SóProvas


ID
4148251
Banca
FUNDATEC
Órgão
Câmara de Vereadores de Itaqui - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A Contabilidade Financeira difere da Contabilidade Gerencial sob diversos aspectos, como em relação ao público-alvo, o objetivo, a temporalidade, a natureza da informação e o escopo. Analise cada uma das assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O público-alvo da Contabilidade Financeira é Interno: funcionários, gerentes e executivos. O público-alvo da Contabilidade Gerencial é Externo: acionistas, credores e fisco.

( ) O objetivo da Contabilidade Gerencial é informar para tomada de decisões internas feitas por empregados, gestores e executivos: feedback e controle de desempenho das operações.

( ) Quanto à temporalidade, a Contabilidade Financeira é histórica, passada; enquanto que a Gerencial é corrente, orientada para o futuro.

( ) A natureza da informação da Contabilidade Financeira é objetiva, auditável, confiável, consistente, precisa. Já a da Gerencial é mais subjetiva e de juízos, válidas, relevantes e acuradas.

( ) O escopo da Contabilidade Financeira é desagregado, é de informação voltada a ações e decisões locais; ao passo que o da Gerencial é altamente agregado, com relatórios sobre a organização interna.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • “A natureza das informações da contabilidade gerencial é mais subjetiva, interpretativa e relevante. O tempo das informações é relativo ao presente e orientado ao futuro, e seu escopo é desagregado, informando decisões e ações locais. Essas informações não sofrem nenhuma restrição, isto é, são determinadas pela gerência para atender às necessidades operacionais e estratégicas.” (HONG, MARQUES e PRADO, 2010, p. 05)

    “A natureza das informações da contabilidade financeira é objetiva, confiável e precisa. O tempo das informações é relativo ao passado, e seu escopo é agregado, reportando à organização como um todo.” (HONG, MARQUES e PRADO 2010, p. 05).