SóProvas


ID
4165438
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Andavam devagar, olhando para trás, como quem quer voltar. Não tinham pressa em chegar, porque não sabiam aonde iam. Expulsos de seu paraíso por espadas de fogo, iam ao acaso, em descaminhos, no arrastão dos maus fados.

    Fugiam do sol e o sol guiava-os nesse forçado nomadismo. Adelgaçados na magreira cômica, cresciam, como se o vento os levantasse. E os braços afinados desciam-lhes aos joelhos, de mãos abanando.

    [...]

    Não tinham sexo, nem idade, nem condição nenhuma. Eram os retirantes, nada mais.

ALMEIDA, J. Américo de. A bagaceira. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1978. p. 43. 

Em relação ao texto, chega-se à conclusão de que

Alternativas
Comentários
  • nomade foi expulso do paraíso ?

  • texto difícil de compreender

  • Tive a seguinte interpretação:

      

    “Fugiam do sol e o sol guiava-os nesse forçado nomadismo” – neste trecho, podemos notar que se trata de um fenômeno nômade.

    “Andavam devagar, olhando para trás, como quem quer voltar” – compreende-se que a decisão de partir foi uma saída, uma verdadeira “rota de fuga” imposta pelas condições climáticas, não sendo um desejo do retirante.

    “Fugiam do sol” + “expulsos pelo paraíso por espadas de fogo” – fica evidente que a condição climática impôs a necessidade da fuga, ou seja, crueldade do fenômeno climático.

  • Evidente extrapolação!

  • A questão é sobre interpretação e teremos que apontar qual alternativa traz ideia coerente com o texto acima. Vejamos:

    a) se trata de indivíduos expulsos de sua terra, que vagam em direção a lugares amenos.

    Incorreta. Não foram expulsos da sua terra, eles saíram por causa do sol, calor (Expulsos de seu paraíso por espadas de fogo), possivelmente a seca também.

    b) o nomadismo não se dava a partir do desejo dos retirantes, mas pela crueldade do fenômeno climático que os compelia a vagar à toa.

    Correta. Segundo o dicionário Aulete Caldas- nômade é tribo, povo etc. que, sem habitação fixa, vive se deslocando de um lugar para outro. Como explicado na alternativa acima, o calor obrigava o povo se retirar para procurar lugares melhores, possivelmente mais úmido e fresco. Vejam estas passagens extraídas do texto: "Expulsos de seu paraíso por espadas de fogo", "Fugiam do sol e o sol guiava-os nesse forçado nomadismo." Esses trechos mostram que o grande causador da saída dos nômades era o clima.

    Assim está alternativa é o nosso gabarito.

    c) o autor retrata uma paisagem pitoresca, baseada em cenas remotas e destituídas de relação com fenômenos climáticos regionalizados.

    Incorreta. Paisagem pitoresca era pintura se referindo à paisagem de jardins (lugar sossegado). Otexto não nos passa isso.

    d) a verossimilhança do texto se estabelece num tempo longínquo e esquecido na memória afetiva do homem sertanejo nordestino.

    Incorreta. Não podemos dizer o tempo que há verossimilhança o texto apresenta, seria impossível, pois o texto não nos traz essa informação.

    e) as imagens expressas pelos indivíduos simbolizam um universo paralelo ao fenômeno climático, posto que aquilo que se evidencia é a expulsão social e econômica dos retirantes.

    Incorreta. Não fala nada de expulsão por condições sociais e econômicas no texto .

    GABARITO: B