SóProvas


ID
4155424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O estudo da economia brasileira, incluindo-se aí o fenômeno inflacionário que a caracterizou durante um longo período, é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue o item subseqüente.


As necessidades de financiamento do setor público (NFSP), no Brasil, correspondem à variação do endividamento do setor público não-financeiro junto ao sistema financeiro e ao setor privado, tanto doméstico como do resto do mundo.

Alternativas
Comentários
  • NFSP – Necessidade de Financiamento do Setor Público De modo bem simples, podemos dizer que a NFSP representa a necessidade do setor público em se financiar por meio de dívida. A NFSP também é chamada de déficit nominal ou resultado nominal, e corres- ponde à variação nominal dos saldos da dívida interna líquida mais os fluxos exter- nos efetivos, convertidos para reais pela taxa média de câmbio de compra. De acordo com a definição oficial apresentada pelo Banco Central, temos as seguintes conceituações: NFSP – conceito nominal: calculada a partir da variação mensal da Dívida Fiscal Líquida (DFL). NFSP – conceito operacional: conceito nominal excluída a atualização mo- netária incidente sobre a DLSP (para o cálculo da atualização monetária mensal, utiliza-se como deflator o IGP-DI centrado ao final do mês – média geométrica do IGP-DI do mês e do mês subsequente). NFSP – conceito primário: conceito nominal excluídas as despesas de juros nominais incidentes sobre a DLSP, calculadas pelo critério de competência, e incluí- das as receitas de juros relativas às reservas internacionais (utiliza-se a taxa média de câmbio de compra para converter os valores expressos em dólares para reais). NFSP – Juros reais: representa a diferença entre os encargos financeiros to- tais (juros nominais) e a parcela de atualização monetária no mês. Fonte: Prof.Manuel Piñón
  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Manual de Estatísticas Fiscais - Banco Central

    As informações sobre Necessidades de Financiamento são calculadas a partir da variação da Dívida Líquida, utilizando o critério conhecido como “abaixo da linha”. Por esse critério, o resultado fiscal do setor público é medido pela variação do estoque do endividamento líquido do setor público não- financeiro, ou seja, pelo financiamento concedido pelo sistema financeiro e pelos setores privado e externo ao setor público não-financeiro.