SóProvas


ID
4150216
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

        Em uma farmácia hospitalar, solicitou-se que o farmacêutico preparasse 10 mL de uma solução, para uso tópico oftálmico, com 5 mg/mL de voriconazol. No estoque da farmácia, o farmacêutico encontrou disponível o medicamento Vfend®. Na bula desse medicamento, constavam as informações a seguir.


Apresentação: Vfend® IV pÓ para solução para infusão de 200 mg em embalagem que contém 1 frasco-ampola. Composição: Cada frasco-ampola de Vfend® IV, pó para solução para infusão, contém o equivalente a 200 mg de voriconazol. Excipientes: sulfobutil-éter beta-ciclodextrina sódica.


Em face dessa situação hipotética, julgue o próximo item, relativo aos procedimentos e requisitos necessários para o preparo da solução.

O farmacêutico em questão deverá pesar 50 mg do pó e diluir em 10 mL de água com o auxílio de um balão volumétrico.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O erro está em diluir em 10 ml de água. Na verdade ele tem que pesar 50mg e completar o volume até 10mL.

  • Eu não sei se estou certa, mas faria até diferente. Colocaria 1mL no frasco ampola e a partir daí diluiria pra concentração que foi pedida. Mas como não conheço a estabilidade do pó após totalmente diluído (do frasco ampola) poderia até ser disperdício caso não fosse utilizado em tempo hábil. Escrevi isso porque mesmo pesando 50mg pode haver perda durante a pesagem. Fora que diluindo tudo desde o começo vc tem mais certeza da concentração inicial e fica até mais fácil. Se alguém com experiência puder esclarecer, agradeço