insulina ou mau funcionamento das células do pâncreas."

    " Índice QUICKI (Quantitative Insulin sensitivity Check Index) é um modo de avaliação da sensibilidade à insulina, baseado em cálculos matemáticos."

  • MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

    Os métodos podem ser divididos em diretos e indiretos. Os métodos diretos analisam os efeitos de uma quantidade estabelecida de insulina injetada em um certo indivíduo. Por outro lado, a ação insulínica pode ser avaliada pelo efeito da insulina endógena, principalmente nas condições de homeostasia.

    Métodos diretos:

    • Teste de tolerância à insulina (KITT);
    • Teste de supressão de insulina;
    • Técnica do clamp;

    Métodos indiretos:

    • Insulinemia de jejum (padrão ouro);
    • HOMA (­Homeostasis model assessment);
    • Teste de Tolerância Oral à Glicose (TTGO);
    • Teste de tolerância endovenoso à glicose com amostras freqüentes;
    • QUICKI;

    Referência: https://www.scielo.br/j/abem/a/x3bVHFwqssPmqwPmcgNfcck/?lang=pt#:~:text=M%C3%A9todos%20indiretos&text=Em%20indiv%C3%ADduos%20resistentes%20%C3%A0%20insulina,ouro%22%20para%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20da%20RI.


ID
5401606
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Hemoglobina marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Gabarito: B


ID
5434270
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Colômbia - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

“Na avaliação do estado nutricional por meio de testes laboratoriais existem mais de 40 nutrientes essenciais a serem medidos, incluindo vitaminas, minerais, enzimas, hormônios e parâmetros funcionais. Na presença de inflamação, a aferição das proteínas plasmáticas torna-se útil quando associada à aferição de proteínas de fase aguda reagente positiva como _________________, pois possibilita a obtenção de parâmetro referencial para avaliar o curso da resposta inflamatória.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

Alternativas
Comentários
  • Proteína C reativa: ativa a via clássica do complemento em resposta à reação inflamatória. De uma maneira geral, é empregada como marcador de processos infecciosos ou inflamatórios. Como a sua vida média é suficientemente curta, os níveis séricos caem rapidamente quando o processo inflamatório diminui.

  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Letra D, Proteína C-reativa

  • ·        Proteínas de fase aguda positiva – aumentam nos processos inflamatórios:

    Proteína-c reativa, ferritina, Alfa-1 glicoproteína ácida

    ·        Proteínas de fase aguda negativa – diminuem nos processos inflamatórios:

    Albumina e transferrina, trantiretina ou pré-albumina ou proteína ligadora da tiroxina, proteína ligadora do retinol.