SóProvas


ID
4160281
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Brasil fabricará medicamentos a partir da biodiversidade do país


    Para desenvolver a indústria farmacêutica do Brasil, nada melhor do que trabalhar com aquilo que temos de melhor: dono da maior fauna e flora do planeta, o país ainda tem milhares de espécies vegetais não catalogadas e que podem contribuir para a fabricação de medicamentos responsáveis pelo tratamento de diferentes enfermidades.

    Em uma parceria inédita, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) somou esforços com o Aché Laboratórios e a empresa Phytobios para encontrar moléculas de plantas que podem contribuir para remédios destinados às áreas de oncologia e dermatologia. O acordo foi assinado na última segunda-feira (11 de dezembro), durante um evento no auditório do CNPEM, em Campinas.

    Com investimento planejado de R$ 10 milhões, as primeiras expedições comandadas pela Phytobios já reuniram exemplares de diferentes espécies vegetais que serão analisados no Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), que faz parte do CNPEM. “A expedição em busca das espécies é algo bastante complexo: temos de ter um cuidado enorme para não danificar o meio ambiente durante as coletas, além de preservar o material vegetal encontrado”, afirma Cristina Ropke, CEO da Phytobios. “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

    À frente de projetos como o Sirius — maior projeto científico e tecnológico em desenvolvimento no Brasil —o CNPEM conta com equipamentos capazes de realizar a análise das moléculas e mapear suas potencialidades para o tratamento de enfermidades como o combate a diferentes tipos de câncer.

(Disponível em: http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/12/brasil-fabricara-medicamentos-partir-da-biodiversidade-do-pais. html.)

De acordo com o terceiro parágrafo, a transcrição da fala de Cristina Ropke indica que 

Alternativas
Comentários
  • Ou a fala é referente a outro texto ou não há alternativa correta.

  • Gabarito A, cobra inferência.

  • Não entendi foi nada

  • Alguém explica?

  • Não é a C porque em nenhum momento do 3° parágrafo foi falado em Floresta Amazônica.

    Questão boa. Pura Compreensão

  • Primeiro, o texto fornece a informação do valor da pesquisa.

    No entanto, na fala da CEO, ela destaca a complexidade do trabalho a ser realizado que diz respeito a expertise das pessoas envolvidas: “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

    Para responder a questão você precisa unir a informação dada pelo autor sobre o investimento na pesquisa e a fala da CEO, que ignora essa parte financeira e destaca outros pontos da complexidade do trabalho.

  • Meu raciocínio, galera:

    Resultados esperados: descobrir novas espécies para uso farmacêutico e não agredir o meio ambiente.

    Meios necessários: dinheiro e técnicas adequadas, além de consciência ambiental.

    Desse modo, isoladamente só a grana não é suficiente para conseguir os fins almejados.

  • Se vc errou vc tá cansado descansar a mente gente

  • Não apenas o investimento, mas também: “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

  • IDECÃO

  • Cadê os professores da plataforma?

  • Além do investimento, a pesquisa deve ser feita com bastante cautela. (..."temos de ter um cuidado enorme para não danificar o meio ambiente durante as coletas, além de preservar o material vegetal encontrado”

    Ou seja, não basta só o investimento, cuidados, também, devem ser tomados.

    Gab A

  • Precisamos q os professores comentem essas questões!!!

  • Essas questões de português da Idecan é na base do chute/sorte nas menos erradas viu, muuuita sujetividade

  • É muita subjetividade meu Deus..

  • O avaliador fumou

  • Entendi que não basta o investimento financeiro somente, pois ela diz "...temos de ter um cuidado enorme para não danificar o meio ambiente durante as coletas, além de preservar o material vegetal encontrado”. Ou seja, além do dinheiro investido, deve haver cuidado.

  • afirma Cristina Ropke, CEO da Phytobios. “Temos de coletar plantas na época em que elas estão floridas ou frutificadas para que um botânico especialista naquela família as identifique de maneira apropriada.”

    a transcrição da fala de Cristina Ropke indica que isoladamente, um alto investimento financeiro não pode ser considerado um elemento suficiente para que o resultado esperado seja alcançado satisfatoriamente.

    A fala dela indica que, além dos recursos financeiros investidos, é necessária também uma técnica adequada de manejo e conhecimentos básicos sobre alguns tipos de plantas.

  • Curioso é ver as pessoas tentando justificar as assertivas INJUSTIFICÁVEIS da IDECAN.

  • O paragrafo começa falando do investimento financeiro para a pesquisa, em seguida é acrescentada a fala da pesquisadora que, resumindo, expõe sobre a complexidade das técnicas envolvidas na pesquisa, logo se entende que não é só o dinheiro, mas precisa realizar os procedimentos a risca. Alternativa A está correta.

  • A letra B está errado por qual motivo?