A questão em análise exige que tenhamos em em mente o conceito de administração segundo o célebre autor Idalberto Chiavenato. Vejamos o que ele em sua obra define como administração.
Segundo Chiavenato (2003):
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A tarefa de administrar se aplica a qualquer tipo ou tamanho de organização. A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização.
Dito isso, vamos às alternativas (erros identificados em vermelho):
A - CORRETA. Administração = condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho e que ocorram dentro de uma organização.
B - INCORRETA. irracional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho e que ocorram dentro de uma organização.
C - INCORRETA. irracional das atividades de apenas uma organização lucrativa. A administração trata do planejamento, da organização, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho e que ocorram dentro de uma organização.
D - INCORRETA. racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. A administração trata apenas do planejamento, das atividades diferenciadas pela divisão de trabalho e que ocorram dentro de uma organização.
Após analisarmos as alternativas apresentadas, concluímos que o gabarito da questão é a alternativa "A".
GABARITO: A
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
GAB: A
Por quê?
Veja: A Administração seja ela uma arte, uma ciência, ou ambas, é praticada o tempo todo no dia-a-dia. Sabe-se que a Administração obteve diversos enfoques e visões diferentes através do tempo, contudo, apesar dos diferentes tratamentos da Administração pelo tempo, ela permanece como forma de aprimorar os meios para atingir os melhores fins. Seja através da arte, da racionalização ou do uso de ambos, a Administração propõe o desenvolvimento da melhor forma de agir para obter os resultados esperados.
Segundo Stoner (1999, p.4):
"A Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos."
Chiavenato (2000) parece concordar com o conceito de Stoner quando diz que a Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos. Chiavenato (2000, p. 5) ainda complementa o conceito de Administração dizendo que “[...] a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio de pessoas de maneira eficiente e eficaz”.
Processo de Administrar:
PLANEJAR (Eficácia) --> ORGANIZAR (Eficiência) --> LIDERAR (Eficácia) --> CONTROLAR (Eficiência)
São idéias amplas que se complementam, mas para entendê-las é necessário compreender o significado dos conceitos usados em ambos: Eficiência, Eficácia, Planejar, Organizar, Liderar e Controlar. De fato um bom processo de administrar ocorre como descrito acima.
Fonte: https://administradores.com.br/artigos/administracao-uma-introducao#:~:text=A%20Administra%C3%A7%C3%A3o%20seja%20ela%20uma,no%20dia%2Da%2Ddia.&text=Chiavenato%20(2000)%20parece%20concordar%20com,a%20fim%20de%20alcan%C3%A7ar%20objetivos.