SóProvas


ID
4165420
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O prefeito de um município decide alterar o expediente e a conduta funcional dos comissionados da prefeitura. O ato administrativo adequado para proceder tais alterações, segundo o direito administrativo brasileiro, é o

Alternativas
Comentários
  • Atos Ordinatórios visam disciplinar o funcionamento da Administração. É a conduta funcional dos seus agentes. Tais atos emanam do poder hierárquico. Podemos citar como atos ordinatórios: circulares, avisos, portarias, ordens de serviços, os ofícios e os despachos.

    Atos administrativos normativos são, a título de exemplo, os decretos, instruções normativas, regimentos e resoluções. Tendo em vista a posição secundária do ato normativo, ele não tem autoridade para inovar o ordenamento jurídico, isso é tarefa da lei, nos moldes do artigo 5, II, CF.

    Atos Enunciativos são todos aqueles em que a administração se limita a certificar ou atestar um fato, ou então a emitir uma opinião acerca de um determinado assunto. Dentre os atos mais comuns desta espécie temos as certidões, os atestados e os pareceres administrativos.

  • Atos Ordinatórios visam disciplinar o funcionamento da Administração. É a conduta funcional dos seus agentes. Tais atos emanam do poder hierárquico. Podemos citar como atos ordinatórios: circulares, avisos, portarias, ordens de serviços, os ofícios e os despachos.

  • ATOS ORDINATÓRIOS

    COPA DÓI

    CIRCULARES

    OFICIOS

    PORTARIAS

    AVISOS

    DESPACHOS

    ORDENS DE SERVIÇOS

    INSTRUÇÕES

    insta: lalaconcurs

  • A questão em tela versa sobre os atos administrativos e suas espécies. Estas são dividas em atos normativos, ordinatórios, negociais, enunciativos e punitivos.

    Atos Normativos: são atos expedidos com a função de explicar e detalhar a lei, visando à correta aplicação desta. Exemplo: decretos e resoluções.

    Atos Ordinatórios: são atos expedidos com a função de disciplinar o funcionamento da Administração Pública e a conduta funcional de seus agentes, correspondendo a atos administrativos com efeitos mais internos em determinado órgão ou entidade pública. Exemplo: portarias e ofícios.

    Atos Negociais: são atos expedidos com a função de gerar direitos e obrigações para a Administração Pública e para o administrado, visando a concretizar determinado interesse para ambos, ou seja, são declarações de vontade da Administração Pública destinadas à produção de efeitos específicos e individuais para o particular interessado. Exemplo: licenças e autorizações.

    Atos Enunciativos: são atos expedidos com a função de declarar uma situação existente, sem qualquer manifestação de vontade da Administração, ou seja, neste caso, não há uma norma de atuação e nem uma relação negocial entre o Poder Público e o particular, sendo que será mais um ateste de determinado fato. Exemplo: certidões e pareceres.

    Atos Punitivos: são atos expedidos com a função de impor uma sanção da Administração Pública ao administrado o qual infringe determinada disposição legal com o intuito de punir e reprimir as infrações administrativas e as condutas irregulares dos servidores ou dos particulares perante a Administração. Exemplo: multa administrativa, interdição administrativa de atividade e destruição de coisas.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que está em consonância com o que foi explanado é a letra "d", na medida em que, se o prefeito de um município decide alterar o expediente e a conduta funcional dos comissionados da prefeitura, tal ato administrativo corresponderá a um ato administrativo ordinatório.

    GABARITO: LETRA "D".

  • Não esquecer:

    Ato Ordinário :

    Distribuir, organizar , escalonar competências do órgão.

  • Gabarito da questão: alternativa D (atos ordinatórios).

    Ela busca extrair do candidato seu conhecimento a respeito das espécies de atos administrativos.

    Os atos ordinatórios são aqueles que objetivam disciplinar o funcionamento da Administração ou a conduta dos seus agentes, podendo se traduzir em Portarias, Instruções, Circulares, Avisos, Resoluções, Ofícios e Despachos Administrativos.

  • A questão exige conhecimento acerca dos atos administrativos e pede ao candidato que assinale o item corretode acordo com o texto a seguir: "O prefeito de um município decide alterar o expediente e a conduta funcional dos comissionados da prefeitura. O ato administrativo adequado para proceder tais alterações, segundo o direito administrativo brasileiro, é o:"

    Vejamos:

    a) Ato Punitivo.

    Errado. Os atos punitivos sancionam particulares ou agentes públicos que pratiquem condutas em desacordo com a lei. Ex.: multa

    b) Ato Negocial.

    Errado. Os atos negociais são a manifestação de vontade da Administração em consentimento com os particulares. Ex.: licença

    c) Ato Normativo.

    Errado. Os atos normativos são atos administrativos que contêm ordem geral e abstrata para possibilitar o cumprimento da lei. Ex.: decreto

    d) Ato Ordinatório.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Os atos ordinatórios são manifestações internas da Administração Pública, em virtude do poder hierárquico, regulamentando o funcionamento de órgãos e a conduta de agentes públicos. Ex: portaria. Deste modo, quando um Prefeito altera o expediente e a conduta funcional dos comissionados o faz por meio de um ato ordinatório.

    e) Ato Enunciativo.

    Errado. Os atos enunciativos têm o condão de certificar uma situação existente. Ex.: certidão

    Gabarito: D