SóProvas



Questões de Engenharia de tráfego


ID
89446
Banca
FUNRIO
Órgão
PRF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O CONTRAN estabelecerá as normas e regulamentos a serem adotados em todo o território nacional quando da implementação das soluções adotadas pela Engenharia de Tráfego, assim como padrões a serem praticados por todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. É correto afirmar sobre engenharia de tráfego, operação, fiscalização e policiamento ostensivo de trânsito que

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.b) Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.c) Art. 95.§ 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.d) Art. 93. Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.e) Art. 95.§ 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.
  • Alternativa correta, Letra D 
    Comentário Letra AErro em vermelhoa) qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado, sendo proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, independente de casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo DETRAN. 
    Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.
    Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.
    Comentário Letra B 
    Erro em vermelho
    b) nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via, salvo se autorizada por decreto do poder executivo da localidade.
    Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    Comentário Letra C 
    Erro em vermelhoc) a obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento, juntamente com a policia militar e a guarda municipal. 
    Art. 95. - § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.
    Comentário Letra E 

    Erro em vermelhoe) obrigatoriamente a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, sempre com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.
    Art. 95. - § 2º  Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade...
  • DA ENGENHARIA DE TRÁFEGO, DA OPERAÇÃO, DA FISCALIZAÇÃO E DO POLICIAMENTO OSTENSIVO DE TRÂNSITO – CAPÍTULO 8
    a) qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado, sendo proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, independente de casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo DETRAN. (ERRADO) salvo em casos especiais e nos padroes e critérios estabelecidos pelo CONTRAN e não pelo DETRAN.

    b) nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via, salvo se autorizada por decreto do poder executivo da localidade. (ERRADO) sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    c) a obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento, juntamente com a policia militar e a guarda municipal. (ERRADO)

    d) nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em polo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas. (CORRETO)

    e) obrigatoriamente a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, sempre com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.(ERRADO) salvo em casos de emergência.
  • Comentários:esta questão não é difícil e simplesmente cobrou o conhecimento de diversos dispositivos do Capítulo VIII do Código de Trânsito Brasileiro – CTB – que trata das normas de engenharia de tráfego e outras questões. Cada uma das alternativas erradas é a reprodução de um artigo do CTB, mas com algum erro, e mesmo sem se lembrar com muita clareza de todo o texto legal era possível depreender a resposta correta. Vejamos cada alternativa:
    -        Alternativa A:errada, pois seria muito estranho que a lei vedasse, sem nenhuma outra possibilidade, a utilização de sinalização transversal e sonorizadores como redutores de velocidade, em casos especiais. Ao contrário, o dispositivo pertinente permite tais exceções: “Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado. Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN”.
    -        Alternativa B:errada, pois efetivamente é necessária a autorização expressa do poder público competente, e não há no CTB essa exceção que sane a necessária autorização, que deve vir do órgão competente, por meio de decreto do executivo. Por outro lado, se o órgão competente fosse o que expediria esse decreto, teríamos a autorização prévia, ou seja, de todo jeito a questão fica errada. O art. Correspondente no CTB é o seguinte: “Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via”.
    -        Alternativa C:errada, porque a obrigação de sinalizar, em hipóteses como a narrada, não tão somente do responsável pela obra, consoante demonstra o §1º do art. 95 do CTB: “§ 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento”. E seria estranho se o poder público tivesse obrigações pela sinalização por transtornos causados por obra ou evento particular.
    -        Alternativa D: esta é a resposta correta. O texto da alternativa é idêntico ao do art. 93 do CTB, razão pela qual é até desnecessário repeti-lo. Mas observe que esta é a alternativa mais razoável, sem se utilizar dos extremismos que tornaram as demais alternativas erradas.
    -        Alternativa E:errada, pois se, de fato, é uma obrigação dos órgãos de trânsito comunicar os desvios com 48h de antecedência, seria totalmente irrazoável – seria até mesmo impossível – exigir-se o mesmo nos casos de emergência. E tal exceção, da emergência, embora prevista na lei, não foi reproduzida pela questão, o que tornou a alternativa errada, consoante o §2º do art. 95 do CTB: “§ 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados”.
  • questão extensa, mas simples, se considerarmos as palavras chave.  

  • A) Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.

            Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.

     

    B)   Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

     

    C)Art. 95 § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

     

    D) CORRETO

     

    E) § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

     

  • Item A: errado. Existe sim exceção: são realmente os casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente.

    Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.

    Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.

    Item B: errado. O erro é exatamente o oposto do item anterior: aqui não há exceção, é obrigatória a autorização. Não existe isso de decreto autorizador.

    Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    Item C: errado. Quem sinaliza é o responsável. Não é a Polícia Militar nem a Guarda Municipal.

    Art. 95 § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

    Item D: certo. É a regra.

    Art. 93. Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.

    Item E: errado. Esta é a regra, mas existe exceção: em casos de emergência o prazo será dispensado.

    Art. 95, § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

    Resposta: D.


ID
546451
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

De acordo com a conceituação de engenharia de tráfego, as vias rurais classificam-se em rodovias e estradas. Consideram-se rodovias, aquelas que

Alternativas
Comentários
  • Uma rodovia é qualquer estrada pública asfaltada. De acordo com definições no Anexo I do Código de Trânsito do Brasil, são vias rurais de rodagem pavimentadas, o que corresponde a uma via de transporte interurbano de alta velocidade, que podem ou não proibir o seu uso por parte de pedestres e ciclistas, sendo de fácil identificação por sua denominação.

     

    Rodovia pode ser definida como uma estrada de rodagem ou uma via de transporte interurbano de alta velocidade, que podem ou não proibir o seu uso por parte de pedestres e ciclistas, sendo de fácil identificação por sua denominação no caso de federais são chamadas pelas iniciais BR-XXX (onde XXX é o código de cada rodovia) e as estaduais de AB-XX(X) (onde as letras AB representam o código do Estado brasileiro e o XXX ou XX é o código da estrada).

  • e)federais ou estaduais, interligam estados e/ou municípios.


ID
923539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2002
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Julgue o seguinte item, relativo ao trânsito nas vias brasileiras, segundo o CTB.

Considere a seguinte situação hipotética.

Em julho de 1999, após o levantamento das informações necessárias, o órgão competente deliberou construir uma ondulação transversal em determinada rodovia, de modo que, no segmento, a velocidade máxima fosse reduzida. Ademais, em outro segmento, seria colocado um sonorizador.

Nessa situação, a colocação da ondulação e do sonorizador não contrariará a legislação de trânsito, mas terá de ser realizada em consonância com os padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C


    Art. 91. O CONTRAN estabelecerá as normas e regulamentos a serem adotados em todo o território nacional quando da implementação das soluções adotadas pela Engenharia de Tráfego, assim como padrões a serem praticados por todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.


     Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.


      Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.


  • é proibida a utilização das ondulações transversais e sonorizadores como redutores de velocidade, SALVO em casos especiais definidos pelo ORGÃO/ENTIDADE COMPETENTE, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN

  • Art 94. Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.


  • Em julho de 1999, após o levantamento das informações necessárias, o órgão competente deliberou construir uma ondulação transversal em determinada rodovia, de modo que, no segmento, a velocidade máxima fosse reduzida. Ademais, em outro segmento, seria colocado um sonorizador. 


    Nessa situação, a colocação da ondulação e do sonorizador não contrariará a legislação de trânsito, mas terá de ser realizada em consonância com os padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN. C


     Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.

     Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.

  • Infelizmente lombada em rodovia é permitido. Gabarito: Certo

  • A regra é a proibição da instalação de ondulações transversais (quebra-molas) e sonorizadores como redutores de velocidade. Porém, existe a exceção: o órgão/entidade competente pode sim instalá-los, desde que nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.

    Art. 94, parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.

    Resposta: certo.

  • ATENÇÃO! A Resolução 600/16 do CONTRAN estabelece que o uso de ondulações transversais

    (quebra-molas e outros) e sonorizadores só podem ser instalados em vias de locais onde se deseja

    uma velocidade de até 20 km/h (Tipo B) ou 30 km/h (Tipo A).

    -Pedro Canezin

  • GABARITO: CERTO.

  • CORRETO, SERÁ ESTABELECIDA A CONSTRUÇÃO EM ACORDO COM O QUE ENCONTRAMOS NO ART 94 DO CTB, PORÉM ATUALMENTE DEVEMOS FICAR DE OLHO NA RESOLUÇÃO 600/16

  • Comentários com a simples transcrição literal da legislação em questão são absolutamente desnecessários. Não entendo a necessidade de flodar este espaço que deveria servir para macetes e levantamento de supostas incorreções nas questões.

  •   Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.

           Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.

    RESOLUÇÃO 600/16

    Art. 3º A ondulação transversal pode ser do TIPO A ou doTIPO B e deve atender às características constantes do ANEXO II dapresente Resolução.

    I - ondulação transversal TIPO A: Pode ser instalada ondeocorre a necessidade de limitar a velocidade máxima para 30km/h,em:

    a) rodovia, somente em travessia de trecho urbanizado;

    b) via urbana coletora;

    c) via urbana local.

    II - ondulação transversal TIPO B: Pode ser instalada somenteem via urbana local em que não circulem linhas regulares detransporte coletivo e não seja possível implantar a ondulação transversaldo Tipo A, reduzindo pontualmente a velocidade máxima para20 km/h.

    Parágrafo único. Em casos excepcionais em que haja comprometimentoda segurança viária, comprovado mediante estudo técnicode engenharia de tráfego, pode ser adotado o uso da ondulaçãotransversal TIPO A em rodovia, em situação não contemplada noinciso I, letra "a", e em via urbana arterial, respeitados os demaiscritérios estabelecidos nesta Resolução.

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • Cespe, desde 2002 formulando mal questões para pegar concurseiro.

    Essa questões poderia muito bem ser interpretada tanto como errada como certa, já que a regra é a proibição.

    "a colocação da ondulação e do sonorizador não contrariará a legislação de trânsito" - CONTRARIA a regra geral, logo, essa primeira parte está errada.


ID
1184761
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

De acordo com a função do sistema viário nas vias terrestres urbanas, o tráfego de cada área apresenta características específicas em relação a itens como, por exemplo, a velocidade máxima permitida.
Para que se tenha um funcionamento harmônico, contínuo e balanceado do sistema viário urbano como um todo é necessário que

Alternativas
Comentários
  • d)a transição entre as funções das diversas vias seja gradativa.

     


ID
1277101
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O CTB fornece e estabelece normas de conduta para a Engenharia de Tráfego e todas as infrações e penalidades para os motoristas.

O Anexo I do CTB contém os conceitos e as definições dos termos utilizados no trânsito em geral. Relacione os conceitos a seguir às suas definições.

I - Interseção
II - Bordo da pista
III - Canteiro central

P - Obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias.

Q - Todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações.

R - Margem, podendo ser demarcada por linhas longitudinais que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos.

S - Acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

As associações corretas são:

Alternativas
Comentários
  • ANEXO I, CTB

    INTERSEÇÃO - todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações.

    BORDO DA PISTA - margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos.

    CANTEIRO CENTRAL - obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).

    VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

  • A questão aborda os conceitos previstos no Anexo I do CTB, buscando com que sejam relacionados os conceitos com as respectivas definições. Com base no Anexo I do CTB, pode-se afirmar que os conceitos apresentados têm as seguintes definições:


    I – Interseção: todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações. Corresponde à definição apresentada na letra “Q".

     
    II - Bordo da pista: margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos. Corresponde à definição apresentada na letra “R".


    III - Canteiro central: obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício). Corresponde à definição apresentada na letra “P".


    A definição apresentada na letra “S" corresponde ao conceito de Via de Trânsito Rápido.


    Portanto, temos: I – Q, II – R, III – P.


    Resposta: C

  • Gabarito C

    ANEXO I
    DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES

    INTERSEÇÃO - todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações.

    BORDO DA PISTA - margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos.

    CANTEIRO CENTRAL - obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).

    Vlw galerinha bons estudos!

  • ANEXO I
    DOS CONCEITOS E DEFINIÇÕES

    INTERSEÇÃO - todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações.

    BORDO DA PISTA - margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos.

    CANTEIRO CENTRAL - obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).

    (para revisar)

  • GABARITO: LETRA C.

    COMPLEMENTANDO...

    S = VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO

  • Acertei só porque sabia o que era Interseção heueheuheuhe

  • Para melhor entendimento:
    Interseção = Todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações.
    Bordo da pista = Margem, podendo ser demarcada por linhas longitudinais que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos.
    Canteiro central = Obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias. 

  • Vamos às definições:

    INTERSEÇÃO - todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações.

    BORDO DA PISTA - margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos.

    CANTEIRO CENTRAL - obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).

    VIA DE TR NSITO RÁPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

    Resposta: C.

  • Vamos às definições:

    INTERSEÇÃO - todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais 

    cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações.

    BORDO DA PISTA -margem da pista, podendo ser demarcada por linhas longitudinais de bordo que delineiam 

    a parte da via destinada à circulação de veículos.

    CANTEIRO CENTRAL - obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, 

    eventualmente substituído por marcas viárias (canteiro fictício).

    VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções 

    em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

    Resposta: C.


ID
1288081
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A expressão volume de tráfego define a(o)

Alternativas
Comentários
  • d)número de veículos contados na seção de uma via, num período de tempo.


ID
1344076
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Aponte nos itens abaixo o que NÃO faz parte das consequências negativas causadospela relação trânsito e meio ambiente:

Alternativas
Comentários
  • (D)

    Se o cidadão não jogar lixo na via,nos terrenos baldios ou na vegetação à margem das rodovias.Com certeza NÃO faz parte das consequências negativas com  relação trânsito e meio ambiente.

  • A preocupação com o meio-ambiente encontra-se expressa no CTB, como se observa no § 5º do art. 1°, ao determinar que os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio-ambiente.

    Analisando as alternativas, observa-se que o item que NÃO faz parte das consequências negativas causadas pela relação trânsito e meio ambiente é o fato de não jogar lixo na via, nos terrenos baldios ou na vegetação à margem das rodovias, ou seja, essa é uma conduta positiva e que se espera das pessoas envolvidas no trânsito.



    Resposta: D

  • questão de português ;P

  • Não jogar lixo não é uma consequência!

    Se dirigir levasse a não jogar lixo e não poluir, o mundo seria um lugar bem mais limpo :)

  • NAO faz parte das consequencias NAO jogar lixo ....


ID
1376707
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Um grande evento será realizado em um local onde a livre circulação de veículos ficará seriamente afetada. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O evento não poderá ser realizado sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

II. A obrigação de sinalizar é do responsável pela realização do evento.

III. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará à comunidade, pelos meios de comunicação, com oito horas de antecedência, qualquer interdição da via, indicando os caminhos alternativos a serem utilizados.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • I - correta - CTB,  Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    II - correta - CTB, art. 95, § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

    III - incorreta - CTB, art. 95, § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

  •  Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

            § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

            § 2º SALVO EM CASOS DE EMERGÊNCIA, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com QUARENTA E OITO HORAS de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

  • A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará à comunidade, pelos meios de comunicação, com quarenta e oito horas de antecedência, qualquer interdição da via, indicando os caminhos alternativos a serem utilizados. 

  • Pense que uma pessoa vai fazer uma festa em sua vizinhança e quer interditar a rua pra poder ter segurança com seus vizinhos.

    Vamos lá: 

    - Caso evento POSSA perturbar ou interromper... -> DEVERÁ ter prévia permissão do órgão ou entidade de trânsito;

    - Órgão ou entidade de trânsito com CIRCUNSCRIÇÃO sobre a via;

    - Quem faz a festa que é obrigado a sinalizar (deve se movimentar pedindo a sinalização ao órgão competente, como cones, fitas, cavaletes). 

    - A autoridade de trânsito avisará a comunidade com 48 horas de antecedência.

    - SALVO EM CASOS DE EMERGÊNCIA.

     

    É ÓBVIO PENSAR ASSIM: SE OCORREU UMA EMERGÊNCIA, FOI HÁ POUQUÍSSIMO TEMPO, LOGO NINGUÉM TEM 48 HORAS PRA AVISAR NINGUÉM, TEM QUE SER RESOLVIDO LOGO. 

     

    Abraço, bons estudos!

  • Para facilitar o entendimento, vamos analisar item por item.

    Item I – Correto.

    De acordo com o art. 95 do CTB, nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    Item II – Correto.

    De acordo com o § 1º do art. 95 do CTB, a obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

    Item III – Incorreto.

    De acordo com o § 2º do art. 95 do CTB, salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

    Portanto, somente as afirmativas I e II estão corretas.


    Resposta: C

  • GABARITO C.

     

    AVISARÁ COM 48 HORAS DE ANTECEDÊNCIA.

     

    " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR. DO SEU DESTINO."

  • I. O evento não poderá ser realizado sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.    Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    II. A obrigação de sinalizar é do responsável pela realização do evento. 

    § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

    III. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará à comunidade, pelos meios de comunicação, , qualquer interdição da via, indicando os caminhos alternativos a serem utilizados.

    § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

     

  • I. O evento não poderá ser realizado sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.    Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    II. A obrigação de sinalizar é do responsável pela realização do evento. 

    § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

    III. A autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará à comunidade, pelos meios de comunicação, , qualquer interdição da via, indicando os caminhos alternativos a serem utilizados.

    § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

     

  • O caput do art. 95 não seria inconstitucional?

  • Item I: certo. Vimos que é exigida a permissão do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via.

    Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    Item II: certo. Após a autorização, cabe ao organizador sinalizar

    Art. 95, § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

    Item III: errado. Em regra, a antecedência mínima para avisar a comunidade sobre a interdição da via é de 48h.

    Art. 95, § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

    Resposta: C.


ID
1391827
Banca
FUNCAB
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Analise as proposições a seguir relacionadas aos sistemas de priorização do transporte público através do BRT.

I- O Bus Rapid Transit (BRT) é um dos mecanismos de custo mais eficiente para as cidades desenvolverem rapidamente um sistema de transporte público que possa se expandir por uma rede complexa, bem como promover um serviço veloz e de excelente qualidade.

II- O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte de ônibus que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável e com um custo eficiente através da provisão de infraestrutura segregada com prioridade de passagem, operação rápida e frequente e excelência em marketing e serviço ao usuário.

III- O BRT basicamente imita as características de desempenho e conforto dos modernos sistemas de transporte sobre trilhos, mas a uma fração do custo.

IV- Atualmente, o BRT é provavelmente a única opção de transporte disponível para as grandes cidades. O Metrô ferroviário, o veículo leve sobre pneus (VLP), o monotrilho, o trem suburbano e o sistema padrão de ônibus são todos opções que líderes municipais devem desconsiderar, devido aos altos custos de implantação e às dificuldades operacionais em atender à demanda.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • A única que eu tinha certeza estar errado era a quarta.  

    Da onde saiu isso.

    Propaganda do BRT: 

    I serviço veloz 

    II excelência em marketing

    III  a uma fração do custo

  • Gab: A


  • A questão aborda assuntos que podem ser respondidos com base no Manual de BRT (Bus Rapid Transit), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

    Para facilitar o entendimento, vamos analisar item por item.

    Item I – Correto.

    Essa afirmação encontra-se na página 1 do Resumo Executivo do Manual de BRT.

    Item II – Correto.

    Essa afirmação encontra-se na página 1 do Resumo Executivo do Manual de BRT.

    Item III – Correto.

    Essa afirmação encontra-se na página 1 do Resumo Executivo do Manual de BRT.

    Item IV – Incorreto.

    De acordo com o Manual de BRT, o Metrô ferroviário, o veículo leve sobre pneus (VLP), o monotrilho, o trem suburbano e o sistema padrão de ônibus são, todos, opções que líderes municipais devem considerar. Não há uma única tecnologia certa ou errada, já que tudo depende das circunstâncias locais.

    Portanto, estão corretos os itens I, II e III, apenas.



    Resposta: A

  • Na III tinha que saber o valor da passagem do BRT então ? kkkkkkk 

     

    Aqui no Rio, pelo menos, a passagem de BRT está 3,80 e a do trem 4,20. Porém, o valor já esteve mais próximo ainda.

     

    Se daqui a 1 ano igualar o preço das passagens vou solicitar ao Qc pra colocar como questão desatualizada kkkkkkk

     

    Gabarito A.

     

    Bons estudos galera ..


ID
1391830
Banca
FUNCAB
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O “Manual do BRT: guia de planejamento" apresenta conceitos e parâmetros de utilização para sistemas de BRT. Acerca deste tema, analise as assertivas a seguir:

I- Até agora, o sistema de BRT de maior capacidade consegue atender aproximadamente 120.000 passageiros por hora por sentido (TransMilênio de Bogotá).

II- Um sistema BRT padrão, sem faixas de ultrapassagem para serviços expressos, proverá um máximo de, aproximadamente, 13.000 passageiros por hora por sentido.

III- A maioria dos sistemas de BRT de alta qualidade atinge velocidades comerciais médias de aproximadamente 85 km por hora.

IV- Conseguir um sistema de alta capacidade e alta velocidade depende de uma gama de características de projeto operacional, incluindo múltiplas posições de parada nas estações, serviços expressos e serviços de poucas paradas, veículos articulados com múltiplas portas, portas largas, pagamento e controle de pagamento externo (fora do ônibus), plataformas de embarque em nível e bons espaços nas estações.

V- Mecanismos que ajudam a descongestionar a área das estações e conduzir a rápidos embarques e desembarques de passageiros certamente trazem grandes dividendos em termos de velocidade e capacidade.

Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda assuntos que podem ser respondidos com base no Manual de BRT (Bus Rapid Transit), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades.

    Para facilitar o entendimento, vamos analisar item por item.

    Item I – Incorreto.

    De acordo com o item 8 do Manual de BRT, que fala sobre capacidade e velocidade do sistema, Até agora, o sistema de BRT de maior capacidade consegue atender aproximadamente 42.000 passageiros por hora por sentido (TransMilenio de Bogotá).

    Item II – Correto.

    Essa afirmação encontra-se no item 8 do Manual de BRT, que fala sobre capacidade e velocidade do sistema.

    Item III – Incorreto.

    De acordo com o item 8 do Manual de BRT, que fala sobre capacidade e velocidade do sistema, a maioria dos sistemas BRT de alta qualidade atinge velocidades comerciais médias de aproximadamente 23 a 39 km por hora.

    Item IV – Correto.

    Essa afirmação encontra-se no item 8 do Manual de BRT, que fala sobre capacidade e velocidade do sistema.

    Item V – Correto.

    Essa afirmação encontra-se no item 8 do Manual de BRT, que fala sobre capacidade e velocidade do sistema.

    Portanto, estão corretos os itens II, IV e V apenas.


    Resposta: B

  • GABARITO "B" - Treinando Chutar...

    http://www.fetranspordocs.com.br/downloads/04ManualdeBRT.pdf

  • cada chute é um gol pae... hehehe 0/

     


ID
1457362
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Quanto ao uso de equipamentos eletrônicos na fiscalização de trânsito, assinale a altenativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO N°, 396 DE 13 DE DEZEMBRO DE 2011  

    A) Errada - § 7º Quando em determinado trecho da via houver instalado medidor de velocidade  do tipo fixo, os equipamentos dos tipos estático, portátil e móvel, somente poderão ser utilizados a uma distância mínima daquele equipamento de:  I – quinhentos metros em vias urbanas e trechos de vias rurais com características de via urbana;  II - dois quilômetros em vias rurais e vias de trânsito rápido.  
    C) II - ser aprovado na verificação metrológica pelo INMETRO ou entidade por ele delegada; 
    B) III - ser verificado pelo INMETRO ou entidade por ele delegada, obrigatoriamente com periodicidade máxima de 12 (doze) meses e, eventualmente, conforme determina a legislação metrológica em vigência.  D) Art. 4º Cabe à autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via determinar a localização, a sinalização, a instalação e a operação dos medidores de velocidade do tipo fixo.  
    E) § 2º Para determinar a necessidade da instalação de medidor de velocidade do tipo fixo, deve ser realizado estudo técnico que contemple, no mínimo, as variáveis do modelo constante no item A do Anexo I, que venham a comprovar a necessidade de controle ou redução do limite de velocidade no local, garantindo a visibilidade do equipamento.   
  • Gab. Letra A,


    Estáticos após o fixo:

    500 metros, se em vias com características urbanas.

    2km em via rural ou trânsito rápido.


    Obs.: Sem variação de velocidade por 5 km.



    Distância mínima entre fixos:


    Via Urbana      

                             

    >=80 km/h                         

    ____________ ⍎  400~500m  ⍎

    ========== 

    ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

      

      <80km/h

    ____________ ⍎  100~300m ⍎

    ========== 

    ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

      

    Via Rural

                             

    >=80 km/h                         

    ____________ ⍎  1000~2000m ⍎

    ========== 

    ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

      

      

      <80km/h

    ____________ ⍎  300~1000m ⍎

    ========== 

    ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯




    https://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_396_11.pdf 

     

  • Para facilitar o entendimento, vamos analisar item por item.

    Item A – Incorreto.

    De acordo com o inciso I do § 7º do art. 4º da Res. 396 do CONTRAN, quando em determinado trecho da via houver instalado medidor de velocidade do tipo fixo, os equipamentos dos tipos estático, portátil e móvel, somente poderão ser utilizados a uma distância mínima daquele equipamento de quinhentos metros em vias urbanas e trechos de vias rurais com características de via urbana.

    Item B – Correto.

    De acordo com o inciso III do art. 3º da Res. 396 do CONTRAN, o medidor de velocidade de veículos deve ser verificado pelo INMETRO ou entidade por ele delegada, obrigatoriamente com periodicidade máxima de 12 (doze) meses e, eventualmente, conforme determina a legislação metrológica em vigência.

    Item C – Correto.

    De acordo com o inciso I do art. 3º da Res. 396 do CONTRAN, o medidor de velocidade de veículos deve ter seu modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos  estabelecidos nesta Resolução;

    Item D – Correto.

    É exatamente o que prevê o Art. 4º da Res. 396 do CONTRAN.

    Item E – Correto.

    De acordo com o § 2º art. 4º da Res. 396 do CONTRAN, para determinar a necessidade da instalação de medidor de velocidade do tipo fixo, deve ser realizado estudo técnico que contemple, no mínimo, as variáveis do modelo constante no item A do Anexo I, que venham a comprovar a necessidade de controle ou redução do limite de velocidade no local, garantindo a visibilidade do equipamento.


    Resposta: A

  • Incorreta letra A

     

    Quando em um trecho da via urbana houver instalado medidor de velocidade do tipo fixo, os equipamentos dos tipos estático, portátil e móvel, somente poderão ser utilizados a uma distância miníma de QUINHENTOS METROS daquele equipamento.

     

    CONTRAN - Res. n.º 396, art. 4º, § 7º, inciso I - Quando em determinado trecho da via houver instalado medidor de velocidade do tipo fixo, os equipamentos dos tipos estático, portátil e móvel, somente poderão ser utilizados a uma distância mínima daquele equipamento de quinhentos metros em vias urbanas e trechos de vias rurais com características de via urbana.

     

    HEY HO LET'S GO!

     

  • CUIDADO COM O COMENTÁRIO DO COLEGA RAÍ CANI....


    Obs.: Sem variação de velocidade por 5 km....de acordo com o art 6º, $1(Res 396) essa observação SÓ VALE PARA O MEDIDOR DO TIPO MÓVEL.


    Art. 6° A fiscalização de velocidade deve ocorrer em vias com sinalização de regulamentação de velocidade máxima permitida (placa R-19), observadas as disposições contidas no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Volume 1, de forma a garantir a segurança viária e informar aos condutores dos veículos a velocidade máxima permitida para o local. 

    § 1° A fiscalização de velocidade com medidor do tipo móvel só pode ocorrer em vias rurais e vias urbanas de trânsito rápido sinalizadas com a placa R-19 conforme legislação em vigor e onde não ocorra variação de velocidade em trechos menores que 5 (cinco) km.

  • Cuidado! QUESTÃO DESATUALIZADA a resolução n º 798/2020 revogou a anterior.

    Agora a distância mínima é :

    500m vias urbanas e rurais com características urbanas.

    200m para os demais trechos de vias rurais


ID
1625059
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O Conselho Nacional de Trânsito estabelecerá as normas e regulamentos a serem adotados em todo o território nacional quanto à engenharia de tráfego, assim como padrões a serem praticados por todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Quanto a essas normas, operação, fiscalização e policiamento ostensivo de trânsito, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

     § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

     § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

  • art. 95, § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

  • Prezados,
    Analisanto cada item separadamente:
     

    a) Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres ou colocar em risco sua segurança será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade do Sistema Nacional de Trânsito com circunscrição sobre a via.

     

     Trata-se do caput do art. 95 da L9.503. O examinador apenas copiou e colou.

     

    b) Ao servidor público responsável pela inobservância de qualquer das normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro relativas à engenharia de tráfego, a autoridade de trânsito aplicará multa diária no seu vencimento ou remuneração devida, enquanto permanecer a irregularidade.

     

    Trata-se do art. 95, § 4º. Vale ressaltar que o parágrafo em questão remete expressamente aos artigos 93 e 94 do CTB, e que a multa diária será de na base de 50% do dia dia de vencimento ou remuneração devida.

     

    c) Mesmo em casos de emergência, a autoridade de trânsito deverá avisar à comunidade com quarenta e oito horas de antecedência qualquer interdição à via.

     

    Ainda no art. 95 da referida Lei, em seu parágrafo 2º:
    "Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados." 

     

    d) Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em polo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade do Sistema Nacional de Trânsito com circunscrição sobre a via.

     

    art. 93, L9.503:

     "Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas."

     

     

    Gabarito: Letra C

  • Para facilitar o entendimento, vamos analisar item por item.


    Item A – Correto.

    De acordo com o art. 95 do CTB, nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.


    Item B – Correto.

    De acordo com o § 4º do art. 95 do CTB, ao servidor público responsável pela inobservância de qualquer das normas previstas neste e nos arts. 93 e 94, a autoridade de trânsito aplicará multa diária na base de cinquenta por cento do dia de vencimento ou remuneração devida enquanto permanecer a irregularidade.


    Item C – Incorreto.

    De acordo com o § 2º do art. 95 do CTB, salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.


    Item D – Correto.

    De acordo com o art. 93 do CTB, nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.



    Resposta: C

  • Gab C

    Como a questão queria a incorreta.

    Art. 95.      § 2º  Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

    Bons estudos galerinha!!!

  • Item A: certo. Literal.

    Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    Item B: certo. O CTB prevê esta possibilidade.

    Art. 95, § 4º Ao servidor público responsável pela inobservância de qualquer das normas previstas neste e nos arts. 93 e 94, a autoridade de trânsito aplicará multa diária na base de cinquenta por cento do dia de vencimento ou remuneração devida enquanto permanecer a irregularidade.

    Item C: errado. É o gabarito. Em casos de emergência, não é exigido o cumprimento de tal prazo. 

    Art. 95, § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

    Item D: certo. Literal. 

    Art. 93. Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.

    Resposta: C.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • GAB C- Em casos de emergência, NÃO é exigido o prazo de 48 horas.


ID
1749832
Banca
IESAP
Órgão
EPT - Maricá
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Segundo o Art. 95 e § 2º da Lei nº 9.503/1997, nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via. Estabelece ainda que salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados com antecedência de:

Alternativas
Comentários
  • Conforme dispõe o CTB em seu artigo 95.


    § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

  •        a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade com quarenta e oito horas de antecedência por intermédio dos meios de comunicação social,salvo em casos de emergência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

  • 48 HORAS

     

    Art. 95. NENHUMA obra ou evento que possa perturbar ou interromper a
    livre circulação de veículos e pedestres
    , ou colocar em risco sua segurança,
    será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com
    circunscrição sobre a via.


    § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição
    sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação
    social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer
    interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.
     

  • Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

     

    Gabarito Letra A!

  • Capítulo VIII - DA ENGENHARIA DE TRÁFEGO, DA OPERAÇÃO, DA FISCALIZAÇÃO E DO POLICIAMENTO OSTENSIVO DE TRÂNSITO
    Art. 95

    Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

    § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

    Novo § 3º (a contar de 01/11/16):
    § 3º O descumprimento do disposto neste artigo será punido com multa de R$ 81,35 (oitenta e um reais e trinta e cinco centavos) a R$ 488,10 (quatrocentos e oitenta e oito reais e dez centavos), independentemente das cominações cíveis e penais cabíveis, além de multa diária no mesmo valor até a regularização da situação, a partir do prazo final concedido pela autoridade de trânsito, levando-se em consideração a dimensão da obra ou do evento e o prejuízo causado ao trânsito. (Redação do § 3º dada pela Lei n. 13.281/16)

    § 4º Ao servidor público responsável pela inobservância de qualquer das normas previstas neste e nos arts. 93 e 94, a autoridade de trânsito aplicará multa diária na base de cinqüenta por cento do dia de vencimento ou remuneração devida enquanto permanecer a irregularidade.
     


ID
1906522
Banca
IOBV
Órgão
Prefeitura de Chapecó - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Capacidade para fluxo descontínuo é:

Alternativas
Comentários
  • Fatores "externos" que causam interrupções pontuais no fluxo, a exemplo de semáforos ou outras correntes de tráfego prioritárias, que afetam a via.

  • (B)


    -FLUXO DESCONTÍNUO ou INTERROMPIDO: condições de operação determinadas por fatores “externos” à corrente de tráfego.

     

    -Interrupções periódicas do fluxo causadas por semáforos ou outras correntes de tráfego prioritárias;
    -Condições de operação influenciadas pelo ritmo das interrupções;
    -Interrupções: usualmente ocorrem nas interseções (em nível).

    http://sites.poli.usp.br/d/ptr5803/ET2-Teoria.pdf

  • Resposta certa letra B

    Fluxo Descontínuo (Interrompido) : Quando existem pontos de acesso sem controle ou com controle que possam interromper o tráfego. Estes pontos de acesso podem ser: semáforos, placa de parada, placa dê a preferência ou outros controles que possam interromper o tráfego periodicamente ( ou reduzir sua velocidade) independente do volume de tráfego.

    https://www.passeidireto.com/arquivo/2012042/3_caracteristicas-do-trafego-rodoviario

  • Fluxo descontínuo (ou interrompido):

     

    -> condições de operação determinadas por fatores “externos” à corrente de tráfego.

     

    -> interrupções periódicas do fluxo causadas por semáforos ou outras correntes de tráfego prioritárias;

     

    -> condições de operação influenciadas pelo ritmo das interrupções;

     

    interrupções: usualmente ocorrem nas interseções (em nível).

     

    Fonte: http://sites.poli.usp.br/d/ptr5803/ET2-Teoria.pdf

     

     

     

                                                                            Vá e vença que por vencido nãos os conheça.

  • Capacidade para fluxo descontínuo é o mesmo que capacidade para fluxo interrompido.


    Na capacidade em fluxo contínuo, tem-se o fluxo máximo possível, ou seja, a capacidade máxima de trânsito na via.


    No fluxo descontínuo (Interrompido), são consideradas todas as possíveis interrupções, que representam gargalos, atrasos e/ou filas.


    As interrupções que afetam a continuidade do fluxo podem ser: semáforos, pontos de parada obrigatória, pontos de dê a preferência, ou quaisquer outros que venham interromper o tráfego normal e contínuo.


    Portanto, a capacidade para fluxo descontínuo ou interrompido é a capacidade máxima da via considerando a influência de fatores externos que interrompem sua operação.



    Resposta: B

  • alternativa (B)

    -Capacidade para fluxo descontinuoou interrompido é a capacidade máxima da via considerando a influência de fatores externos que interrompem sua operação.

  • Fluxo descontínuo : interrompido

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 

ID
2177386
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Avalie as afirmações que seguem com base no Código de Trânsito Brasileiro.
I. Qualquer obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada apenas após a permissão prévia do CONSEG.
II. Nenhum projeto de edificação que possa transformar- se em pólo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.

Das afirmações apresentadas, estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • (B)

    (I)Errada,pois: Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

  • (II) Correta.

     

    Art. 93. Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.

  • A Questão aborda assuntos que podem ser encontrados no capítulo VIII do CTB. Para uma melhor compreensão, vamos analisar cada item.


    Item I – Errado. Conforme previsto no art. 95 do CTB, nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.


    Item II – Correto. É exatamente o que prevê o art. 93 do CTB. 


    Portanto, somente o item II está correto.   



      Gabarito do professor: B

  • Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

     

    Art. 93. Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.

     

     

     

                                                                            Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

     

  • RESOLUÇÃO 302 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008
    Define e regulamenta as áreas de
    segurança e de estacionamentos
    específicos de veículos.

    II - Área de estacionamento para veículo de portador de deficiência física
    é a parte da via sinalizada para o estacionamento de veículo conduzido ou que
    transporte portador de deficiência física, devidamente identificado e com autorização
    conforme legislação específica.

    IV - Área de estacionamento para a operação de carga e descarga é a
    parte da via sinalizada para este fim, conforme definido no Anexo I (OPERAÇÃO DE CARGA E DESCARGA - imobilização do veículo, pelo tempo estritamente necessário ao carregamento ou descarregamento de animais ou carga, na forma disciplinada pelo órgão ou entidade executivo de trânsito competente com circunscrição sobre a via.) do CTB.

    V - Área de estacionamento de ambulância é a parte da via sinalizada,
    próximo a hospitais, centros de atendimentos de emergência e locais estratégicos para o
    estacionamento exclusivo de ambulâncias devidamente identificadas.

    VIII - Área de estacionamento de viaturas policiais é a parte da via
    sinalizada, limitada à testada das instituições de segurança pública, para o
    estacionamento exclusivo de viaturas policiais devidamente caracterizadas.

    Art. 4º. Não serão regulamentadas as áreas de estacionamento específico
    previstas no art. 2º, incisos II, IV, V e VIII desta Resolução quando a edificação
    dispuser de área de estacionamento interna e/ou não atender ao disposto no art. 93 (Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.) do
    CTB.

  • Erro na I Não é prévia permissão do CONSEG e sim do Órgão de circunscrição sobre a via.
  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 

ID
2414896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PEFOCE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em relação a tráfego, julgue o item que se segue.

A distância total de parada corresponde ao espaço percorrido pelo veículo a partir do momento em que o pedal do freio é acionado, iniciando a desaceleração, até a parada total do veículo.

Alternativas
Comentários
  • (E)

    A distância total de parada (DTP) é a soma da distância percorrida durante o tempo de reação com a distância de frenagem.

    DTP = Vi x TR +Vi2 / 2 γ

    http://www.vias-seguras.com/educacao/aulas_de_educacao_no_transito/aula_09_velocidade_e_distancia_de_parada

  • FISICA KKKKKKKKKKKKKKKKKK  

     

  • Distância de Reação: É a distância que o veículo percorre desde que o condutor vê o perigo, até apoiar o pé sobre o freio.

    Distância de Frenagem: É a distância que o veículo percorre desde que o condutor aciona o freio até a parada total do veículo

    Distância Total de Parada : É a distância desde o momento em que o perigo é visto até à parada.

  • Legislação?? :O

  • Distância de Reação: É a distância que o veículo percorre desde que o condutor vê o perigo, até apoiar o pé sobre o freio.

    Distância de Frenagem: É a distância que o veículo percorre desde que o condutor aciona o freio até a parada total do veículo

    Distância Total de Parada : É a distância desde o momento em que o perigo é visto até à parada.

  • Importante frisar, que é em que o perigo é visto, e não no momento em que acontece!

  • Espero encontrar isso nas proximas aulas de leg de trânsito rsrsrr. Me pareceu física pura!

  • Alguém sabe informar onde encontro essa regulamentação?

  • A distância total de parada corresponde ao espaço percorrido pelo veículo a partir do momento em que o pedal do freio é acionado, iniciando a desaceleração, até a parada total do veículo.


    CORRESPONDE A DISTANCIA DE FRENAGEM,,, O ESPAÇO PERCORRIDO PELO VEICULO A PARTIR DO MOMENTO DE ACIONAMENTO DO PEDAL DO FREIO ATÉ A PARADA TOTAL DO VEICULO.

  • Distância de parada total: é aquela em que o seu veículo percorre desde a percepção do perigo até parar, ficando a uma distância segura de outro veículo, pedestre ou qualquer objeto na via. Logo, a distância de reação + distância de frenagem = distância de parada.

  • Física pura isso aí!

  • física pura

  • ERRADO

     

    A parada total corresponde ao momento em que o motorista vê o perigo, até a parada total do veículo.

     

    DISTÂNCIA DE REAÇÃO: é a distância que o veículo percorre desde que o condutor vê o perigo, até apoiar o pé sobre o pedal do freio.

    DISTÂNCIA DE FRENAGEM: é a distância que o veículo percorre desde que o condutor aciona o freio até a parada total do veículo.

    DISTÂNCIA DE SEGURANÇA: é a distância que se mantem de um veículo a outro, permitindo parar em segurança ou agir em situações de perigo evitando colisões.

     

    * Esses conceitos são retirados de materiais ou doutrinas que tratam de direção defensiva. No livro Segurança Corporativa Institucional, o autor Marcos Mandarini traz esses conceitos. 

  • GABARITO CORRETO!!

    A parada inicia-se exclusivamente no momento em que o pedal de freio é acionado! pouco importa em que momento o perigo foi visualizado. A visualização não tem o condão de iniciar a desaceleração do veículo. Sejamos coerentes! isso é uma mera ficção! Se o pedal de freio não for acionado não fará diferença alguma a visualização do risco.

  • Distância de parada total: é aquela em que o seu veículo percorre desde a percepção do perigo até parar, ficando a uma distância segura de outro veículo, pedestre ou qualquer objeto na via. Logo, a distância de reação + distância de frenagem = distância de parada.

  • Mas e ai, está certo ou errado?

  • GABARITO: ERRADO.

  • PARADA - imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros.

    CTB

  • A questão está falando da distância de frenagem!

    Questão Errada.

  • GAB: ERRADO

    – Distância de seguimento: É aquela que você deve manter entre o seu veículo e o que vai à frente, de forma que você possa parar, mesmo numa emergência, sem colidir com a traseira do outro.

    – Distância de reação: É aquela que seu veículo percorre, desde o momento que você vê a situação de perigo, até o momento em que pisa no freio. Ou seja, desde o momento em que o condutor tira o pé do acelerador até colocá-lo no freio;

    – Distância de frenagem: É aquela que o veículo percorre depois de você pisar no freio até o momento total da parada.

    – Distância de parada: É aquela que o seu veículo percorre desde o momento em que você vê o perigo e decide parar até a parada total do seu veículo, ficando a uma distância segura do outro veículo, pedestre ou qualquer objeto na via.

    Importante: Você deve ter percebido que a distância de parada é a soma da distância da reação mais a distância de frenagem e, portanto, deve ser maior que as duas juntas para evitar a colisão e que esta deve ser a distância de seguimento.

    – Distância Segura: Para você saber se está a uma distância segura dos outros veículos, vai depender do tempo (sol ou chuva), da velocidade, das condições da via, dos pneus e do freio do carro, da visibilidade e da sua capacidade de reagir rapidamente.

    fonte:

    https://www.nutricash.com.br/noticias/distancia-de-seguranca-no-transito-voce-conhece-bem/#:~:text=%E2%80%93%20Dist%C3%A2ncia%20de%20parada%3A%20%C3%89%20aquela,ou%20qualquer%20objeto%20na%20via.

  • VIU - Distância de Reação: É a distância que o veículo percorre desde que o condutor vê o perigo, até apoiar o pé sobre o freio.

    AGIU - Distância de Frenagem: É a distância que o veículo percorre desde que o condutor aciona o freio até a parada total do veículo

    RESULTADO - Distância Total de Parada : É a distância desde o momento em que o perigo é visto até à parada.

  • Física + CTB = Agora lascou !

  • Gabarito: Errado

    A questão traz o conceito de distância de frenagem.

    A distância de frenagem --- É a distância que o veículo percorre desde que o condutor aciona o freio até a parada total do veículo.

    A distância total de parada --- É a distância desde o momento em que o perigo é visto até à parada.

    • Distância de parada

    É aquela que o seu veículo percorre desde o momento em que você vê o perigo e decide parar até a parada total do seu veículo, ficando a uma distância segura do outro veículo, pedestre, animal ou qualquer objeto na via.

  • Chegou a hora da aprovação https://go.hotmart.com/X52330518C

    São 1.710 questões, dividas assim:

    740 questões inéditas sobre a Legislação Especial (BLOCO III);

    450 questões inéidtas sobre as Resoluções CONTRAN (BLOCO II);

    520 questões inéditas sobre o CTB (BLOCO II).

    No total são 1.710 questões inéditas sobre Legislação para o concurso da PRF.

    Material totalmente atualizado de acordo com o edital 2021.

    Todas as questões estilo Cebraspe (Certo/Errado), com gabarito e comentário.

    Cada material é dividido em 3 partes:

    Parte I - Questões sem gabarito;

    Parte II - Gabarito;

    Parte III - Questões com comentário e gabarito.

  • PESSOAL COMENTA, MAS ESQUECE DE COLOCAR REFERENCIA.

  • Gabarito: Errado

    Distância total de parada --- é a distância desde o momento em que o perigo é visto até à parada (reação + frenagem).

    Distância de reação --- é a distância que o veículo percorre desde que o condutor vê o perigo até apoiar o pé sobre o freio.

    Distância de frenagem --- é a distância que o veículo percorre desde que o condutor aciona o freio até a parada total do veículo.

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!


ID
2627845
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Para o cálculo de capacidade de vias utiliza-se o Fator Horário de Pico, que representa

Alternativas
Comentários
  • ninguém se arrisca????

  • Opção D


ID
2627878
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A função de custos definida para estimativa dos impactos econômicos dos acidentes nas rodovias brasileiras é composta de quatro grupos de componentes de custos relativos: às pessoas, aos veículos, à via e ao ambiente onde ocorre o acidente e ao envolvimento de instituições públicas com o acidente.


Além dos danos materiais aos veículos, os custos associados aos veículos são, exclusivamente, os de

Alternativas
Comentários
  • Custos associados às pessoas

    Custo do atendimento pré-hospitalar;

    Custo do atendimento hospitalar;

    Custo pós-hospitalar;

    Custo da perda de produção;

    Custo de remoção/translado;

    Gasto previdenciário.

    Custos associados aos veículos

    Custo dos danos materiais aos veículos;

    Custo de perda de carga;

    Custo de remoção/pátio;

    Custo de reposição.

    Custos institucionais

    Custo de processos judiciais;

    Custo do atendimento policial.

    Custos associados à via e ao ambiente do local de acidente

    Custo dos danos à propriedade pública;

    Custo dos danos à propriedade privada.

    Fonte: Impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras - IPEA/DENATRAN - 2006


ID
2627881
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A Velocidade de Fluxo Livre em rodovias de pista simples corresponde a fluxos de até 200 ucp/h e deve ser obtida por pesquisa de campo por meio de uma amostra de pelo menos 100 veículos. Se não for viável a medição da velocidade no campo, adota-se determinado Valor Básico de Velocidade de Fluxo livre − BVFL e ajusta-o pelo fator de ajustamento


I. para veículos pesados.

II. de larguras de faixa e de acostamento.

III. de larguras de faixa.

IV. para o número de acessos.


Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Quando a pesquisa em campo não é viável , a estimativa deve ser feita a partir de uma velocidade de fluxo livre básica (VFLB) que deve refletir as características de tráfego e de alinhamento da rodovia. 

    Quando se toma como base a velocidade limite da rodovia, pode-se estimar a VFLB como 10% superior a esta velocidade.

    Uma vez definida a VFLB, ajustamentos podem ser feitos baseados na influência da largura de faixa, largura do acostamento e densidade de pontos de acesso, utilizando a seguinte equação:

    VFL = VFLB – fLS –fA

    VFL - estimativa da velocidade do fluxo livre (km/h)

    VFLB - Velocidade de fluxo livre básica

    fLS - fator de ajustamento para largura e faixa de acostamento

    fA - fator de ajustamento para pontos de acesso


ID
2627884
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

No nível de serviço D, nas rodovias de quatro ou mais faixas de tráfego,

Alternativas
Comentários
  • Nível de Serviço – é definido como uma medida qualitativa das condições de operação – conforto e conveniência de motoristas, e depende de fatores como: liberdade na escolha da velocidade, finalidade para mudar de faixas nas ultrapassagens e saídas e entradas na via e proximidade dos outros veículos.

    NÍVEL A – fluxo livre. Concentração bastante reduzida. Total liberdade na escolha da velocidade e total facilidade de ultrapassagens. Conforto e conveniência: ótimo

    NÍVEL B – fluxo estável. Concentração reduzida. A liberdade na escolha da velocidade e a facilidade de ultrapassagens não é total, embora ainda em nível muito bom. Conforto e conveniência: bom

    NÍVEL C – fluxo estável. Concentração média. A liberdade na escolha da velocidade e a facilidade de ultrapassagens é relativamente prejudicada pela presença dos outros veículos. Conforto e conveniência : regular.

    NÍVEL D – próximo do fluxo instável. Concentração alta. Reduzida liberdade na escolha da velocidade e grande dificuldade de ultrapassagens. Conforto e conveniência: ruim

    NÍVEL E – fluxo instável. Concentração extremamente alta. Nenhuma liberdade a escolha da velocidade e as manobras para mudanças de faixas somente são possíveis se forçadas. Conforto e conveniência: péssimo

    NÍVEL F – fluxo forçado. Concentração altíssima. Velocidades bastante reduzidas e freqüentes paradas de longa duração. Manobras para mudança de faixas somente são possíveis se forçadas e contando com a colaboração de outro motorista. Conforto e conveniência: inaceitável 

  • Gabarito B


ID
2627887
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Veículos trafegando em velocidade reduzida, especialmente em decorrência de rampas ascendentes, restringem as características operacionais dos demais veículos. Esta restrição pode ser suavizada aumentando as oportunidades de ultrapassagem, implantando terceiras faixas em rampas ascendentes. Em geral, a implantação de uma terceira faixa deve ser considerada quando:


I. O volume horário de veículos na faixa de subida ultrapassa 100 veículos por hora.

II. O trecho em subida tem nível de serviço D ou E.

III. Prevê-se uma redução de velocidade de pelo menos 15 km/h para os veículos pesados.

IV. Prevê-se uma redução de velocidade de pelo menos 25 km/h para os veículos pesados.


Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O Green Book (AASTHO, 2001) apresenta dois critérios a serem satisfeitos para justificar a implantação de faixas adicionais em aclives:

    1. Fluxo direcional no aclive superior a 1.000 veíc./h, independentemente do volume de veículos pesados;

    2. Uma das condições é satisfeita:

    a. A redução para o veículo de projeto é igual ou superior a 15 km/h;

    b. O nível de serviço no aclive, segundo o HCM, é “D” ou pior;

    c. Há uma diferença de dois ou mais níveis de serviço entre o trecho em aclive e aquele imediatamente anterior. 

    Fonte: https://www.stt.eesc.usp.br/setti/papers/anp2010/4-202-AC.pdf

  • Gabarito A

    Prevê-se uma redução de velocidade de pelo menos 15 km/h para os veículos pesados.


ID
2628052
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A via terrestre caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada ao acesso de áreas restritas, e a via terrestre caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, são denominadas, respectivamente, via

Alternativas
Comentários
  •  VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

     VIA LOCAL - aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

  • (C)

    VIA - superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central.

    VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

    VIA ARTERIAL - aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

    VIA COLETORA - aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

    VIA LOCAL - aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

    VIA RURAL - estradas e rodovias.

    VIA URBANA - ruas, avenidas, vielas, ou caminhos e similares abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente por possuírem imóveis edificados ao longo de sua extensão.

    VIAS E ÁREAS DE PEDESTRES - vias ou conjunto de vias destinadas à circulação prioritária de pedestres.

    VIADUTO - obra de construção civil destinada a transpor uma depressão de terreno ou servir de passagem superior.

  • GABARITO C.

     

    VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO --------- > NÃO TEM CRUZAMENTO E SEMÁFORO.

    VIA ARTERIAL ( LIGA BAIRROS DIFERENTES) -------> POSSUI CRUZAMENTO E SEMÁFORO.

    VIA COLETORA  ( LIGA MESMO BAIRROS) ------> POSSUI CRUZAMENTO E SEMÁFORO.

    VIA LOCAL --------> POSSUI CRUZAMENTO E NÃO POSSUI SEMÁFORO.

     

    AVANTE!!!! " VOCÊ É O QUE PENSA, É O SR DO SEU DESTINO"

  • VIAS URBANAS SEM SINALIZAÇAO 

    RACOL

    R =VIA DE TRANSITO RAPIDO = LIVRE SEM SEMAFORO VELOCIDADE MAXIMA= 80

    A=ARTERIAL = palavra chave ENTRE  regioes= VELOCIDADE  MAXIMA=60

     CO =COLETORA== palavra chave DENTRO= VELOCIDADE MAXIMA = 40

    L =LOCAL=palavra chave RESTRITO, LOCAL=VELOCIDADE MAXIMA=30

    FORÇA , AVANTE, BOM ESTUDOS!, SEMPRE ESSE MACETE Q CRIEI A TEMPOS ME TIRA DO SUFOCO,KKK

     

  • VIA ARTERIAL (60km/h) - aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

     



    VIA COLETORA (40km/h)aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. 

     


    VIA DE TRÂNSITO RÁPIDO (80km/h) - aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível. 

     


    VIA LOCAL (30km/h) - aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas. 

     

     

    Gabarito: C

  • Saco !!!!


    Em 26/07/18 às 08:19, você respondeu a opção A.Você errou!

    Em 07/06/18 às 17:03, você respondeu a opção C.Você acertou!

    Em 07/06/18 às 17:03, você respondeu a opção A.!Você errou!

    Em 18/05/18 às 15:37, você respondeu a opção C.Você acertou!

  • A via terrestre caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada ao acesso de áreas restritas, e a via terrestre caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, são denominadas, respectivamente, via 

     

    Via local - 30km/h

    Trânsito RÁPIDO  - 80km/h

    LETRA C

  • Comentários: 

    c) local e via de trânsito rápido.  

    Classificação das VIAS URBANAS:
    Via de trânsito rápido: Aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível. 80km/h
    Via arterial: Aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade. 60km/h
    Via coletora: Aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. 40km/h
    Via local: Aquela caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas. 30km/h

    Classificação das VIAS RURAIS:
    Rodovia: Via rural pavimentada.
    PISTA DUPLA: 
    automóveis, camionetas e motocicletas 110km/h
    Demais veículos 90km/h.
    PISTA SIMPLES: 
    automóveis, camionetas e motocicletas 100km/h
    Demais veículos 90km/h
    Estrada: Via rural não pavimentada. 60km/h

    Gabarito C

  • Classificação das VIAS URBANAS:   TR    A  CO   LO

    onde não existir sinalização regulamentadora

     

    Via de trânsito rápido: Aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível. 80km/h

     

    Via arterial:        Aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade. 60km/h

     

    Via coletora:           Aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. 40km/h

     

    Via local:          Aquela caracterizada por interseções em nível NÃO SEMAFORIZADAS, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas. 30km/h

     

     

     

                                        Classificação das VIAS RURAIS:

     

    RODOVIA: Via rural pavimentada.

     

    -   PISTA DUPLA: automóveis, camionetas e motocicletas       110km/h____ Demais veículos 90km/h.

     

    -    PISTA SIMPLES: automóveis, camionetas e motocicletas    100km/h____Demais veículos 90km/h

     

    Estrada: Via rural não pavimentada. 60km/h

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Gab. C

     

    Vias de trânsito rápido: sem semáforos e cruzamentos

    Via arterial: semáforos e cruzamentos (liga bairros e regiões)

    Via coletora: semáforos e cruzamentos (estão dentro dos bairros)

    Via local: sem semáforos e cruzamentos

     

    Espero ter ajudado!

  • Gabarito letra C (para os não assinantes)

     

    BIZU do Marcos Girão TRACOLO - palavras chaves

     

    TR - TRânsito rápido - sem interseções, sem semáforo ----------------------------------------------------- velocidade 80

    A - Arterial - com interseções pode ter por semáforo--------------------------------------------------------- velocidade 60

    CO - COletora - trânsito dentro das regiões da cidade --------------------------------------------------------velocidade 40

    LO - LOcal - não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas------  velocidade 30

     

     

     

  • ESQUEMA:

    ARTERIAL e LOCAL => TERMINAM EM "L", ENTÃO POSSUEM INTERSEÇÕES EM NÍVEL (Também termina em "L").

    NÃO DESANIME, TENHA FÉ!

  • Marcos Girão é um excelente professor.
  • Via de trânsito rápido: não tem semáforo, tampouco cruzamento.

    Via arterial: tem semáforo e cruzamento. Ela começa em um bairro (região) e termina em outro.

    Via coletora: tem semáforo e cruzamento. Porém, começa e termina no mesmo bairro (região)

    Via local: não tem semáforo e possui cruzamento.

    Ademais, onde não houver sinalização regulamentadora, a velocidade:

    >>> Via de trânsito rápido:       80km/h

    >>> Via arterial:                        60km/h

    >>> Via coletora:                       40km/h

    >>> Via local:                             30km/h

  • O ANEXO I do Código de Trânsito Brasileiro aborda conceitos e definições relativos ao trânsito, veículos, vias, órgãos e legislação. Trata-se de um ponto importante para um estudo diligente da matéria.
     
    Pois bem, a banca deseja saber quais os nomes que receberão: 1) a via caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada ao acesso de áreas restritas; 2) via terrestre caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível.
     
    De acordo com o Anexo I,  a via caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada ao acesso de áreas restritas, é denominada VIA LOCAL. Já a via terrestre caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível é denominada de VIA DE TR NSITO RÁPIDO.
     
    Portanto, a única alternativa que apresenta a resposta correta é a letra C
     
     
    Vamos aos erros das demais alternativas.
     
    A) INCORRETA. VIA ARTERIAL é aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.
     
    B) INCORRETA. VIA ARTERIAL é aquela caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.
     
    D) INCORRETA. VIA COLETORA é aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.
     
    E) INCORRETA. VIA COLETORA é aquela destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.



    Gabarito da questão - Letra C


ID
2640451
Banca
UECE-CEV
Órgão
DETRAN-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Com fundamento nas normas contidas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB –, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    CTB 

     

     Art. 93. Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.

     

     

  • Ao meu ver, a letra D também está correta!

  • Em vermelho o que está errado (minha opinião) e em azul o trecho do texto de lei (CTB)

     

    a) salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com vinte e quatro horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.  - - O correto seria 48 horas - - 

     

    Artigo 95  § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

     

     b) é proibida, em qualquer caso, a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade.

     

    Artigo 94   Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.

     

     c) nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em polo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas. (CERTO - já citado pelo colega) 

     

     d) nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem comunicação prévia ao órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.  (pegadinha do malandro, não é comunicação prévia, mas sim permissão. Sacanagem da banca).


        Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

     

     

    Grande abraço

     

     

    PRF BRASIL

  • Placido Tomaz, dê um confere no comentário do Lucas, lá tem o art. 95 na íntegra, onde consta o - SUTIL - erro da questão, não se trata de "comunicação prévia", e sim de PERMISSÃO prévia.

     

  • a) salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com vinte e quatro horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

     

    b) é proibida, em qualquer caso, a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade.

     

    c) nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em polo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.

     

    d) nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem comunicação prévia ao órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

  • CORREÇÃO DAS ALTERNATIVAS

    A) ART. 95§ 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados. 

    B)  ART. 94, Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.

    C) CORRETA

    D) Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

  • d) Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem COMUNICAÇÃO prévia ao órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.


    Erro: TRATA-SE DE PERMISSÃO PRÉVIA E NÃO COMUNICAÇÃO.

  • Lei 9.503/97 - CTB


    Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    Parágrafo segundo :

    A ) salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com vinte e quatro horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados. Correto : "Com quarenta e oito horas de antecedência."


     Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.


    Parágrafo único: B) é proibida, em qualquer caso, a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade. Correto: " salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente..."


    Art. 93. Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.


    C)nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em polo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.


    Art 95: D)nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem comunicação prévia ao órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via. Correto " Será iniciada sem permissão prévia..."


    Portanto, alternativa C



  • ESSA É PEGAJOSA

  • Meu amigo, se a opção D fosse em um prova de certo ou errado, seria uma tragédia.

  • D. não basta apenas comunicar, tem que ter autorização.

  • Gab. Letra C



    Erro da letra "d" : art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem PERMISSÃO prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

  • Gabarito: C


    CTB


    a) ERRADO - Art. 95 - § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

     

    b) ERRADO - Art. 94 - Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.

     

    c) CERTO - Art. 93. Nenhum projeto de edificação que possa transformar-se em pólo atrativo de trânsito poderá ser aprovado sem prévia anuência do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via e sem que do projeto conste área para estacionamento e indicação das vias de acesso adequadas.

     

    d) ERRADO - Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

  • Questão bem complicada por conta das alternativas C e D.

  • Quanta maldade na alternativa D! :/

  • Eu fui na D com todo gás :(

  • ****Sem permissão prévia**** e não ***comunicação***

  • Essa D quebrou a perna de mt gente kkk

  • A = ERRADA

    ERRO = o prazo é de 48 h (Art.95;&2º CTB)

    B = ERRADA

    ERRO = a autoridade ou órgão competente podem autorizar em determinados casos (Art. 94;p.único CTB)

    C = CORRETA (Art.93; Caput CTB)

    D = ERRADA

    ERRO = onde aparece a palavra "comunicação" deveria constar a palavra "autorização". (Art. 95; Caput CTB)

    "A vitória é dos imparáveis!!"


ID
3019372
Banca
FCC
Órgão
DETRAN-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Quanto a uma determinada obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco a segurança destes, a obrigação de sinalizar é

Alternativas
Comentários
  • Art. 95 CTB

    Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

     

    § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

    § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados. 

  •  Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

            § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

            

  • Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento. 

  • CORRETA: D

    O CTB traz o seguinte em seu artigo 95:

     Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

           § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

  • O Código de Trânsito Brasileiro estabelece nos seus art. 26 a 67 as Normas Gerais de Circulação e Conduta, através dessas normas o CTB dispõe sobre as regras de trânsito, de utilização das vias, de manobras com o veículo, de uso de equipamentos, de classificação e velocidade das vias. Portanto, o capítulo III firma aquilo que os usuários deverão fazer ou abster-se de fazer no trânsito brasileiro.
     
    Vale lembrar que a inobservância das regras de circulação e conduta consiste em infração de trânsito.
     
    A banca a quem caberá a obrigação de sinalizar quando  a uma determinada obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco a segurança destes.  
     
    Pois bem, o CTB determina em seu artigo 95 que “nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via”. E caberá AO RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO OU MANUTENÇÃO DA OBRA OU DO EVENTO a  obrigação de sinalizar.
     
    Portanto, a única alternativa que se revela correta é a letra D.
     
    Gabarito da questão - Alternativa D

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 

ID
3066454
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Os dispositivos auxiliares são elementos aplicados ao pavimento da via, junto a ela, ou nos obstáculos, de forma a tornar mais eficiente e segura a operação da via. Tais dispositivos são agrupados, de acordo com suas funções, em delimitadores; de canalização; de sinalização de alerta; de alterações nas características do pavimento; de proteção contínua; luminosos; de proteção a áreas de pedestres e/ou ciclistas; e de uso temporário. São exemplos de dispositivos de proteção contínua:

I. Gradis de canalização e retenção
II. Dispositivos de contenção e bloqueio.
III. Defensas metálicas.
IV. Barreiras de concreto.
V. Dispositivos antiofuscamento.

Quantos estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • Dispositivos de proteção contínua:

    São elementos colocados de forma contínua e permanente ao longo da via, feitos de material flexível ou rígido que têm como objetivo evitar que veículos e/ou pedestres transponham determinado local.

    --> O melhor jeito de entender essa questão é sabendo da imagem de cada uma delas ! Logo você percebe que são realmente dispositivos contínuos.

    I - https://1.bp.blogspot.com/-4X6-9CbNM9w/VWJjZAmrrPI/AAAAAAAAACg/oskYo9WyExY/s400/Gradis%2Bde%2BCaliza%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Be%2BReten%25C3%25A7%25C3%25A3o.gif

    II - https://lh3.googleusercontent.com/proxy/7j0ubzHn0e3AiibV7j266yuEvTjZVAN8AzehSc7l9EDc_PFdvS68_PvY1YbApMpfBJCvtw72puzPNYcou9mTQU3g_9sYfJhAzWJiMU4ErUqTgwb06YTMnbXtaHdD7A

    III - https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcQO8z-FI5IXMpHjzROPSY0tqLbIG4YSEODwO67DmjOyFfDPZ21E

    IV - https://www.cimentoitambe.com.br/wp-content/uploads/2015/04/barreira-new-jersey-2.jpg

    V - https://lh3.googleusercontent.com/proxy/hPF2Am83MIBkN3uyfHp_zaSGon95xPyys6oK2e4vtsO56B6h8UI4H8OA_P5QjZxQ58kQ6eqrDD5mtHa9zQoG3ZkDH_0f9NiyjbxjV0Zt3RlcpLLthCyF7PgmKZYTCugoT55UBMsPs7sKvE_bwFDk-DNUgRCcMZkg8V6dImLj

    Gabarito: E


ID
3102856
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará à comunidade de qualquer interdição e indicará os caminhos alternativos a serem utilizados, por intermédio dos meios de comunicação social, com

Alternativas
Comentários
  • (E)
     

      Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

    § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

    § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

  •  Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

           § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

           § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

            § 3  O descumprimento do disposto neste artigo será punido com multa de R$ 81,35 (oitenta e um reais e trinta e cinco centavos) a R$ 488,10 (quatrocentos e oitenta e oito reais e dez centavos), independentemente das cominações cíveis e penais cabíveis, além de multa diária no mesmo valor até a regularização da situação, a partir do prazo final concedido pela autoridade de trânsito, levando-se em consideração a dimensão da obra ou do evento e o prejuízo causado ao trânsito.                

           § 4º Ao servidor público responsável pela inobservância de qualquer das normas previstas neste e nos arts. 93 e 94, a autoridade de trânsito aplicará multa diária na base de cinqüenta por cento do dia de vencimento ou remuneração devida enquanto permanecer a irregularidade.

    Pertenceremos.....


ID
3139411
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A marcação de faixa destinada à circulação exclusiva de ônibus no fluxo à direita deve ser contínua em toda a extensão, com largura variável de _________ e cor branca, exceto nos trechos onde forem permitidas a entrada ou saída da faixa exclusiva, ou __________ , onde deve ser utilizada linha de continuidade, na cadência 1:1, com largura e cor iguais a da linha que a antecede, devendo sempre estar acompanhada __________ .


Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    0,20 a 0,30 … houver interseção ou movimento de conversão … do sinal R-32 – “Circulação exclusiva de ônibus”


ID
3151540
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

As linhas de divisão de fluxos de tráfego dividem as correntes de tráfego de mão dupla ou de mão única, estabelecem regras de ultrapassagem e transposição de faixas.

As linhas de divisão de fluxos opostos e as linhas de divisão de fluxo de mesmo sentido têm as seguintes cores, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Amarela: usada para regular fluxos de sentidos opostos, delimitar espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e demarcar obstáculos.

    Branca: visa regular fluxos de mesmo sentido, delimitar trechos destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais e marcar faixas de travessia de pedestres.

    Gabarito: E


ID
3263560
Banca
IBFC
Órgão
Emdec
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 91, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelecerá as normas e regulamentos a serem adotados em todo o território nacional quando da _____ das soluções adotadas pela Engenharia de _____, assim como padrões a serem praticados por todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Art. 91. O CONTRAN estabelecerá as normas e regulamentos a serem adotados em todo o território nacional quando da implementação das soluções adotadas pela Engenharia de Tráfego, assim como padrões a serem praticados por todos os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.

  • Por eliminação o candidato matava essa questão.

    Gab B


ID
3278635
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Capacidade viária, ou capacidade de uma via, é

Alternativas
Comentários
  • Capacidade de uma via está relacionada a quantidade de veículos, o número de veículos que irão trafegar na via durante um período.

  • Assertiva C

    o número de veículos que pode passar por uma determinada faixa ou via, em uma ou mais direção durante um período.

  • Alguém saberia dizer onde encontrar esta definição?

  • "capacidade" remete a um valor numérico.


ID
3391234
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CISAMUSEP - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Faixas de aceleração e desaceleração são características de um tipo de via rural. Assinale alternativa correta que apresenta essa via.

Alternativas
Comentários
  • Via rural: Rodovias - Pavimentada ( Faixas de aceleração e desaceleração )

    Estrada - Não Pavimentada

    Via Urbana: Transito rápido

    Arterial

    Coletora

    Local

    Gab: E

  • Muito simples, basta identificar as vias RURAIS:

    Rodovias: via de rolamento de alta velocidade PAVIMENTADA

    Estradas: via de rolamento não PAVIMENTADA

    Não havendo pavimentação, não haverá faixas, marcação viária, etc.

  • Para ajudar os colegas a lembrarem das velocidades TR A CO LO Trânsito rápido 80 km/h Arterial 60km/h Coletora 40km/h Local 20 km/h
  • Rodney, via local é 30 km/h!

  • Questão muito mal feita. Zona rural é Rodovia e Estrada.

    Nas rodovias de pista simples, para automóveis, motocicletas e caminhoneta, a velocidade é 100km/h. Se for pista dupla: 110km/h. Demais veículos -> 90km/h.

    Já nas estradas (vias não pavimentadas) são 60km/h.

    Pois bem, em nenhum momento entendi esse papo de aceleração e desaceleração nesse contexto. Só eu viajei...?


ID
3454723
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Quissamã - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Assinale a INCORRETA. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em:

Alternativas
Comentários
  • Olá

    Capítulo XX - DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

    ART 320

    A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

  • Gabarito B.

    A receita será aplicada em engenharia de tráfego, mas não em pavimentação, este é o erro.

  • Letra B

    b) Engenharia de tráfego (certo) e pavimentação (errado)

    Art. 320. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

  • Gab. B - O erro da assertiva está em afirmar que os valores arrecadados serão aplicados em "Pavimentação".

  • Art. 320. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

    PAVIMENTAÇÃO NÃO.

  • Se eu disser que acertei pensando que era CORRETA kkkkk

  • Pavimentação é de responsabilidade das prefeituras e governos.

  • GAB: Letra B

    Complementando os comentários dos colegas..

    No capítulo XX do CTB (Disposições finais e transitórias) temos:

    Art. 320 - A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

    obs: observe que pavimentação NÃO está incluída neste rol.

           § 1 O percentual de cinco por cento do valor das multas de trânsito arrecadadas será depositado, mensalmente, na conta de fundo de âmbito nacional destinado à segurança e educação de trânsito.      

            § 2  O órgão responsável deverá publicar, anualmente, na rede mundial de computadores (internet), dados sobre a receita arrecadada com a cobrança de multas de trânsito e sua destinação.       

            Art. 320-A - Os órgãos e as entidades do Sistema Nacional de Trânsito poderão integrar-se para a ampliação e o aprimoramento da fiscalização de trânsito, inclusive por meio do compartilhamento da receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito.  

  • Gabarito: B.

    Não existe previsão legal no CTB para aplicação dos recursos arrecadados com as multas em pavimentação.

    Art. 320. A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

  • Bem que poderia ser pavimentação também!

  • Letra (b) - art. 320. ( ctb) A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

  • Bora relembrar:

    >5% das multas arrecadadas--->FUNSET

    >10% DPVAT-->aplicação exclusiva em programas de prevenção de acidentes de trânsito

  • 5% pro "SEPEF" (Sinalização; Engenharia de Tráfego e Campo; Policiamento; Educação para o Trânsito; Fiscalização)

  • A questão versa sobre o capítulo "disposições finais e transitórias" do CTB.

    De acordo com o art. 320, "a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização (LETRA "D"), engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização (LETRA "C") e educação de trânsito (LETRA "A")".

    No item "B", "engenharia de tráfego está certo, mas "pavimentação" NÃO.

    Gabarito do professor: B.

ID
3484282
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do artigo 95, § 4° do CTB:


Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

§4° Ao ________________ responsável pela inobservância de qualquer das normas previstas neste e nos arts. 93 e 94, a autoridade de trânsito aplicará multa diária na base de cinqüenta por cento do dia de vencimento ou remuneração devida enquanto permanecer a irregularidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

     Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.

           § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

           § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

            § 3  O descumprimento do disposto neste artigo será punido com multa de R$ 81,35 (oitenta e um reais e trinta e cinco centavos) a R$ 488,10 (quatrocentos e oitenta e oito reais e dez centavos), independentemente das cominações cíveis e penais cabíveis, além de multa diária no mesmo valor até a regularização da situação, a partir do prazo final concedido pela autoridade de trânsito, levando-se em consideração a dimensão da obra ou do evento e o prejuízo causado ao trânsito.          

           § 4º Ao servidor público responsável pela inobservância de qualquer das normas previstas neste e nos arts. 93 e 94, a autoridade de trânsito aplicará multa diária na base de cinqüenta por cento do dia de vencimento ou remuneração devida enquanto permanecer a irregularidade.

  • FERNANDO NISHIMURA

    Errado.

    As mensagens criadas e que ainda não foram enviadas ficam na Caixa de Saída. As mensagens criadas, salvas e ainda não enviadas para caixa de saída, ficam em Rascunhos.

    Mas o problema está no final. Não é possível agendar um horário para o envio de e-mails, mas existe gambiarra para isto. É claro que a 'adaptação técnica alternativa' não cai na prova, mas para saber: programe a checagem de e-mails do Outlook para cada 60 minutos. Assim, de hora em hora, ele verifica e-mails no servidor, e caso existam mensagens na caixa de saída, serão enviadas.

  • FERNANDO NISHIMURA

    Errado.

    As mensagens criadas e que ainda não foram enviadas ficam na Caixa de Saída. As mensagens criadas, salvas e ainda não enviadas para caixa de saída, ficam em Rascunhos.

    Mas o problema está no final. Não é possível agendar um horário para o envio de e-mails, mas existe gambiarra para isto. É claro que a 'adaptação técnica alternativa' não cai na prova, mas para saber: programe a checagem de e-mails do Outlook para cada 60 minutos. Assim, de hora em hora, ele verifica e-mails no servidor, e caso existam mensagens na caixa de saída, serão enviadas.

  • FERNANDO NISHIMURA

    Errado.

    As mensagens criadas e que ainda não foram enviadas ficam na Caixa de Saída. As mensagens criadas, salvas e ainda não enviadas para caixa de saída, ficam em Rascunhos.

    Mas o problema está no final. Não é possível agendar um horário para o envio de e-mails, mas existe gambiarra para isto. É claro que a 'adaptação técnica alternativa' não cai na prova, mas para saber: programe a checagem de e-mails do Outlook para cada 60 minutos. Assim, de hora em hora, ele verifica e-mails no servidor, e caso existam mensagens na caixa de saída, serão enviadas.


ID
3615070
Banca
AOCP
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Para o projeto geométrico de rodovias, além da escolha adequada dos elementos de projeto, é uma recomendação importante, para a definição de um traçado seguro e confortável,

Alternativas
Comentários
  • Gab.A

    A- usar raios mínimos só em último caso, quanto menor o raio maior o risco de acidentes.

    B- mesma explicação da letra A.

    C- mesma explicação da letra A.

    D- primeiro deverá saber qual o perfil dos frequentadores da via, aí sim definir o resto.

    E- Raios devem se semple longos, salvo exceções.


ID
3703285
Banca
FUNDEPES
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2009
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Analisa as seguintes afirmativas referentes a características do tráfego e ao Código de Trânsito Brasileiro e assinale a alternativa INCORRETA.


Alternativas
Comentários
  • Art. 60. As vias abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em:

    I - vias urbanas:

    a) via de trânsito rápido;

    b) via arterial;

    c) via coletora;

    d) via local;

    II - vias rurais:

    a) rodovias;

    b) estradas.

    Gabarito: A

  • vias expressas???????????????


ID
3732940
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Caruaru - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição, fiscalizar o cumprimento da norma contida no Art. 95 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aplicando as penalidades e arrecadando as multas nele previstas.
Sobre o que prevê o Art. 95 do CTB, analise as afirmativas abaixo:

I. Obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança deverá ter permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via para ser iniciada.
II. A obrigação de sinalizar a interdição da via, decorrente de início de obra ou evento, é do órgão ou da entidade de trânsito que autorizou a sua realização.
III. Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via deverá avisar à comunidade por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, qualquer interdição da via, indicando os caminhos alternativos a serem utilizados.

Está CORRETO o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(D)

    A única incorreta é a II.

    CTB

    Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.(I)

        § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento. (II)

        § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados. (III)

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 

ID
3735082
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Guarabira - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN, de acordo com o parágrafo único do art. 94 do Código de Trânsito Brasileiro, é vedada a utilização de ondulações transversais como redutores de velocidade. Também se proíbem:

Alternativas
Comentários
  • qual é a resolução???

  • GABARITO A.

    CTB  

    Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.       

    Parágrafo único. É proibida a utilização das ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN.

  • B) lombadas eletrônicas. --> sensores, devidamente espaçados e colocados na via, que determinam a velocidade dos carros

    C) marcadores de obstáculos. --> Dispositivo auxiliar

    D) marcas longitudinais. --> Sinalização horizontal

    E) marcas de canalizações. --> Sinalização horizontal

  • O parágrafo único do artigo 94 proíbe uma prática muito comum nas cidades: a utilização das “lombadas” como redutores de velocidade, salvo em casos especiais, nos padrões e critérios estabelecidos pelo CONTRAN – neste sentido, vigoram atualmente as Resoluções nº 600/16 e 601/16, as quais estabelecem as especificações para a implantação das ondulações transversais, tachões e sonorizadores na via pública.

    Em outras palavras, o cidadão não pode construir um quebra-molas (ondulação, lombada) a revelia, como é bem comum acontecer. Só quem pode fazer é o ente com circunscrição sobre a via e respeitando a resolução do CONTRAN.

    Fonte: CTBdigital + conhecimento.

  • A lógica também ajuda ... Sonorizadores ( e se o motorista esta com som alto dentro do carro ou se ele for surdo ?)


ID
3896143
Banca
INSTITUTO MAIS
Órgão
Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Configura circunstância que agrava a pena nos crimes ambientais: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado!

    Art. 94. Qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado.

  • GABARITO ERRADO, ALTERNATIVA B

  • se foder qconcursos
  • Rapaz...segunda questão hoje (em 2 horas de resoluções) que está com o gabarito errado. Por que não retificam...?!

  • Quem errou, assim como eu, está de parabéns.

  • Quem errou acertou.

    Quem acertou errou.

  • Eu acertei porque errei e vice-versa. Kkkkkkkk

  • Acho que o estagiário cadastra as questões de CTB com o pé não é possível... tanta troca de gabarito

  • Erro grotesco no gabarito.

  • Ninguém errou, mas que acertou não errou e quem não acertou quase errou.

    Autor: Dilma

  • Lei n.º 9.605/98

    Art. 15. São circunstâncias que agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime:

    I - reincidência nos crimes de natureza ambiental;

    II - ter o agente cometido a infração:

    a) para obter vantagem pecuniária;

    b) coagindo outrem para a execução material da infração;

    c) afetando ou expondo a perigo, de maneira grave, a saúde pública ou o meio ambiente;

    d) concorrendo para danos à propriedade alheia;

    e) atingindo áreas de unidades de conservação ou áreas sujeitas, por ato do Poder Público, a regime especial de uso;

    f) atingindo áreas urbanas ou quaisquer assentamentos humanos;

    g) em período de defeso à fauna;

    h) em domingos ou feriados;

    i) à noite;

    j) em épocas de seca ou inundações;

    l) no interior do espaço territorial especialmente protegido;

    m) com o emprego de métodos cruéis para abate ou captura de animais;

    n) mediante fraude ou abuso de confiança;

    o) mediante abuso do direito de licença, permissão ou autorização ambiental;

    p) no interesse de pessoa jurídica mantida, total ou parcialmente, por verbas públicas ou beneficiada por incentivos fiscais;

    q) atingindo espécies ameaçadas, listadas em relatórios oficiais das autoridades competentes;

    r) facilitada por funcionário público no exercício de suas funções.

  • Questão cadastrada em estudo de tráfego...é de lascar !

    Mas destaco que as outras opções são atenuantes.

    "Nossa vitória não será por acidente"


ID
3933466
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Complete corretamente a lacuna do trecho abaixo:


Define-se como ___________________ a parte da rodovia, contígua à pista de rolamento, destinada ao suporte lateral do pavimento e proteção aos efeitos da erosão e, eventualmente, em caso de emergência, parada ou trânsito de veículos.

(Fonte: Glossário de Termos Técnicos Rodoviários> disponível em: <file:///C:/Users/Supervis%C3%A3o/Downloads/DNER700GTTR.pdf>)

Alternativas
Comentários
  • Gab ( C )

    Lei 9.503/97, Anexo I.

    ACOSTAMENTO - parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.

  • ☠️ GABARITO C ☠️

    ACOSTAMENTO - parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.

  • Anexo 1 -CTB :  ACOSTAMENTO - parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.

  • Assertiva C

    Define-se como _Acostamento._ a parte da rodovia, contígua à pista de rolamento, destinada ao suporte lateral do pavimento e proteção aos efeitos da erosão e, eventualmente, em caso de emergência, parada ou trânsito de veículos.

  • Gostei da Fonte da informação. rsrs

  • pela fonte da questão, dá pra ver que é uma banca bastante especializada kkkkkk

  • Resposta C:

    Acostamento.

  • Trata-se de questão de índole estritamente conceitual, que demandou a identificação da definição ofertada no enunciado.

    De plano, é de se notar que a Banca ofereceu a fonte do conceito ali indicado, sendo este diferente das definições contidas no bojo do próprio Código de Trânsito Brasileiro.

    Como base normativa, pode-se utilizar o Glossário de Termos Técnicos Rodoviários, aprovado pelo Ministério dos Transportes, que assim estabelece:

    "FAIXA DE EMERGÊNCIA
    Parte
    da rodovia, contígua à pista de rolamento, destinada ao suporte lateral do pavimento e proteção aos efeitos da erosão e, eventualmente, em caso de emergência, parada ou trânsito de veículos. (Sin.: Acostamento)."

    Desta forma, o conceito exposto pela Banca vem a ser pertinente à denominada "Faixa de Emergência", cujo sinônimo mais conhecido é o termo "Acostamento".

    Logo, dentre as opções lançadas, apenas a letra C revela-se correta.


    Gabarito do professor: C

    Referências:

    Site do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul. Consulta em 25/01/2022, às 12:17.


ID
4165324
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

A presença de trabalhador no auxílio de atividades operacionais temporárias é prescindida de estudos prévios relacionados a engenharia de tráfego e às condições de segurança do trabalhador e dos usuários. Esse trabalhador precisa estar uniformizado e receber capacitação específica para exercer essa função. Além disso, ele deve possuir algumas aptidões. Nesse sentido, analise as afirmativas segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (Volume VII).
I. Saber transmitir instruções específicas de forma clara aos usuários, com firmeza e cortesia.
II. Ter conhecimento e habilidade para aplicar práticas de controle de tráfego com segurança, em situações de estresse ou de emergência.
III. Ter plena consciência de suas responsabilidades legais e seus limites de atuação.
IV. Ter habilidade para reconhecer situações perigosas no trânsito e advertir os demais trabalhadores a fim de prevenir danos.

Assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    As afirmativas I, II, III e IV estão corretas


ID
4165339
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Utilizando a comparação de duas ou mais fotografias sucessivas, segundo intervalos de tempo conhecidos, obtém-se a velocidade pontual de qualquer veículo identificável nas fotos. Já no VIDEOTEIPE a imagem pode ser obtida através de técnicas modernas de filmagem, principalmente aquelas que tem videocâmaras com relógio integrado. Analise as afirmativas abaixo e verifique as que apresentam vantagens quanto ao uso do VIDEOTEIPE, segundo o Manual de estudos de tráfego.

I. Registro permanente.
II. Identificação dos tipos dos veículos.
III. Captação de detalhes, inclusive dos imprevistos.
IV. Possibilidade de levantamento das informações no escritório.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acertei a questão, mas não faço a mínima ideia do que se trata kkkkkkkkkkkk.

  • GABARITO D.

    Típica questão com informações meio que óbvias em comparação ao enunciado. Em alguns casos as vezes, estão todas corretas.


ID
4165342
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O estudo das velocidades pontuais dos veículos num ponto ou seção da via leva à definição da “Velocidade Média no Tempo”. Esses estudos permitem identificar aspectos de segurança do tráfego, de forma direta ou indiretamente. O Manual de Estudos de Tráfego especifica uma série de condições que precisam ser analisadas e dependem da Velocidade Média no Tempo. Nesse sentido analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Cálculo do tempo de limpeza da área dos semáforos (amarelo).
( ) Cálculo do tempo de limpeza e manutenção da área dos semáforos (amarelo). ( ) Determinação de locais de ocorrência de velocidade excessiva, para fins de implantação de fiscalização seletiva.
( ) Determinação de locais de ocorrência de velocidade mínima, para fins de implantação de fiscalização seletiva.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    O estudo das velocidades pontuais dos veículos num ponto ou seção da via leva à definição da “Velocidade Média no Tempo”, média aritmética simples das velocidades pontuais de cada veículo observado, geralmente ligada aos aspectos de segurança do tráfego, direta ou indiretamente.

    De maneira geral, os estudos das velocidades pontuais são utilizados para:

    • Estudos de locais críticos ou de altos índices de acidentes, para comparar as velocidades “reais” com as “ideais” (em termos de segurança) e tentar relacioná-las com os acidentes.

    • Determinação da velocidade de segurança nas aproximações de interseções e nas curvas.

    • Determinação de elementos para o projeto geométrico de vias, como curvaturas, superelevação, etc.

    • Estudos da efetividade de projetos de controle de tráfego ou da implantação de dispositivos de sinalização (estudos antes/depois).

    Determinação de locais de ocorrência de velocidade excessiva, para fins de implantação de fiscalização seletiva. (III)

    • Verificação de tendências nas velocidades de vários tipos de veículos através de levantamentos periódicos em locais selecionados.

    • Dimensionamento dos dispositivos de sinalização (altura de letras, setas, etc.) e escolha do seu posicionamento.

    • Cálculo do tempo de limpeza da área dos semáforos (amarelo). (I)

    • Determinação das distâncias de visibilidade e das zonas de não ultrapassagem

    Pág 139, 6.3.1 do MANUAL DE ESTUDOS DE TRÁFEGO (2006)


ID
4165345
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cruzeiro do Sul - AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Para realizar um estudo de tráfego é necessário conhecer e entender o significado de cada expressão utilizadas. A padronização das expressões é recorrente em todas as áreas. O Manual de Estudos de Tráfego descreve uma série deles logo depois da introdução. O objetivo é fazer com que não haja erros de compreensão entre os envolvidos no estudo. Quanto ao conceito de Velocidade Diretriz , assinale a alternativa que o define corretamente .

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    A) Velocidade de Fluxo Livre 

    C) Velocidade Média de Percurso 

    D) Velocidade Média de Viagem (Velocidade Média no Espaço) 

    Fonte: http://ipr.dnit.gov.br/normas-e-manuais/manuais/documentos/723_manual_estudos_trafego.pdf

  • PENSAVA QUE O ESTUDO VIABILIZAVA EM SITUAÇOES DE ENGARRAFAMENTO...OU SEJA UQASE PARADO HAHAHA

  • Não encontrei nada sobre Velocidade Diretriz no CTB, alguém sabe de onde a banca tirou essa questão?

  • VELOCIDADE DE PROJETO OU VELOCIDADE DIRETRIZ, REFERE-SE Á MAXIMA VELOCIDADE QUE O VEÍCULO PODE MANTER EM DERTERMINADO TRECHO, EM CONDIÇÕES NORMAIS, COM SEGURANÇA. EM UMA DETERMINADA ESTRADA DEVE-SE SEMPRE ADOTAR UMA DETERMINADA VELOCIDADE DE PROJETO, USANDO-SE VELOCIDADES DIFERENTES EM CASOS ESPECIAIS.

    Fonte: https://intranet.ifs.ifsuldeminas.edu.br/paulo.borges/Download/EAC075/Caracteristicas%20Tecnicas%20para%20Projeto%20de%20Rodovias.pdf

  • (A) Velocidade de Fluxo Livre: é a velocidade média dos veículos de uma determinada via, quando apresenta volumes baixos de tráfego e não há imposição de restrições quanto às suas velocidades, nem por interação veicular nem por regulamentação do trânsito. Reflete, portanto, a tendência do motorista dirigir na velocidade que deseja. 

    (B) Velocidade Diretriz ou Velocidade de Projeto: é a velocidade selecionada para fins de projeto, da qual se derivam os valores mínimos de determinadas características físicas diretamente vinculadas à operação e ao movimento dos veículos. Normalmente é a maior velocidade com que um trecho viário pode ser percorrido com segurança, quando o veículo estiver submetido apenas às limitações impostas pelas características geométricas.

    (C)  Velocidade Média de Percurso: velocidade em um trecho de uma via, determinada pela razão do comprimento do trecho pelo tempo médio gasto em percorrê-lo, incluindo apenas os tempos em que os veículos estão em movimento. 

    (D) Velocidade Média de Viagem (Velocidade Média no Espaço): velocidade em um trecho de uma via, determinada pela razão do comprimento do trecho pelo tempo médio gasto em percorrê-lo, incluindo os tempos em que, eventualmente, os veículos estejam parados.

    FONTE: https://www.gov.br/dnit/pt-br/assuntos/planejamento-e-pesquisa/ipr/coletanea-de-manuais/vigentes/723_manual_estudos_trafego.pdf  


ID
5381815
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Ilhabela - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Indique o fluxo de saturação/hora aproximado de uma via com duas faixas de rolamento com mesmo sentido de tráfego:

Alternativas
Comentários
  • ISSO É VOLUME DE TRAFÉGO , VOU DEIXAR PARA ENGENHEIRO FAZER OS CALCÚLOS, MAS NA DÚVIDA VÁ DE "D" DE DEUS.

  • Fui de chute ...C de certeza


ID
5425435
Banca
IDIB
Órgão
Câmara de Gravatá - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Analise os itens abaixo sobre as vias abertas à circulação:

I. A via coletora é considerada uma via rural.
II. As vias rurais classificam-se em vias de trânsito rápido e vias locais.
III. As estradas são vias rurais.

Assinale

Alternativas
Comentários
    1. coletora - Via Urbana
    2. vias rurais- Estradas (s/ pavimento) e Rodovias (c/ pavimento)
    3. CORRETA

    Alternativa C

  • O CTB classifica as vias da seguinte forma:

    Vias urbanas

    De trânsito rápido - caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

    Arterial - caracterizada por interseções em nível, geralmente controladas por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade.

    Coletora - destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.

    Local - caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinadas apenas ao acesso local ou a áreas restritas.

    Vias rurais

    Rodovia - via rural pavimentada.

    Estrada - via rural não pavimentada.

    Conheça a velocidade máxima para cada uma dessas vias:

    para vias urbanas:

    - trânsito rápido: 80 km/h;

    - arterial: 60 km/h;

    - coletora: 40 km/h;

    - local: 30 km/h;

    .

       a) nas rodovias de pista dupla:    

    110 km/h (cento e dez quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas; 

             

    90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos;          

            b) nas rodovias de pista simples:   

          

    100 km/h (cem quilômetros por hora) para automóveis, camionetas e motocicletas;    

    90 km/h (noventa quilômetros por hora) para os demais veículos;        

    c) nas estradas: 60 km/h (sessenta quilômetros por hora

    Gabarito; C


ID
5428327
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Ângulo - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

De acordo com o Art. 60 do Código de Trânsito Brasileiro, as vias abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em

Alternativas
Comentários
  • B- vias urbanas e vias rurais.

ID
5466019
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

O manual de tráfego do DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, define:
_________: mais alta velocidade com que o veículo pode percorrer uma dada via atendendo às limitações impostas pelo tráfego.
_________: número de veículos que passam por uma seção de uma via ou de uma determinada faixa, durante uma unidade de tempo.
_________: peso máximo que o veículo pode transmitir ao pavimento.

Alternativas
Comentários
  • Matei a questão só por saber o conceito de PBT

  • De acordo com o anexo I :

    • PBT - é o peso máximo que o veículo transmite ao pavimento, constituído da soma da tara mais a lotação.
    • TARA - peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível, das ferramentas e acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas.

  • A questão não é sobre o Código de Trânsito Brasileiro, mas sim sobre o Manual de Estudos de Tráfego, documento elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.
    O Capítulo 2 versa sobre “Definições", de onde tiramos os seguintes termos:

    Velocidade de Operação - mais alta velocidade com que o veículo pode percorrer uma dada via atendendo às limitações impostas pelo tráfego, sob condições favoráveis de tempo. Não pode exceder a velocidade de projeto.

    Volume de Tráfego - número de veículos que passam por uma seção de uma via, ou de uma determinada faixa, durante uma unidade de tempo.

    Peso Bruto Total (PBT) - peso máximo que o veículo pode transmitir ao pavimento, constituído da soma da tara mais a lotação.
    Gabarito: A.
  • Velocidade de operação:velocidade de operação é a maior velocidade média possível numa estrada, para um dado veículo e sob determinadas condições.

    Volume de tráfego: número de veículos que passam por um ponto num dado intervalo;

    PBT - é o peso máximo que o veículo transmite ao pavimento, constituído da soma da tara mais a lotação.

    TARA - peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível, das ferramentas e acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas.


ID
5497156
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

As ciclovias, paradas avançadas e prioridades em interseções são intervenções que colaboram para a mobilidade urbana. A medida correta relacionada a estas intervenções inclui

Alternativas

ID
5506729
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

O Art. 2º do CTB expõe: “São vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais.”. Assinale a alternativa correta sobre o parágrafo único do Art. 2º do CTB, incluído pela lei n° 13.146/2015.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA B

    Art. 2º São vias terrestres urbanas e rurais as ruas, as avenidas, os logradouros, os caminhos, as passagens, as estradas e as rodovias, que terão seu uso regulamentado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre elas, de acordo com as peculiaridades locais e as circunstâncias especiais.

            Parágrafo único. Para os efeitos deste Código, são consideradas vias terrestres as praias abertas à circulação pública, as vias internas pertencentes aos condomínios constituídos por unidades autônomas e as vias e áreas de estacionamento de estabelecimentos privados de uso coletivo.                  


ID
5545183
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 95, obras ou eventos que possam perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou apresentar riscos à sua segurança, não devem ser iniciados sem prévia permissão do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via. Tendo como base o CTB analise as afirmativas e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) É do responsável pela execução ou manutenção da obra ou evento a obrigação de inserir a sinalização necessária.
( ) Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via deverá comunicar a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, sem a necessidade de indicação de caminhos alternativos a serem utilizados.
( ) O não cumprimento das obrigações apresentadas no artigo 95 do CTB, acarretará a aplicação de multa de R$ 81,35 (oitenta e um reais e trinta e cinco centavos) a R$ 488,10 (quatrocentos e oitenta e oito reais e dez centavos), independentemente das cominações cíveis e penais cabíveis. Até que seja concluída a regularização da situação, será aplicada multa diária no mesmo valor, a partir do prazo final concedido pela autoridade de trânsito.
( ) Ao servidor público responsável pela inobservância de qualquer das normas previstas no artigo 95 do CTB, será aplicada multa diária pela autoridade de trânsito na base de cinquenta por cento do dia de vencimento ou remuneração devida enquanto for constatada a irregularidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • letra d

    CTB Art. 95. Nenhuma obra ou evento que possa perturbar ou interromper a livre circulação de veículos e pedestres, ou colocar em risco sua segurança, será iniciada sem permissão prévia do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre a via.      

     § 1º A obrigação de sinalizar é do responsável pela execução ou manutenção da obra ou do evento.

           § 2º Salvo em casos de emergência, a autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via avisará a comunidade, por intermédio dos meios de comunicação social, com quarenta e oito horas de antecedência, de qualquer interdição da via, indicando-se os caminhos alternativos a serem utilizados.

            § 3 O descumprimento do disposto neste artigo será punido com multa de R$ 81,35 (oitenta e um reais e trinta e cinco centavos) a R$ 488,10 (quatrocentos e oitenta e oito reais e dez centavos), independentemente das cominações cíveis e penais cabíveis, além de multa diária no mesmo valor até a regularização da situação, a partir do prazo final concedido pela autoridade de trânsito, levando-se em consideração a dimensão da obra ou do evento e o prejuízo causado ao trânsito.        

           § 4º Ao servidor público responsável pela inobservância de qualquer das normas previstas neste e nos arts. 93 e 94, a autoridade de trânsito aplicará multa diária na base de cinqüenta por cento do dia de vencimento ou remuneração devida enquanto permanecer a irregularidade.