Os cuidados paliativos são os cuidados de saúde ativos e integrais prestados à pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua vida. Tem a função de promover a qualidade de vida do paciente e de seus familiares por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce de situações possíveis de serem tratadas, da avaliação cuidadosa e minuciosa e do tratamento da dor e de outros sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.
No caso de morte iminente, a ênfase assistencial está focada no oferecimento e na manutenção do conjunto de cuidados para conforto físico e psicoemocional do binômio pessoa doente/família.
Portanto, os tratamentos, medicamentosos ou não, dependerão da característica de cada paciente, não sendo possível fazer uma lista de medicações obrigatórias.
Gabarito do Professor: ERRADO
Bibliografia
Brasil, Coren. Enfermagem em cuidados paliativos/ Organização: Maria do Carmo Vicensi ... [et al.]. - Florianópolis: Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina: Letra Editorial, 2016. 60p. – (COREN/SC orienta; v.4).