A questão trabalha o conceito de Teoria de Ação Planejada (TAP), para isto, primeiramente precisamos compreender:
A Teoria da Ação Racional (TAR) é usada para prever como os indivíduos se comportarão com base em suas atitudes e intenções comportamentais preexistentes. A decisão de um indivíduo de se engajar em um determinado comportamento é baseada nos resultados que o indivíduo espera que surjam como resultado da realização do comportamento.
Nisso nos dá uma ideia de ação-reação, observo como o sujeito se comporta para presumir o que ocorrerá através de suas atitudes, certo?
Já a Teoria da Ação Planejada surge como desdobramento da TAR, que apesar do sucesso desta, o modelo tem sido objeto de questionamento, visto que as intenções e o comportamento parecem ser influenciados por outros fatores, como por exemplo, os hábitos, o que tenha sido realizado no passado. As intenções comportamentais refletem de fato somente a motivação a agir, enquanto a execução de uma ação não depende somente desta, mas também do maior ou menor controle sobre o comportamento. Assim, se um indivíduo possui o pleno controle de uma situação, pode decidir por executar ou não uma ação.
Portanto, não é muito importante reconhecer que minhas atitudes influenciam diretamente no meu adoecimento e, ainda assim, permanecer executando as mesmas atitudes.