SóProvas


ID
4148029
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

        Um homem de trinta e oito anos de idade procurou o serviço de fisioterapia ambulatorial devido ao aparecimento de, havia aproximadamente onze meses, lesões de pele de característica eritematosa, infiltrada, com bordas irregulares e pápulas nas regiões do rosto, orelhas, mãos e pés, simetricamente distribuídas sobre a superfície corpórea. O paciente queixou-se, ainda, de perda de sensibilidade térmica, tátil e incapacidade de piscar os olhos. Na avaliação física, entre as alterações observadas incluem-se anidrose nas mãos e nos pés; hipoestesia na metade medial da face dorsal e palmar das mãos e, ainda, nos 4.º e 5.º dedos, com atrofia dos espaços intermetacarpianos entre os dedos polegar e indicador.


Com referência a esse caso clínico, julgue o seguinte item.

Nesse caso, a principal hipótese diagnóstica é hanseníase virchoviana.

Alternativas
Comentários
  • Tipos:

     indeterminada (paucibacilar) --> fase inicial da doença, até 5 manchas, pouco delimitadas, não há comprometimento nervoso.

    tuberculoide (paucibacilar) -> apresenta até cinco lesões bem definidas e um nervo comprometido.

    dimorfa (multibacilar) -> mais de cinco lesões, com bordos que podem estar bem ou pouco definidos, e o comprometimento de dois ou mais nervos.

    virchowiana (multibacilar) -> Paciente apresenta a forma mais disseminada da doença, sendo observada grande parte da pele danificada e, algumas vezes, comprometimento de órgãos, como nariz e rins.

    Sintomas e sinais graves: