SóProvas


ID
4165345
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Para realizar um estudo de tráfego é necessário conhecer e entender o significado de cada expressão utilizadas. A padronização das expressões é recorrente em todas as áreas. O Manual de Estudos de Tráfego descreve uma série deles logo depois da introdução. O objetivo é fazer com que não haja erros de compreensão entre os envolvidos no estudo. Quanto ao conceito de Velocidade Diretriz , assinale a alternativa que o define corretamente .

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    A) Velocidade de Fluxo Livre 

    C) Velocidade Média de Percurso 

    D) Velocidade Média de Viagem (Velocidade Média no Espaço) 

    Fonte: http://ipr.dnit.gov.br/normas-e-manuais/manuais/documentos/723_manual_estudos_trafego.pdf

  • PENSAVA QUE O ESTUDO VIABILIZAVA EM SITUAÇOES DE ENGARRAFAMENTO...OU SEJA UQASE PARADO HAHAHA

  • Não encontrei nada sobre Velocidade Diretriz no CTB, alguém sabe de onde a banca tirou essa questão?

  • VELOCIDADE DE PROJETO OU VELOCIDADE DIRETRIZ, REFERE-SE Á MAXIMA VELOCIDADE QUE O VEÍCULO PODE MANTER EM DERTERMINADO TRECHO, EM CONDIÇÕES NORMAIS, COM SEGURANÇA. EM UMA DETERMINADA ESTRADA DEVE-SE SEMPRE ADOTAR UMA DETERMINADA VELOCIDADE DE PROJETO, USANDO-SE VELOCIDADES DIFERENTES EM CASOS ESPECIAIS.

    Fonte: https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/paulo.borges/Download/EAC075/Caracteristicas%20Tecnicas%20para%20Projeto%20de%20Rodovias.pdf

  • (A) Velocidade de Fluxo Livre: é a velocidade média dos veículos de uma determinada via, quando apresenta volumes baixos de tráfego e não há imposição de restrições quanto às suas velocidades, nem por interação veicular nem por regulamentação do trânsito. Reflete, portanto, a tendência do motorista dirigir na velocidade que deseja. 

    (B) Velocidade Diretriz ou Velocidade de Projeto: é a velocidade selecionada para fins de projeto, da qual se derivam os valores mínimos de determinadas características físicas diretamente vinculadas à operação e ao movimento dos veículos. Normalmente é a maior velocidade com que um trecho viário pode ser percorrido com segurança, quando o veículo estiver submetido apenas às limitações impostas pelas características geométricas.

    (C)  Velocidade Média de Percurso: velocidade em um trecho de uma via, determinada pela razão do comprimento do trecho pelo tempo médio gasto em percorrê-lo, incluindo apenas os tempos em que os veículos estão em movimento. 

    (D) Velocidade Média de Viagem (Velocidade Média no Espaço): velocidade em um trecho de uma via, determinada pela razão do comprimento do trecho pelo tempo médio gasto em percorrê-lo, incluindo os tempos em que, eventualmente, os veículos estejam parados.

    FONTE: https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/ipr/coletanea-de-manuais/vigentes/723_manual_estudos_trafego.pdf