SóProvas


ID
4150222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

        Em uma farmácia hospitalar, solicitou-se que o farmacêutico preparasse 10 mL de uma solução, para uso tópico oftálmico, com 5 mg/mL de voriconazol. No estoque da farmácia, o farmacêutico encontrou disponível o medicamento Vfend®. Na bula desse medicamento, constavam as informações a seguir.


Apresentação: Vfend® IV pÓ para solução para infusão de 200 mg em embalagem que contém 1 frasco-ampola. Composição: Cada frasco-ampola de Vfend® IV, pó para solução para infusão, contém o equivalente a 200 mg de voriconazol. Excipientes: sulfobutil-éter beta-ciclodextrina sódica.


Em face dessa situação hipotética, julgue o próximo item, relativo aos procedimentos e requisitos necessários para o preparo da solução.

O preparo da referida solução deverá ser feito em capela de fluxo laminar, já que o referido equipamento esteriliza o fármaco e o ambiente, evitando a contaminação microbiana.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Os equipamentos de fluxo laminar são construídos para proteger ‘o que’ estamos manipulando, ou seja, protegem o ‘produto’. Estes equipamentos podem ser de fluxo horizontal ou vertical. Todo ar passa por um pré-filtro, por um filtro HEPA (absoluto) e pelo produto manipulado e sai do equipamento.

    Já as cabines de segurança biológica são equipamentos construídos e projetados para oferecer proteção ao produto manipulado, ao operador e ao ambiente onde estão inseridas e o fluxo de ar é sempre vertical. Seu projeto, construção e certificação são estabelecidos pela norma NSF 49 (NSF International Standard / American National Standard for Biosafety Cabinetry).

    Fonte: http://boaspraticasnet.com.br/cabines-fluxo-unidirecional-e-cabines-de-seguranca-biologica-sao-eficientes-para-o-controle-de-contaminacao/