Do meu resumo (não tenho um livro, fui pegando de sites e comentários)
Modelo da RACIONALIDADE LIMITADA (Modelo Carnegie de Herbert Simon): é o modelo do homem administrativo. Reconhece-se que não é possível obter todas as informações. A escolha se baseia no mais satisfatório, podendo a organização tomar decisões com base em algo preestabelecido ou a partir de situações não padronizadas.
Dentro desse modelo, há 4 conceitos:
- Quase resolução de conflitos: dentro da organização pode haver interesses distintos, o que pode gerar conflitos na tomada de decisão. Com isso, o mais correto é assumir uma posição específica (racionalidade local) para resolver o problema. Pode haver também o arbítrio dos conflitos quando houver excesso de recursos para isso (é chamado de slack organizacional).
- Tendência a evitar incertezas: foco é na resolução de objetivos de curto prazo. O gestor deve estabelecer rotinas e padrões de decisão para as tarefas rotineiras. Não é interessante ficar inventando moda.
- Busca sequencial de solução de problemas: busca-se solução mais simples primeiramente. Soluções complexas não funcionam se as simples falharem. As decisões não são neutras, nem imparciais, pois sempre há interesse por trás.
- Aprendizagem organizacional: mudança na forma de tomar decisões com o tempo, devido à experiência adquirida.
Assim, a única alternativa que não está presente em nada do que foi descrito acima é a letra B.