Conforme Vergueiro (2010, p. 18-23):
Critérios que abordam o conteúdo do documento são: autoridade; precisão; imparcialidade; atualidade; cobertura/tratamento.
Critérios que abordam a adquação ao usuário: conveniência; idioma; relevância/interesse; estilo.
Critérios relativos a aspectos adicionais do documento:
Características físicas. Abrangem os aspectos materiais dos itens a serem selecionados.
Aspectos especiais. Neste item analisam-se a inclusão e a qualidade de bibliografias, apêndices, notas, índices, etc. Enfim, todos os elementos que contribuem para melhor utilização do documento. Às vezes, mais que constatar a existência desses elementos, será necessário avaliar se valorizam e não constituem apenas um fator totalmente supérfluo para suas finalidades.
Contribuição potencial. Este critério leva em consideração a coleção já existente, na qual o documento a ser selecionado deverá ocupar um lugar específico.
Custo. Presumindo-se que a consideração inicial sobre a possibilidade de a biblioteca arcar com o custo do material tenha sido realizada e seja positiva, este critério procurará identificar alternativas financeiramente mais compensadoras para a biblioteca.
Gab. C
VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3.ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2010.