SóProvas


ID
4150414
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

O uso de software livre é mais comum nos órgãos públicos federais (93%) do que nos estaduais (78%). Em 85% dos órgãos federais e 57% dos estaduais houve desenvolvimento de software novos para atender às suas necessidades específicas. Aproximadamente metade dos órgãos da esfera federal (52%) que desenvolveram software na própria organização ou para atender necessidades específicas do órgão também compartilhou ou cedeu esses software para outros órgãos públicos.
Fonte: TIC governo eletrônico 2017

Sobre o Software livre e Software proprietário, analise as afirmativas abaixo:

I - O software livre se baseia no modelo de SaaS (Software as a Service).
II – Uma diferença entre os tipos de software está na gratuidade, software livres são gratuitos e softwares proprietários são pagos.
III - O Telegram, aplicativo de comunicação, é um exemplo de software livre.
IV - Software com copyleft é um software livre.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • I, III e IV, apenas.

  • gabarito d

    II- ERRADA: De acordo com a FSF (ou, em português, Fundação para o Software Livre), é considerado livre o programa que pode ser copiado, usado, modificado e redistribuído de acordo com as necessidades de cada usuário. Ou seja, o software é considerado livre quando se enquadra nessas liberdades definidas pela fundação. Mas isso não impede que um desenvolvedor cobre algum valor pelas modificações feitas; vale lembrar que há custos na programação, como em qualquer outra atividade, porém a diferença está na filosofia do software livre, a qual visa ao espírito de liberdade e não ao lucro. Com isso fica claro que livre não é gratuito e sim disponível a todos.

    Fonte: https://canaltech.com.br

  • I - "Software livre se base no conceito de SaaS (Software as a service)". Não concordo muito, pois o conceito de software livre independe do fato do software ser um produto ou um serviço. Naturalmente, devido ao ampla utilização da computação em nuvem, é até normal afirmar que há uma "tendência" para se utilizar software como serviço. Entretanto, afirmar que utilizar software como serviço é uma condição para se considerar um software livre, a meu ver, deve ser considerado errado. Seria boma banca se explicar sobre o assunto.

  • Primeiramente, errei a questão e estava concordando com o comentário do Estudante de PC, porém fui pesquisar!

    Aparentemente a banca copiou e colou deste site:

    https://www.hostnet.com.br/blog/diferenca-entre-software-livre-e-software-proprietario/

    Com uma ótima justificativa, passei a concordar com a questão.

    "FILOSOFIA DE USO

    O software livre se baseia no modelo de SaaS (Software as a Service), ou seja, Software como um Serviço. Ele baseia-se na prestação de serviços fazendo uso daquele software. O lucro não está na venda de licenças do software, mas nos serviços agregados a ele."

    A meu ver, GABARITO PERFEITO: ALTERNATIVA C