SóProvas


ID
4150219
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

        Em uma farmácia hospitalar, solicitou-se que o farmacêutico preparasse 10 mL de uma solução, para uso tópico oftálmico, com 5 mg/mL de voriconazol. No estoque da farmácia, o farmacêutico encontrou disponível o medicamento Vfend®. Na bula desse medicamento, constavam as informações a seguir.


Apresentação: Vfend® IV pÓ para solução para infusão de 200 mg em embalagem que contém 1 frasco-ampola. Composição: Cada frasco-ampola de Vfend® IV, pó para solução para infusão, contém o equivalente a 200 mg de voriconazol. Excipientes: sulfobutil-éter beta-ciclodextrina sódica.


Em face dessa situação hipotética, julgue o próximo item, relativo aos procedimentos e requisitos necessários para o preparo da solução.

Provavelmente essa preparação caracterize o uso off label do medicamento, ou seja, o uso não aprovado, que não consta da bula.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Vfend® IV pó liofilizado para solução injetável de 200 mg em embalagem contendo 1 frasco-ampola.

    Uso off label é a prática de uso do medicamento para uma indicação ou faixa etária diferentes daquelas autorizadas pelo orgão regulatório em um país, além de outra via de administração, dose e posologia, para as quais não existem bases científi cas adequadas. 

    Como a solução a ser preparada é para uso tópico oftálmico ocorreu o uso off label do medicamento, tendo em vista que a via de adm. do Vfend é intravenosa.

    FONTE; https://www.crfpr.org.br/uploads/noticia/14133/CIM_e_uso_off_label.pdf