SóProvas


ID
4172110
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Riacho da Cruz - RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as proposições a seguir:

I - Aideia de soberania defendida pelos franceses durante a revolução e pelos movimentos seguintes ao longo do século XIX deu força a um conceito extremamente importante para a política nos últimos dois séculos: o conceito de Nação.
II- Um princípio geral unificava os constituintes de 1823 no Brasil: o direito à cidadania plena que deveria ser garantido aos grandes proprietários rurais, por isso nenhum deles chegou a defender o sufrágio universal.
III- Os confederados de 1824 no Nordeste do Brasil almejavam estabelecer uma república, com princípio federalista, e defendiam a proibição do tráfico de escravos no porto de Recife.


Está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

  •  II- Um princípio geral unificava os constituintes de 1823 no Brasil: o direito à cidadania plena que deveria ser garantido aos grandes proprietários rurais, por isso nenhum deles chegou a defender o sufrágio universal.

    ESTÁ FALANDO COMO A SOCIEDADE BRASILEIRA ERA ELITISTA E NÃO DAVA DIREITOS AOS MENOS FAVORECIDOS , POR ISSO NÃO TINHAMOS O SUFRÁGIO UNIVERSAL QUE SIGNIFICA EM TESE O DIREITO A TODOS

    III- Os confederados de 1824 no Nordeste do Brasil almejavam estabelecer uma república, com princípio federalista, e defendiam a proibição do tráfico de escravos no porto de Recife.

    CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR FOI TERIOCAMENTE ISSO MAS AO FATO DE QUEREREM SE TORNAREM UMA REPÚBLUCA INDEPEDENTE DO BRASIL E COMO QUASE TODAS AS REVOLTAS ERAM CONTRA A ESCRAVIDÃO !

    A 1 NEM É NECESSARIA , POIS POR ELIMINAÇÃO , SABENDO QUE A II E III ESTAVAM CERTAS JÁ " MATAVA " A QUESTÃO

  • Alguém sabe onde encontro uma fonte que afirme que os confederados defendiam a proibição do tráfico de escravos no porto de Recife?