SóProvas


ID
4151662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

        Uma mulher de vinte e seis anos de idade que havia duas semanas apresentava sangramento nas gengivas, hematomas pelo corpo após pequenos acidentes, fadiga constante e dores ósseas, buscou atendimento em uma unidade de saúde. O exame físico revelou dispneia, palidez, mucosas hipocoradas, hepatomegalia, petéquias nos antebraços, hiperplasia gengival, metrorragia e murmúrios vesiculares fisiológicos na ausculta pulmonar. Sinais vitais: 37,4 ºC, 91 bpm e 32 irpm. Após acompanhamento clínico e realização de exames laboratoriais, foi confirmada leucemia mieloide aguda, com proposta de tratamento por poliquimioterapia e instalação de cateter venoso central de inserção periférica a partir da veia basílica.


A respeito desse caso clínico, julgue o item a seguir.

O cateter conhecido como Port a Cath, constituído por uma câmara de titânio na extremidade distal é indicado para tratamentos prolongados com quimioterápicos, como no caso apresentado.

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre enfermagem em oncologia e tipos de acesso.

    No caso apresentado, foi confirmada leucemia mieloide aguda e foi imposta a proposta de tratamento por poliquimioterapia.

    O cateter conhecido como Port a Cath ou Cateter totalmente implantado, constituído por uma câmara de titânio na extremidade distal é indicado para tratamentos prolongados com quimioterápicos.

    No caso apresentado foi solicitada a instalação de cateter venoso central de inserção periférica a partir da veia basílica ou também conhecido como PICC. Esse atinge a porção distal da veia cava superior ou inferior.
    Portanto, a descrição do cateter não foi a solicitada.


    Resposta do Professor: Errado.

  • Errado. Veia cava superior