SóProvas


ID
4160302
Banca
IDECAN
Órgão
CRF-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    As ações de vigilância sanitária estão fortemente associadas ao sentido de bem-estar da população. Não foi por outro motivo que o Conselho Federal de Farmácia fez gestões, com vistas a sensibilizar autoridades de todos os Poderes a que definissem o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e criassem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que veio a acontecer, em 1999, por força da Medida Provisória 1.791, convertida na Lei 9.782, publicada em 26 de janeiro daquele ano. Entendíamos que o Brasil tinha uma enorme necessidade de um órgão central dotado de uma superestrutura que pudesse coordenar todas as atividades do setor.

    A lei que a criou deixa claro que a sua finalidade institucional é promover a proteção da saúde da população, por meio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

    Este vasto conjunto de atribuições de vigilância exige uma complexa capacitação técnica de quem o executa. O farmacêutico é o profissional dotado desta capacitação.

    Tem uma profunda formação acadêmica, vastos conhecimento científico e preparação técnica, além de amparo legal, o que faz dele o profissional insubstituível para proceder a verificação de riscos sanitários associados à fabricação, à manipulação, ao transporte, armazenamento e distribuição de produtos, como drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e outros para a saúde.

    Por tudo, as ações de fiscalização realizadas pelo farmacêutico são privativas suas e identificadas como sendo de alto grau de risco sanitário, em consonância com o inciso III do artigo 1º do Decreto nº 85.878/1981. Significa que o objeto de sua atividade fiscalizadora jamais pode ser licenciado, sem que seja submetido à sua fiscalização.

(Walter da Silva Jorge João, Presidente do Conselho Federal de Farmácia. Disponível em: http://www.cff.org.br/userfiles/file/cartilha%20vigil% C3%A2ncia%20sanit%C3%A1ria08Dez 2017.pdf. Fragmento.)

De acordo com a estrutura textual e a forma como as ideias e informações são apresentadas, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Chamamos de campo lexical o conjunto de palavras de uma língua que estão relacionadas por afinidades conceituais, como se fizessem, desse modo, parte de uma mesma família. Nosso léxico, espécie de vocabulário virtual ao qual recorremos quando nos comunicamos, é composto por uma infinidade de palavras. Ao longo de nossas vidas, à medida que somos expostos a diferentes contatos com a linguagem, ele vai recebendo novos elementos.

    Nesse conjunto de palavras que estão ligadas através de relações de significado, novos lexemas são constantemente incorporados, provando que o campo lexical não é algo fixo e imutável. Pode parecer uma definição complexa, mas todos nós sabemos exatamente do que se trata, pois de acordo com a área de conhecimento na qual atuamos — seja você estudante, mecânico de carros, jogador de futebol ou astronauta, dispomos de um vocabulário bem específico, utilizado em momentos adequados. Observe alguns exemplos de diferentes campos lexicais:

    Campo lexical da informática: hardware, software, programas, byte, browser 

    GAB. b

  • campo lexical, por sua vez é o conjunto de palavras que pertencem a uma mesma área de conhecimento, e está dentro do léxico de alguma língua. São exemplos de campos lexicais: o da saúde: estetoscópio, cirurgia, esterilização, medicação, etc. o da escola: livros, disciplinas, biblioteca, material escolar, etc.

    https://www.infoescola.com/redacao/campos-lexicais-e-semanticos/

  • Gabarito B ✔️

    Guerreiros , primeiro vamos entender o conceito de juízo de valor e juízo de fato . Já destaco que a IDECAN é fã desses termos !

    Juízo de valor> Julgamento feito a partir de percepções individuais ,tendo como base fatores culturais ,sentimentais . Normalmente relacionados aos valores morais !

    Juízo de fato > refere-se a uma experiência vivida , isto é, refere-se as coisas de modo objetivo .Por isso são descritivos !

  • Acredito que o parágrafo 4 responde a questão, pois mostra as opiniões do autor, o "juízo de valor" "Tem uma profunda formação acadêmica, vastos conhecimento científico e preparação técnica, além de amparo legal, o que faz dele o profissional insubstituível para proceder a verificação de riscos sanitários associados à fabricação, à manipulação, ao transporte, armazenamento e distribuição de produtos, como drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e outros para a saúde."